Artigo

ALE-GO: Possível recurso em Realidades de Goiás

Olá Pessoal. Há um possível recurso em Realidades de Goiás. Creio que vale a pena tentar:

(ALE-GO – Assistente Legislativo / 2019) No domínio morfoclimático do cerrado, presente no estado de Goiás, encontram-se chapadões tropicais interiores com cerrados e florestas-galeria abrangendo grande parte da porção central do Brasil.
Em relação ao cerrado, assinale a alternativa correta:
A) Possui solos predominantemente ricos em calcário. Os solos do cerrado são profundos e ricos em óxidos de Alumínio que provocam a alta acidez. O calcário é usado para neutralizar a acidez do solo do cerrado.
B) Algumas espécies vegetais desse bioma distinguem-se pelo xeromorfíssimo. Esta é a alternativa a correta. Explorou um aspecto que descreve uma exceção ao cerrado goiano. O cerrado possui plantas com xeromorfismo, ou seja, raízes profundas para se adaptar à semiaridez.  Certamente não aceitará recurso, mas é importante destacar que  há um debate quanto ao xeromorfismo do cerrado. Há uma discussão em ecologia, em que alguns autores concordam que existe o xeromorfismo (raízes profundas e adaptadas a falta d’água), e outros discordam a afirmação e classificam as plantas do cerrado como detentoras “escleromorfismo oligotrófico”, ou seja, a tortuosidade das plantas não ocorre devido à falta de água, mas pelo excesso de alumínio, mas é verdade que as raízes são profundas. Em quase toda a área do cerrado temos uma estação chuvosa e só observamos o cerrado em regiões de transição no semiárido nordestino.
C) A mata de galeria desenvolve-se ao longo dos rios de médio e grande porte. As matas de galeria desenvolvem-se em rios de pequeno porte. As copas das árvores das diferentes margens ficam próximas, formando uma pequena galeria, o que não ocorre em rios de grande porte.
D) Tem como característica marcante a existência de quatro estações bem definidas, com chuvas distribuídas ao longo dos meses do ano. São características do clima temperado subtropical. O clima goiano é tropical típico com verão chuvoso e inverno seco.
E) No domínio do Cerrado, o clima predominante é o tropical árido. Não há árido no Brasil. No nordeste brasileiro temos o semiárido.

[B]

(ALE-GO – Assistente Legislativo / 2019) Planejada para 50 mil pessoas, Goiânia possui hoje mais de 1,3 milhão de habitantes. Distante 209 quilômetros de Brasília e com área aproximada de 740 quilômetros quadrados, a cidade faz parte da Mesorregião do Centro-Oeste e da Microrregião de Goiânia. Possui uma geografia contínua, com poucos morros e baixadas, tendo terras planas na maior parte de seu território, com destaque para o Rio Meia Ponte.
Disponível em: Acesso em: 10 jan. 2019.

A respeito da cidade de Goiânia e da respectiva região metropolitana, assinale a alternativa correta.
A) Goiânia surgiu por determinação do governo de Juscelino Kubitschek (1956 a 1961) para acelerar o programa de desenvolvimento denominado marcha para o Oeste.
B) Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental da nova capital do estado de Goiás em 24 de outubro de 1956.
C) A região metropolitana de Goiânia integra 32 municípios e uma população aproximada de 4,5 milhões de habitantes.
D) Sendo considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura, Goiânia é também a cidade mais populosa do Centro-Oeste.
E) Com uma arquitetura modernista, Goiânia ficou conhecida como o maior sítio Art Déco da América Latina.
A construção de Goiânia fez parte do programa lançado por Getúlio Vargas “A Marcha para o Oeste”. O maior emblema da expansão territorial foi a construção da nova capital, levada adiante pelo governador do estado Pedro Ludovico. A construção começou em 1932, foi lançada a pedra fundamental em 1937 e inaugurada em 1942. Atualmente a região metropolitana é formada por 20 municípios, desde a ampliação em 2018, e possui uma população de aproximadamente 1,5 milhões de habitantes. É a segunda maior aglomeração urbana do centro oeste e a primeira é Brasília. A construção da cidade foi feita pelo arquiteto urbanista Atílio Correa, que se inspirou nas vanguardas mais modernas da época, no caso o Art Decó francês. Na década de 30 o modernismo era esse. A banca tentou confundir com o modernismo de Brasília da década de 50. O plano piloto de Brasília foi o emblema do urbanismo moderno. Então a banca tentou confundir com o conceito moderno. Quem ficou na dúvida, teria que apostar na identificação do erro em cada proposição.

[E]

Possível recurso
(ALE-GO – Assistente Legislativo / 2019) A consolidação do espaço geográfico da capitania de Goiás, localizada na região central do Brasil, foi marcada pela política centralizada de ocupação colonial portuguesa do século 18.
Em relação ao exposto, assinale a alternativa que indica o processo histórico na formação e desenvolvimento econômico da capitania de Goiás.
A) A limitação da ocupação portuguesa a Oeste do meridiano de Tordesilhas, conforme acordo entre os governos da Espanha e Portugal no ano de 1494.
B) A legitimação e ocupação do território de Goiás com o Tratado de Tordesilhas, firmado entre as coroas portuguesa e espanhola, em 1750.
C) A proibição, por Portugal, da criação de prelazia na capitania de Goiás.
D) A restrição, pela Coroa portuguesa, da construção de aldeamentos e limitação da entrada de imigrantes na região.
E) A adoção do sistema de sesmaria e o incentivo às atividades mineradoras e agropastoris.

Resposta oficial: [E]
Sugestão: Sem resposta correta.
O tratado de Tordesilhas foi assinado entre Portugal e Espanha em 1494. Passava entre Belém e Laguna em SC, portanto a maior parte do território brasileiro era parte dos domínios espanhóis, inclusive a totalidade do território goiano. Em 1750 foi assinado o tratado de Madri, que estabeleceu as fronteiras atuais do Brasil, com pequenas alterações. A Igreja católica foi presente e importante no povoamento do território colonial e temos prelazias (domínios eclesiásticos) e aldeamentos (missões jesuíticas) em Goiás. As sesmarias existem desde os primórdios da colonização do território brasileiro. Agora a discussão: A alternativa [A] está errada pois realmente o território de Goiás estava em terras espanholas, mas na prática isso não isso não limitou a expansão territorial portuguesa, que avançou através de missões jesuíticas, pela pecuária, pela atividade bandeirante e mineradora. Na alternativa [E], que foi apresentada como correta, temos um grande problema: As sesmarias eram o instrumento fundamental de povoamento por parte da coroa portuguesa. Desde o início da colonização com a expedição de Martim Afonso de Souza foram demarcadas sesmarias e a doação destes lotes de terra era obrigação dos capitães donatários, para gerar o povoamento da colônia, mas talvez a banca quis dizer que a partir da mineração foram distribuídas as primeiras sesmarias. Temos que relacionar ao enunciado que fala de “política centralizada de ocupação colonial portuguesa do século 18” e a centralização não foi através de sesmarias, mas através da criação de uma capitania, de casas de fundição e postos de fiscalização, medidas que aumentam a presença portuguesa e centralizaram a administração.

Sugestões bibliográficas.

1- SOUZA, Laura de Melo e. Documentos Históricos do Brasil. São Paulo, p.12,2016.
“A última carta de Martim Afonso é o marco da transposição da legislação fundiária portuguesa aplicada ao Brasil. A coroa costumava conceder extensas doações de terra, chamadas sesmarias. Tal instituição jurídica, remonta a 1375 – reinado de Fernando I – quando foi criada para dar conta de uma crise alimentar que a peste negra agravou. Foi instituída como lei agrária para fomentar a produção agrícola e o cultivo em Portugal, e, depois o principal meio de colonização de terras além-mar.”

2- A primeira prelazia goiana foi formada a partir de 1726, como podemos observar no objeto de estudo de José Luiz de Castro, na sua tese de mestrado na UFG.
https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/CASTRO__Jos__Luiz_de._1998.pdf

3- A primeira capitania foi requerida em 1733.
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/viewFile/5450/3822

4- As primeiras capitanias hereditárias e sesmarias.
http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao02/materia03/

Um grande abraço.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado pelo auxílio professor.. Att
    Thiago em 29/01/19 às 09:32
  • Boa noite professor, acerca da questão "Algumas espécies vegetais desse bioma distinguem-se pelo xeromorfíssimo". A questão também estaria errada pois o Cerrado possui um falso xeromorfismo, vez que não é devido à falta de água e sim à escassez de nutrientes do solo e aos altos índices de alumínio. Segundo Goodland (1969) , o xeromorfismo do Cerrado é um pseudoxeromorfismo.
    Paulo Vitor em 28/01/19 às 21:59
  • Professor muito obrigada pelo cuidado e preocupação com os alunos. Muita satisfação!
    ilves lanny evangelista oliveira e silva em 28/01/19 às 20:50