Artigo

VELOCIDADE DE LEITURA

Olá concurseiros!

Hoje trago um assunto que é sempre dúvida entre os estudantes: “Qual a velocidade de leitura ideal? ”.

Pois bem, neste texto, irei discorrer acerca desse tema: é ou não é oportuno fixar metas em número de páginas durante um tempo de estudo?

Preliminarmente, cumpre destacar alguns pontos que devem ser levados em consideração nesse assunto:

a) Disciplina (matéria);
b) Tópico da disciplina;
c) Nível de conhecimento do aluno na disciplina;
d) Nível de dificuldade sentido pelo aluno na disciplina;
e) Nível de afinidade que o aluno tem com a disciplina.

Como vocês podem ver, a partir dos pontos acima destacados, são diversos os aspectos que devem ser considerados no momento de avaliarmos qual a velocidade de leitura ideal. Obviamente, o estudo de uma disciplina jurídica será bem mais rápido do que, por exemplo, exatas ou contabilidade, que são disciplinas que demandam resolução de cálculos complexos (caso de exatas), ou montagem de estruturas (p.ex, DRE em contabilidade).

Vejam que até dentro da própria disciplina temos tópicos que são mais fáceis de serem estudados, bem como tópicos que são mais difíceis (requerendo uma leitura mais cuidadosa e lenta). Alguns alunos ainda possuem uma aptidão maior para o cálculo, ao passo que outros para a leitura.

E qual a orientação que transmito aos meus alunos do coaching? Minha orientação é sempre a de estabelecermos uma meta em TEMPO e nunca em número de páginas lidas, efetuando a leitura do máximo de páginas possível dentro do tempo estipulado no ciclo, SEMPRE, primando pela QUALIDADE do estudo, pela absorção do conteúdo, pela metodologia correta na hora de efetuar os grifos que darão sustentação às revisões.

Entretanto, o que precisamos observar sempre é se a velocidade de leitura não está demasiadamente lenta, e, mesmo aqui, temos que considerar NO MÍNIMO a disciplina a qual nos referimos, isso porque a velocidade de leitura não tem como ser a mesma em todas as disciplinas dadas as suas peculiaridades.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Junior! Como sempre digo essa é uma questão subjetiva e que também depende da disciplina, em matérias jurídicas consideraria 12pgs/h um pouco lento. Mas temos que também primar pela qualidade da leitura, ler com atenção e concentração, no fim das contas o mais importante é compreender e fixar o conteúdo na memória, e a medida disso é o seu desempenho fazendo questões! Abraço e bons estudos!
    Piero Albuquerque em 09/11/18 às 09:53
  • Olá, professor! Consigo ler entre 12 e 20 páginas por hora a depender da disciplina. Minha namorada me acha lento, pois ela consegue ler entre 25 e 30 páginas. Diz, ainda, que isso pode ser uma das causas das minhas reprovações. O que você acha? Devo me preocupar com isso?
    Junior em 07/11/18 às 15:22