Artigo

O sofrimento é passageiro, desistir é para sempre.

Essa frase é do Lance Armstrong, mas também estampava a capa do caderno de questões na prova de Inspetor da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. A mesma prova que fiz para ingressar na Carreira em 2012 e reflete um pensamento que pode ser aplicado em muitas coisas na vida, o concurso público é uma delas.

Eu sei que o ideal é aprender o máximo de conteúdo antes do certame, sei também que devemos tirar lições com cada prova, e nessa, eu aprendi que não podemos desistir dos nossos sonhos!

Digo isso porque não foi fácil. Sempre quis ingressar na Polícia, mas achava que era um sonho distante e parecia cada vez mais distante até que resolvi focar de verdade, acreditar em mim e no meu sonho de ser Policial.

Logo após me formar, passei na OAB e advoguei por conta própria. Antes, cheguei a estagiar para a Defensoria Pública/RJ, passei em uma prova de estagiário do Ministério Público/RJ, mas acabei optando por ingressar em um escritório de advocacia bem conceituado no Rio de Janeiro.

Morava longe do Centro, onde era o escritório e a faculdade e perdia muito tempo com deslocamentos diários, cheguei a pensar em largar tudo. Até pensei em fazer outro vestibular, mas o desejo de ser policial falou mais alto e perseverei.

Hoje, olho para trás e vejo que tomei a decisão certa em seguir adiante com os estudos. Penso em quanto eu cresci e amadureci ao longo desses últimos anos, todos os lugares que visitei e pessoas que conheci, as coisas que aprendi e pessoas que pude ajudar, tudo graças a Polícia.

Foram horas e horas solitárias em frente ao computador, sozinho com os livros e apostilas, diversos cursos presenciais e on line, até que fui aprovado e tudo mudou.

No Curso de Formação Policial, o estudo solitário confinado em bibliotecas  ou no quarto, foram substituídos por aulas em grupo, ao ar livre, com instrução de tiro, defesa pessoal, primeiros socorros, inteligência policial, investigação, dentre várias outras matérias teóricas e práticas, onde foram criadas verdadeiras amizades.

Acho até que passei rápido, pois foi o primeiro concurso que fiz, mas acho também que se tivesse estudado de maneira mais organizada, com uma metodologia adequada, teria passado com uma colocação melhor, inclusive, passado para o cargo de Delegado, no qual cheguei até a segunda fase, alguns meses depois do concurso de Inspetor, também para o Rio de Janeiro. Confesso que faltaram alguns retoques no estudo e fiquei reprovado em Administrativo, meu tendão de Aquiles.

Depois que entrei para a carreira policial me senti realizado profissionalmente, foquei em me aperfeiçoar dentro da instituição e fazer carreira, mas para aqueles que sonham com uma vaga, aconselho estudar da melhor forma possível, com Estratégia e acompanhamento, para que seja aprovado de maneira mais rápida e sem tanto “sofrimento”.

Contem comigo para o que for, e verão que esse “sofrimento” é passageiro, mas a glória de ser aprovado é para sempre!

Bons estudos e forte abraço!

Paulo Henrique Gelli

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada por compartilhar sua experiência e pelas palavras de incentivo. Não é fácil essa vida de concurseiro mas a recompensa vale a pena.
    Erika Amaral Guimarães em 26/01/19 às 21:54