Artigo

Mindset da Aprovação – Como Programar Sua Mente Para Passar Em Concursos!

Você, amigo concurseiro, sabia que existem somente dois tipos de mindset? E que só um deles pode te levar ao sucesso?

Sabe porque algumas pessoas têm mais facilidade de passar em concursos e outras não?

Antes de iniciarmos nossa análise sobre esse assunto extraordinário, que é o Mindset e como ele irá nos ajudar na aprovação para concursos, gostaria de me apresentar a vocês:  meu nome é Glesler Maldonado, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e também faço parte do time de Coaching do Estratégia Concursos.

Bem, voltando às questões colocadas no início do artigo, nossa principal referência para respondê-las será a psicóloga pesquisadora da Universidade de Stanford, Carol Dweck, responsável pela obra “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, leitura obrigatória para aqueles que buscam compreender porque alguns alcançam o sucesso e outros não. As ideias inovadoras propostas neste livro reafirmam o poder e a influência de nossas atitudes mentais sobre as nossas vidas.

Utilizaremos a teoria do Mindset para discutir a questão do porquê algumas pessoas passam em concursos e outras não, como a forma como pensamos e agimos em relação as coisas que acontecem em nossas vidas pode influenciar o sucesso ou insucesso em um concurso público.

Quando estamos estudando e somos tocados pelo sentimento de incapacidade, frustração e ficamos estressados com tudo isso, estas situações podem provocar bloqueios mentais que podem levar o sujeito a uma interpretação de inferioridade.

É nestes momentos que se faz importante conhecer a psicologia do Mindset, tendo em vista que ela é importante para dar entendimento e evitar determinados tipos de conduta que impedem a evolução progressiva do candidato.

Mas o quê é o Mindset?

A palavra mindset significa “modo de pensar”, mas podemos traduzi-la apenas para a palavra-chave MENTALIDADE. Dentro dos estudos teóricos de Dweck, podemos inferir que existem dois tipos de mentalidade: a fixa e a de crescimento.

Você, amigo concurseiro, que está lendo este artigo agora, terá que decidir se é uma pessoa com mentalidade fixa ou com mentalidade de crescimento progressivo, pois, entender o seu modo de agir pode te dar respostas referentes aos segredos para se obter sucesso em sua vida e, consequentemente, no mundo dos concursos.

Neste momento você pode estar se perguntando: “Mas o que significa ter uma mentalidade fixa ou de crescimento”? Pensando nisso, nós vamos lhe ajudar a entender o mindset de cada candidato.

  • Os sujeitos dotados de mentalidade fixa possuem uma espécie de cota de inteligência, ou seja, a crença que nada irá mudar além do pré-estabelecido. O erro para estas pessoas é considerado algo insuportável. Devido a esta forma de pensar e agir limitante, elas tendem a evitar desafios e experiências novas.

– “Quando reprovo em concurso, desisto.”

– “Ou eu sou bom ou sou ruim.”

– “Não gosto de ser desafiado.”

 

  • Já aqueles que possuem uma mentalidade de crescimento, creem que sua inteligência tem uma tendência a melhorar progressivamente através da aprendizagem, e que o caminho para adquirir o sucesso está pautado no resultado do seu trabalho intenso e do esforço pessoal.

– “Quando reprovo em um concurso, sigo estudando!”

– “Posso aprender o que eu quiser!”

– “ Quando estou frustrado, eu persevero!”

– “Eu quero me desafiar. Quando eu fracasso eu aprendo!”

– “ Meu esforço e minhas atitudes determinam tudo!”

E aí, com qual mentalidade você se identificou?

Mas calma! Iremos te ajudar a entender estes dois mindsets e isso fará com que você possa compreender quais são as melhores atitudes a serem adotadas em busca da tão sonhada aprovação. Para isso, temos que saber que existem muitas maneiras de segmentar o mundo, umas delas é dividi-lo entre:

  • Aprendizes: Os denominados aprendizes acreditam que eles tem a capacidade de se superar progressivamente, e assim fazerem da mudança uma constante realidade.
  • Não-aprendizes: Aqui as pessoas acreditam que as coisas são como são, e que não faz sentido, ou é muito difícil mudá-las.

Importância do Mindset para modificar sua vida

Você é daqueles candidatos que acreditam que  as qualidades humanas são esculpidas na pedra? Que, ou você é inteligente, ou não é? Pois saiba que a nossa personalidade e a nossa inteligência são características que podemos desenvolver, pois isso não é algo fixo, imutável.

O mindset é o grande responsável pelo sucesso das pessoas, ou até mesmo mesmo pelo fracasso delas.

Se você se identificou mais com a mentalidade de crescimento, Parabéns! É muito provável que você já viva uma vida com mais realização e satisfação.

Mas e para aqueles concurseiros que se identificaram com a mentalidade fixa ou estão pasando por um momento difícil? Já é chegado o momento de jogar a toalha? Pular fora do barco?

NÃO! Absolutamente, NÃO! É nesta hora que chega a ciência para te salvar deste paradigma: É possível modificar seu Mindset.

É importante esclarecer que nós não nascemos das maneiras segmentadas, como vimos acima (aprendizes e não-aprendizes), mas construímos estas formas de ser a partir de construções sociais, mediante relações estabelecidas com outros sujeitos e aprendizagens no mundo. É o caso daquela velha frase do filósofo suíço Jean-Jaques Rousseau: “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe.”

Assim, a maneira como você se vê e as opiniões que adota sobre suas próprias ações são o determinante que afetará consideravelmente como levará sua vida e se desenvolverá como estudante, profissional, atleta, etc.

Desta forma, a partir do momento que entendemos que a nossa inteligência, ou personalidade, são características que podem ser mudadas de um estado para outro, podemos identificar o mindset fixo e substituí-lo por um pensamento de crescimento progressivo, desenvolvendo assim, a motivação e confiança para alcançar os objetivos desejados.

 

DICA!

·        Sempre que estiver estressado com os seus estudos, se sentindo desanimado, pare para ouvir os pensamentos gerados por sua mente e identifique estas crenças.

·        Pense nas suas experiências do passado e como elas podem estar influenciando suas ações no presente.

·        Encare estas características como estados que podem ser mudados  e crie gradativamente seu mindset de crescimento.

 

Entenda que um bom mindset é resultante de um estilo de vida que permite foco em seus objetivos, estudos e também conciliação com a vida pessoal, ou seja, aquelas atividades que não necessariamente tenham relação com as suas metas. Neste sentido, o equilíbrio entre estes dois universos é fundamental para uma vida sem estresse e frustrações.

 

Mude o seu Mindset agora!

Conheça as nossas 8 dicas para alcançar um mindset de crescimento progressivo:

  • Tenha clareza: Reconheça onde você está agora.
  • Crie a certeza: Qual a direção que você quer seguir? Objetivo.
  • Concentração: Mantenha sua mente positiva frente a qualquer problema.
  • Proatividade: Seja proativo e não reativo, ou seja, esteja sempre atento as coisas que acontecem ao seu redor.
  • Mude!: Crie um compromisso com a mudança.
  • Esforço: Se esforce muito, trabalhe duro em prol de suas metas.
  • Leia!: Alimente sua mente de conhecimentos. Se aproprie não apenas de conteúdos preestabelecidos por bancas de concursos, mas também por outras obras, a fim de melhorar e ampliar seu conhecimento do mundo.
  • Comportamento: Esteja sempre atento ao seu comportamento e não permita que sua mente te sabote.

Pessoal, resolver isso na prática pode ser um grande desafio, pois muitos dos candidatos dotados de mentalidade fixa estão acostumados a desistir facilmente ou acreditar que não são capazes de se desenvolver mais do que até um determinado ponto.

Mas isso não é verdade! A mudança que devemos procurar – através do mindset de crescimento – está em nossa vontade de organização mental e de lidar com o processo de aprendizagem de determinados temas, como os nossos estudos, de maneira consciente e reconhecendo que necessitamos de racionalidade e objetivos bem definidos.

Lembre-se:

“Quando desistir NÃO é uma opção, o SUCESSO é inevitável”.

 

Um abraço e bons estudos!

Glesler Maldonado

Coach Estratégia Concursos

Obs.: Quer conhecer um pouco mais sobre nosso programa de coaching e aprender sobre técnicas de estudo, sobre como aumentar sua produtividade e absorção do conteúdo estudado, de como manter a motivação, determinação e disciplina? clique aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Existem dois tipos de mentalidade a fixa é de crescimento. De crescimento pensava que só quer que o mundo pode oferecer varias maravilhas Mentalidade física é a pessoa que acha que o mundo é como é e não pode ser mudado sendo assim estão felizes como ele é e satisfeitos
    Daniel em 03/08/20 às 08:38
  • Só não gostei da citação de Rousseau e discordo dele. É mentira que o homem nasce bom é a sociedade o corrompe. Isso é um pressuposto da mentalidade revolucionária vem alinhado com ideologias de esquerda. A ética filosófica judaico-cristã traz o inverso, ou seja, a responsabilização individual por cada ato praticado, sem terceirizar a culpa. A bíblia diz que "todos pecaram..." e "em pecado me concebeu minha mãe" e em outra parte: "Não há um justo, nenhum sequer". Minha critica a essa pequena parte nao desmerece de jeito nenhum o restante que é de excelente conteúdo. Realmente o mindset é fundamental. Vou programar minha mente para crescer. Obrigado professor.
    Francisco em 18/01/19 às 12:27
  • Professor obrigada pelas palavras de incentivo.
    Roseli em 16/01/19 às 12:01
  • Boa noite Sou iniciante, assinei agora o site, preciso organizar meus estudos. Meu objetivo principal é estudar pra receita federal - auditor. Sou recem formado em ciências contábeis - fiz a prova de suficiência e passei na segunda prova.
    Fernandes em 15/01/19 às 21:57
  • Parabéns Glesler pelo artigo! O estado mental é muito importante para os concurseiros e numa caminha longa, como a da Receita Federal, é essencial. Valeu pela dica de leitura. Abraços
    Fabio em 21/11/18 às 12:32
  • Um pouco óbvio. Nada de diferente em relacao a outros livros de autoajuda. Com todo respeito esse comentario, sem pretensão de polemizar, mas minha opinião. Descordei de alguns pontos de vista desse autor (com base no exposto no artigo, nao com base no livro, pq nao li kkkk). Mas enfim... ok.
    ROF em 21/11/18 às 11:33
  • Leitura indispensável não só para quem estuda pra concurso, mas também para a vida!
    Gustavo Adolfo em 21/11/18 às 11:30