Artigo

5 dicas para conciliar relacionamentos e família com seus estudos

Nem sempre é fácil gerenciar o tempo de estudo para o Concurso Público e outras atividades da sua vida cotidiana – e as dicas de estudo são muito necessárias. É um desafio para a maioria dos concurseiros. Mas o tempo não é único desafio para quem quer ter os melhores resultados nas provas. Lidar com os relacionamentos pessoais e a família durante este período exige jogo de cintura. Veja a seguir algumas dicas de como otimizar os seus estudos sem deixar seus relacionamentos de lado.

1) Gestão de tempo

A gestão do tempo é imprescindível a todos aqueles que possuem outras atividades no dia a dia e querem se dedicar a estudar para um concurso público. É preciso conciliar de forma inteligente as suas atividades pessoais e de preparação. Logo, há uma visão geral de tudo o que precisa ser feito no seu dia e uma visão específica só sobre o que precisa ser desenvolvido no tempo de estudo. Pesquise mais sobre o assunto e adote técnicas para administrar a sua rotina.

2) Seja honesto – com você e com os outros

É preciso assumir que agora você tem um propósito: passar no concurso público. E que as pessoas podem ser um recurso, mas não devem ser uma limitação. É preciso ter maturidade emocional para compreender que por um período estará dedicado a estudar, mas que pode também estar presente no seu ciclo de amizade, família, amigos e relacionamentos pessoais. O mundo não irá esperar só porque está estudando.

A minha dica é compreender que terá uma longa jornada de estudos – é preciso ser honesto consigo mesmo. É importante ainda compreender que terá que reservar tempo para ficar com a família e aproveitar estes momentos com qualidade, sem abrir mão dos estudos. É um exercício de equilíbrio. Dito isso, é importante deixar claro que estará ocupado estudando, que não pode ser perturbado em determinados horários – indico estudar sozinho em um lugar adequado, sem interrupções. Seja honesto com as pessoas e peça a compreensão e respeito de todos.

3) Mantenha o foco na sua meta de passar no Concurso Público

A sua meta é ser aprovado. Não se esqueça disso. Para não criar atrito e até mesmo para atingir esta meta, reserve momentos de descontração com aqueles que gosta, mas jamais perca o foco e tome decisões baseadas no seu propósito quando decidir por eventos e atividades na sua rotina.

4) Utilize recursos e dicas inteligentes

Os melhores recursos e metodologias farão você estudar mais e melhor, e em menor tempo. Isso permite gerenciar melhor a sua rotina, sem abrir mão dos relacionamentos pessoais e da família. Há várias dicas de recursos e métodos de estudo no Manual do Concurseiro Inteligente – e-book gratuito, que desenvolvi para concurseiros iniciantes e para quem já está na jornada em busca da aprovação. Veja nesta matéria do que se trata e solicite o seu exemplar por e-mail!

5) Dê-se um tempo e não se isole

Uma rotina espartana de estudos funciona apenas para algumas pessoas. As chances de dar errado são altas para outras. O que quero dizer que você pode equilibrar o estudo com esforço, sem se isolar e permitindo os seus momentos de lazer entre a família e amigos. É importante que tenha em mente o seu objetivo e que ele faça sentido para você, gerenciando a sua rotina com momento de descontração e descanso – descansar também é necessário para ter produtividade e resultados nos concursos.

Um abraço e bom estudos!!!

YOUTUBEhttps://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Acabei de enviar pra vc Tadeu...Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 14/02/19 às 07:49
  • Vlw Ronaldo.... Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 14/02/19 às 07:49
  • Valeu professor cabral foi muito importante obrigado !
    Ronaldo em 13/02/19 às 21:56
  • Mandei e-mail para você solicitando o ebook. Aguardo resposta do envio do ebook .Att
    Tadeu Junior Silva Santos em 13/02/19 às 19:22