Artigo

Concurso público: como estudar para a prova objetiva.

Olá, pessoal, tudo bem com vocês?

Muitos daqueles que estão se preparando para concursos públicos ficam em dúvida de como estudar para a prova objetiva, ou, ao menos, de como otimizar o tempo de estudo com uma estratégia eficiente, já que a quantidade de materiais de estudo é enorme.

Por conta disso, preparei esse material com dicas de como estudar para a primeira fase dos concursos públicos e alcançar um excelente resultado.

A preparação consiste, basicamente, no estudo da lei seca, súmulas, jurisprudência e doutrina básica.

Lei seca: o estudo da lei à exaustão é muito importante para a preparação dessa etapa inicial. Digo isso, pois não basta uma simples leitura da lei para assimilar o conteúdo. É necessário constância nos estudos, com leituras recorrentes de uma mesma lei. Dessa forma, a assimilação do conteúdo vai ser muito maior.

Súmulas: é fundamental que o aluno saiba o conteúdo das súmulas vinculantes e das demais súmulas do STF e STJ. Para alguns concursos que cobram direito previdenciário e direito do trabalho, é fundamental o estudo da jurisprudência do TNU e do TST. Os enunciados das súmulas são objeto de questões recorrentes das provas.

Jurisprudência: nesse ponto, o estudo fica por conta dos entendimentos dos tribunais superiores publicados nos informativos de jurisprudência. Assim, sugiro que o aluno se inscreva no sistema push do STF e STJ para receber notificação quando um novo informativo for publicado. Além disso, existem excelentes sites que comentam os informativos. Para uma melhor otimização do tempo, sugiro o estudo dos informativos do ano corrente ao concurso desejado e do ano anterior.

Doutrina básica: Aqui, o estudo fica por conta dos materiais resumidos, cadernos, livros resumo e livros esquematizados. Isso porque, tais materiais vão direto ao ponto, ou seja, apresentam os conceitos importantes e os julgados mais recentes sobre determinado assunto, sem muita explanação de divergências doutrinárias. Note que o examinador não quer ver anulada a questão por ele elaborada. Desse modo, ele não vai cobrar na primeira fase assuntos muitos controversos e com grandes divergências.

Por fim, a resolução de questões objetivas é muito importante para que você saiba o que está sendo cobrado, como está sendo cobrado determinado assunto, a incidência dos principais conteúdos nas provas e o treino do tempo de resolução.

Espero que tenham gostado das dicas. Bons estudos, pessoal.

Juliana Lira

Coach do Estratégia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Dr.ª Juliana, realmente, excepcional. Parabéns pela estratégia e sua execução.
    SAVIO GARCIA em 19/12/18 às 07:18