Artigo

Questões Comentadas – Informática para Polícia Federal – Papiloscopista – Banco de dados

Vamos comentar as questões de Banco de dados, Teoria da informação e Big Data de prova da PF para o cargo de Papiloscopista deste final de semana.

Mas antes de conferir a correção, não deixe de participar do Ranking Polícia Federal para conferir seu desempenho na prova. Clique na imagem abaixo para cadastrar seu gabarito:

Comentário: Vamos comentar cada uma das afirmações acima.

  1. Os níveis fazem parte de uma divisão horizontal das hierarquias organizacionais de uma empresa. Geralmente descrevemos 3 níveis: operacional/transacional, sistemas de informação gerencial/sistemas de suporte à decisão e sistemas de apoio executivo. Na minha visão, a questão está errada, mas não me impressionaria se o CESPE dessa questão como correta.
  2. Sabemos que um sistema, de acordo com os conceitos de TGS, pode ser maior que a soma das suas partes. Logo, temos uma alternativa errada.
  3. A questão de trata do conceito de homeostase que pode ser definida como a habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo. Veja que a alternativa muda o nome para heterostase, logo a alternativa está incorreta.

Gabarito Extraoficial: 76. E 77. E 78. E

Comentário: Vamos comentar cada um dos itens:

  1. De fato temos os dados dentro temos os seguintes componentes: dados de entrada, dados de saída, processamento, ambiente e retroalimentação. Assim, não está errado falar que os comentes incluem dados, sistema de processamento de dados e canais de comunicação.

Os dados constituem a entrada (input) do sistema e são compostos pelas ocorrências e movimentações detectadas no sistema. Alguns destes dados podem resultar do próprio funcionamento do sistema (realimentação, por exemplo). O sistema de processamento de dados – SPD – ocupa-se da transformação dos dados em informação útil para o sistema. Podem existir vários sistemas de processamento de dados em uso, como componentes do sistema de informação. Os SPD baseiam-se em procedimentos e estes podem ser manuais (realizados por pessoas) ou automáticos (usando máquinas, normalmente computadores).

Os canais de comunicação constituem os meios pelos quais se transmite informação entre os componentes do sistema e inclusivamente para o exterior. Logo, a alternativa está correta.

  1. Para garantia do funcionamento de um sistema, existem mecanismos de controle que o regulam, de acordo com parâmetros ou níveis de desempenho especificados. O controle representa uma função crítica, de extrema importância, para o funcionamento de um sistema A informação fornecida pela comparação dos resultados com as normas permite obter dados que servem como elementos de controle. À prática de realizar ajustes, verificar os resultados que produzem e realizar novos ajustes, é comum designar-se por feedback (ou realimentação). Veja que a definição de controle não se mistura com a de feedback como está descrito no texto da questão. Logo, temos uma alternativa incorreta.
  2. A questão apresenta um erro ao dizer que um sistema de informação só é eficiente se for parte de um departamento isolado. Logo, alternativa incorreta.

Gabarito Extraoficial: 79. C 80. E 81. E

Comentário: Vamos comentar cada um dos itens acima.

  1. Essa questão usou uma classificação de atributos de sistemas de informação que é um pouco mais abrangente do que a definição vista nos modelos de dados entidade relacionamento e relacional. Atributos estão associados ao fato das entidades e eventos podem ser reconhecidos, referidos e descritos em termos dos seus atributos. São basicamente fatos caracterizadores dos objetos de informação. Neste contexto temos os seguinte tipo de atributos:
  • Identificadores: úteis na distinção de objetos.
  • Descritores: descrição física dos objetos.
  • Localizadores: espaço físico dos objetos.
  • Temporais: quando ocorre um evento (tempo).
  • Relacionais: permitem relacionar eventos e entidades.
  • Classificadores: fatos que determinam o modo de relacionamento entre os objetos de informação e a organização, por categoria ou tipo.
  • Condicionais: factos que identificam o objeto de informação, escolhendo uma de várias alternativas.

Logo, a alternativa está correta.

  1. Dados são fatos que descrevem os objetos de informação (eventos e entidades). Os dados referem-se a mais de um fato. Um determinado fato é referido como item. Logo, temos mais uma alternativa correta.
  2. Informação é constituída por um conjunto de dados com características específicas, isto é, trata-se de um conjunto de dados significativos e relevantes para a componente ou sistema a quem se destinam. Logo, alternativa incorreta.

Gabarito Extraoficial: 82. C 83. C 84. E

Comentário: Vamos comentar cada uma das afirmações acima.

  1. A definição original do termo Big Data foi forjada por Doug Laney e era formada por 3 V’s: Volume, Velocidade e Variedade. O primeiro destes é literalmente a quantidade de dados, o segundo a velocidade em que são gerados e o terceiro se refere a quantidade de tipos destes dados, pois os mesmos podem ser estruturados ou não. Logo, afirmação correta.
  2. O MapReduce é um software para processamento de conjuntos de (grandes) dados de forma distribuída em várias máquinas. A ideia central por trás do MapReduce é mapear (map) seu conjunto de dados para uma coleção de pares de <chave, valor> e a redução (reduce) de todos os pares com a mesma chave. Logo, a alternativa está correta.
  3. O MapReduce é um modelo de programação e uma implementação associada para processamento e geração de grandes conjuntos de dados com um algoritmo distribuído paralelo em um cluster. Logo, a alternativa 87 está errada.

Gabarito Extraoficial: 85. C 86. C 87. E

Qualquer dúvida estou às ordens,

Forte abraço e bons estudos,

Thiago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado por avaliar a prova de Papiloscopista. Por favor, peça aos outros professores para fazerem o mesmo. Muitos alunos do Estratégia Concursos fizeram a prova para Papiloscopista e poderiam se beneficiar pela correção da prova; inclusive para tentar recursos contra o gabarito.
    Lucas em 19/09/18 às 08:55
  • Oi Professor, está faltando corrigir as questões que caíram sobre: internet, cloud computing, segurança da informação, redes, TCP/IP e API; o amigo irá disponibilizar estas questões corrigidas? somadas, são mais de 20 questões! Desde já agradeço pela força! Forte abraço!
    K.Silva em 17/09/18 às 23:02
  • Foi mal. Estou resolvendo questões da PF desde às 19h de ontem. Ainda assisti 6 horas de aula no doutorado hoje. Os neurônios já não estão funcionando bem.
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 17/09/18 às 18:52
  • Exatamente. O comentário está correto, mas na pressa coloquei o gabarito trocado.
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 17/09/18 às 18:49
  • Está na fila aqui ... estou correndo ... mas tenho que entregar umas aulas també.
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 17/09/18 às 18:48
  • Ajustado.
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 17/09/18 às 18:47
  • De fato. A justificativa está correta. Mas o gabarito estava errado. Já ajustei. Obrigado.
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 17/09/18 às 18:47
  • Ajustado!
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 17/09/18 às 18:46
  • Realmente ... Já fiz o ajuste no texto. Obrigado.
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 17/09/18 às 18:46
  • Realmente ... a própria justificativa da questão demonstra isso. Já fiz o ajuste no texto.
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 17/09/18 às 18:45
  • Professor, essa questão 84 para papiloscopista não deve ser ERRADA?
    Raimundo Nonato dos Santos Neto em 17/09/18 às 17:40
  • Professor, Thiago, pelo amor de Deus. mate a gente do coração não!!! conserte ai esse negócio: a questão 76 o Sr.acha que está errada, mas marcou o certo em evidencia. a questão 84 fala IRrelevante!!!!! justamente o oposto da sua explicação. a questão está errada, homi. Pelo amorde. me mate não. me ajude!!!!
    monica moita em 17/09/18 às 16:49
  • Oi professor, a prova estava pesada mesmo! Obrigado pela ajuda!
    Luciana Rios em 17/09/18 às 16:20
  • a 84 ta errada! na prova tem irrelevantes e não relevantes, o q altera totalmente a questao.
    alencas em 17/09/18 às 15:58
  • Oi Professor! Acredito que teve algum erro na digitação.. A 84 não estaria errada? Não bate com seu comentário.
    Amanda Aguiar em 17/09/18 às 15:44
  • Thiago, o Estratégia pretende lançar correção de questões das provas de Perito?
    Luciano em 17/09/18 às 15:08
  • Professor, boa tarde! A 84 acredito estar errada. O enunciado fala "os dados devem ser IRRElevantes...."
    Aroldo em 17/09/18 às 15:06
  • Bom dia! A 84 não seria incorreta? Já que no enunciado diz que o dados seriam IRRELEVANTES?
    Alan em 17/09/18 às 14:52