Concurso Unificado PE: veja quais são os órgãos participantes!
Apesar do Concurso Unificado de Pernambuco (PE) estar temporariamente suspenso, a sua retomada já é esperada para os próximos dias e, com isso, preparamos esse artigo para te contar um pouco mais dos órgãos participantes!
Conforme noticiado anteriormente pelo time do Estratégia, a seleção terá vagas para nove importantes órgãos do estado. Logo abaixo você confere a lista completa e um breve resumo de cada um deles:
Sobre os órgãos do CPU PE
Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE): é responsável por regular, fiscalizar e controlar a prestação dos serviços públicos delegados no estado, como saneamento, energia elétrica, rodovias, transportes e gás canalizado.
Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI): atua como a gestora técnica corporativa da Rede PE-CONECTADO, sendo responsável pela gestão técnica e hospedagem/gerenciamento dos serviços de Tecnologia da Informação (TI) e comunicação de uso compartilhado do Governo de Pernambuco.
Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH): é o órgão executor da política estadual de meio ambiente. Suas atividades incluem expedir licenças e autorizações ambientais, controlar obras e atividades potencialmente poluidoras, fiscalizar, monitorar, impor sanções por infrações ambientais e administrar o uso racional dos recursos naturais.
Instituto de Pesos e Medidas (IPEM): atua na área de Metrologia Legal, Normalização e Qualidade Industrial. É responsável por executar serviços de registro, aferição, fiscalização, inspeção e controle de instrumentos de medição e de produtos pré-medidos (pré-embalados) no âmbito estadual, em articulação com o INMETRO.
Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape): é o órgão gestor do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos estaduais de Pernambuco.
Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase): é responsável pela execução das medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes autores de atos infracionais no estado de Pernambuco, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), visando à ressocialização e reinserção social desses jovens.
Secretaria de Administração (SAD): tem como missão promover uma administração pública ágil e eficiente. Suas competências envolvem a gestão de pessoas (servidores), gestão de contratos e licitações (junto com a CGE/CPL), e o planejamento e controle das atividades-meio do Poder Executivo.
Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag): responsável por coordenar e executar as atividades de planejamento, orçamento, gestão e desenvolvimento regional do estado.
Controladoria-Geral do Estado (CGE): órgão de controle interno do Poder Executivo Estadual. Tem a missão de promover a melhoria da gestão pública através do fomento ao controle social, da transparência, da orientação ao gestor, da prevenção e combate à corrupção, e da defesa do patrimônio público.
Agora que você já conhece melhor cada um dos órgãos participantes do Concurso Unificado PE, vale recordar que o edital oferece 460 vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 11,3 mil.
No entanto, assim como funcionou no Concurso Nacional Unificado, as vagas estão distribuídas em três blocos. O candidato poderá se inscrever em até três cargos distintos — um em cada bloco.
Enquanto o CPU PE não é retomado, aproveite esse tempo para acelerar os seus estudos!
De acordo com a secretária estadual de Administração, Ana Maraíza, a iniciativa do concurso visa ampliar o acesso ao serviço público e tornar mais transparente e eficiente os processos seletivos de Pernambuco.
Ademais, para saber TODOS os detalhes do Concurso Unificado PE, além dos órgãos participantes, então acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você:
Saiba mais: Concurso Unificado de Pernambuco