Artigo

Ciclo de Estudos – Carreiras Militares

Olá, querido aluno! Tudo bem? Como vão os estudos?

Bom, como combinado na semana das Carreiras Militares, faço este artigo para que possam ter uma noção de como otimizar seus estudos para os certames das carreiras militares. Quero deixar claro que, irei passar algumas informações de como estudar, bem como continuar estudando de forma eficiente.

Diferente das carreiras de concursos públicos, os certames militares ocorrem com regularidade anual, isso significa que você pode, tranquilamente, já começar a estudar com base no último edital, tendo a certeza do período no qual será aplicada sua prova. 

Ressalto ainda que ao final deste artigo estará disponível um link para acesso a uma planilha em branco, para que possam adaptar a sua rotina, bem como ao seu respectivo concurso.

Quero destacar o auxílio de Luis Eduardo, Coordenador do Programa de Coaching do Estratégia Concursos, pessoa o qual forneceu a matriz da planilha para possíveis adaptações.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa!!


Para você que está se preparando para os concursos das carreiras militares, fique atento às seguintes informações:

1- Estude as disciplinas/tópicos na ordem em que são separadas e postadas na sua área do aluno. A divisão dos tópicos bem como a sequência de postagem foram feitas pelos respectivos professores, para que você tenha uma abordagem mais adequada.

2 – Toda vez que for ler o Livro Eletrônico pela primeira vez, faça-a de uma forma muito atenta, destacando cada ponto julgado importante, bem como fazendo anotações caso haja necessidade. Não se preocupe com o tempo, ainda que demore dois, três ou quatro encontros para terminar um “PDF”. Essa leitura atenta, com as devidas marcações, resultará no SEU MELHOR RESUMO, o qual será usado nos ciclos de revisões.

3- Antes de iniciar qualquer estudo, organize-se. Separe seu “cantinho” dos estudos. Veja quais disciplinas caem no seu concurso. Alem disso, separe as disciplinas em três pequenos blocos, sendo eles: as matérias que mais sabem, as que menos sabem e as que sabem num nível mediano. A partir dessa organização e divisão, destine mais tempo para as que menos sabe e menos tempo para a que mais sabe. Essa distribuição proporcional será muito importante para que possa evoluir em todas as disciplinas de forma isonômica. 

4- Depois de ter feito todos os passos acima, é chegada a hora de verificar quantas horas líquidas de estudo você tem por semana. Isso mesmo! É necessário verificar quantas horas líquidas você possui por semana, para que possa dividi-las nas disciplinas a serem estudadas. Importante ressaltar que, ao dividir nas disciplinas, lembre-se que deverá destinar mais tempo para as que menos sabe e vice-versa. 

5- Desligue-se ao máximo de atividades ou meios que levem você a se distrair. Lá na frente verás que tudo valeu à pena.

 

EIIITAAAA…..Quanta coisa, não? Pois é! Não chegamos à metade!

Agora vamos bater um papo sobre os estudos em si, blz? 

1- Evite estudar a mesma matéria por um longo período, por exemplo, três, quatro ou até cinco horas a mesma disciplina. Quando se faz isso, o déficit de atenção aumenta, fazendo com que você não absorva todo o conteúdo lido. 

2- A depender da sua quantidade de matérias e da sua disponibilidade de hora líquida por dia, tente encaixar uma carga horária não maior que 2 horas e 30 min. 

3- Ao montar seu ciclo de estudos, conforme a planilha fornecida, tente ao máximo intercalar disciplinas exatas com humanas, isso fará com que você tenha um melhor rendimento, não ficando assim saturado de tanta leitura ou de tanta conta!

4-  Ler os exercícios resolvidos, bem como anotar/destacar os comentários, faz toda diferença no aprendizado.

5- Revisões periódicas, aliadas a muitas resoluções de exercícios, fazem toda diferença na absorção de conteúdo.

6- Evite, logo após ver um conceito ou aprender determinado ponto, fazer questões de provas anteriores do seu certame. Faça , num primeiro momento, questões de fixação, bem como questões de outros concursos.

7- As revisões nunca acabam. Vão até a prova. Depois que passar por toda a teoria, fique nas revisões constantes e exercícios de provas anteriores. 

8- Fazer provas anteriores é de suma importância, de preferência, marque tempo de feitura, para ter uma noção da sua velocidade de resolução. 


 

E aí, meu querido, gostando das dicas? Vamos aprender como funciona a planilha de estudos?

Segue uma captura de um modelo de ciclo de estudos! Vamos entender cada um dos dados abaixo, ok?

CH – Carga Horária ; 40 – são as horas líquidas de estudos semanal; CH Programada vs Estudada – significa o que você planejou em relação ao que efetivamente cumpriu.

CH Liq (em minutos) – tempo líquido de estudo planejado ; CH Liq Efet. – tempo líquido de estudo executado.

Controle de Páginas – Em qual aula você está, ou seja, 00 , 01 , 02 .. bem como páginas lidas, onde iniciou e onde terminou.

01 – 02 – 03 – … São as Metas diárias. Cada meta corresponde a um dia de estudo. No meu exemplo, coloquei 40 horas líquidas de estudos semanais. No fim de semana, sobrando tempo, use para por a matéria em dia, bem como fazer mais exercícios.

Revisão 01 ( de 24 horas) – é a revisão prevista de 24 horas. Ou seja, a cada dia estudado, você deverá fazer uma revisão de 24 h da meta anterior. Ressalto que nesta planilha já estará prevista as suas revisões periódicas, quais sejam: 24h , 7d e 30 dias. Perceba o exemplo abaixo:

Observe, atentamente, que na meta 5, o aluno deverá estudar as matérias do dia, bem como revisar a meta anterior, meta 4. Ainda, na meta 6, o aluno estuda a matéria do dia, bem como revisa a matéria da meta 5. Sempre deverá haver a revisão do dia anterior.

Revisão de 7 dias –  Passados 7 dias de cada meta, essa meta deve ser revisada. Observe na imagem abaixo, que o aluno não mais fará só as revisões de 24h, mas também, passa a realizar as revisões de 7 dias, de forma cumulativa.

Na planilha , você terá um modelo que vai até a meta 6. A partir dela, basta você seguir o mesmo padrão de preenchimento, até a data da sua prova.

 

Revisão de 30 dias – Observe abaixo que, na meta 37, além da teoria de REDAÇÃO, MATEMÁTICA II e HISTÓRIA, o aluno deverá fazer a revisão da meta 36 (24 h), revisão da meta 30 (7 d) e a revisão  09 (30 d). Essa forma cumulativa é muito importante para um bom aprendizado. Ressalto que as matérias estudadas nas primeiras metas serão revisadas automaticamente à medida que faça mais e mais questões.

Lembro ainda que, a partir do momento que sua parte teórica terminar, você deverá destinar a carga horária somente para as revisão e muitos exercícios. Assim, no campo onde usava para ler teoria, use para exercícios, e no campo da revisão, use para revisar a teoria!! Ok?

A ideia do ciclo é fazer você ter contato com todas as disciplinas o maior número de vezes possível, com o peso necessário a cada uma. Ressalto ainda que, você passa por toas as disciplinas e depois repete a sequência. Sempre assim, repete a ordem de estudos.

Segue link para acesso à planilha modelo, feita por mim, tendo por base o concurso da Escola de Sargentos das Armas. Basta abrir uma a outra aba ao lado, e, a partir daí, só adaptar para o seu concurso.

https://drive.google.com/file/d/1yKkABxuRbNt0tpCHM2EPvT1pXm64_iQP/view?usp=sharing


UFAAAAAA….rsrsrs

Espero que tenham gostado das dicas! Façam bom proveito da planilha!

Ahhh.. quaisquer dúvidas, ponho-me à disposição!

Ótimos estudos.

Ismael Santos – Estratégia Militar

@professor_ismaelsantos

@estrategiacarreirasmilitares

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente, professor! Obrigado pelas dicas!
    Ricardo Lúcio em 21/12/18 às 06:47