Artigo

CLDF – Gabarito extraoficial – REALIDADE DO DISTRITO FEDERAL

Olá pessoal,

Segue o gabarito extraoficial de Realidade do Distrito Federal no concurso da CLDF. Entendo que cabe recurso em duas questões, na prova de Técnico Legislativo, por terem sido mal elaboradas pelo examinador. Talvez, a banca recursal venha a aceitar os recursos.

Vou aguardar a divulgação do gabarito preliminar e da justificativa do gabarito. Após publico outro artigo com os argumentos para os recursos.

 

TÉCNICO LEGISLATIVO

COMENTÁRIOS:

A questão se refere ao sonho de Dom Bosco que é associado a Brasília. Sacerdote católico italiano, ele sonhou que fazia uma viagem à América do Sul – continente que jamais visitou. No sonho, ele passou por várias terras entre a Colômbia e o sul da Argentina, vislumbrando povos e riquezas. Ao chegar à região entre os paralelos 15° e 20°, viu um local especial, onde, nas palavras de um anjo que o acompanhava em sua visão, apareceria “a terra prometida” e que seria “uma riqueza inconcebível”.

“Entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse então uma voz repetidamente: — Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”.

Brasília está localizada no mesmo espaço geográfico delimitado pelo sonho, erguida às margens do Lago Paranoá.

Gabarito: E

COMENTÁRIOS:

O planejamento inicial da nova capital previa a construção de cidades-satélites, mas somente depois que Brasília atingisse determinado número de habitantes. Ocorre que a população da nova capital e do DF cresceram bem mais rápido do que foi pensado. Outro problema que logo apareceu foi o do que fazer com os milhares de trabalhadores que estavam em acampamentos na área do Plano Piloto e que trabalhavam na construção de Brasília. Assim, já em 1958, quando Brasília ainda estava em construção, foi implantada a cidade-satélite de Taguatinga. Porém, antes de Taguatinga, já existia o pioneiro acampamento de trabalhadores da Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante. Essas foram as duas primeiras cidades-satélites de Brasília.

Entendo que a FCC deve trazer como gabarito a alternativa (B). Pessoal, quem foi meu aluno e estudou com atenção acertou a questão. Porém, entendo que está mal elaborada e cabe recurso.

COMENTÁRIOS:

Luís Cruls chefiou a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil. Após pesquisa de campo, em 1893, a comissão apresentou relatório que delimitava, uma área retangular de 90 x 160 km, que ficou conhecida como Quadrilátero Cruls.

Pessoal, é quadrilátero. Vejam a dica da questão. A área demarcada por Cruls era um quadrilátero de 14.400 Km². Não confunda com a área do atual Distrito Federal.

O critério do quadrilátero foi inspirado na prática estadunidense onde limites dos estados da sua federação são, na verdade, arcos de meridiano e arcos de paralelo. Imaginou Cruls que se fosse adotado o critério norte-americano, o melhor seria demarcar a área sob a forma de um quadrilátero que tivesse por lados arcos de paralelos e meridianos.

Gabarito: C

COMENTÁRIOS:

A referência é ao livro de Bernardo Élis, escritor goiano que nasceu em Corumbá de Goiás, município que faz parte da RIDE.

Gabarito: C

COMENTÁRIOS:

O local onde hoje se encontra o Complexo Penitenciário da Papuda já foi uma pacata fazenda de criação de gado de leite, a qual se estendia por solo goiano ao longo de 7 mil alqueires. A área era maior do que a soma dos territórios de Taguatinga, Águas Claras e Recanto das Emas.

O folclore local diz que o nome “Papuda” foi dado em referência a um casal de negros escravizados que vivia na região. A mulher teria sido acometida pelo bócio, uma deformidade na região do pescoço associada à deficiência da ingestão de iodo. O “papo” resultante da doença teria dado nome à área, onde também já existiu um quilombo.

Fernando Caixeta, com adaptações.

O gabarito da questão é a alternativa (E). Porém, a questão confundiu os conceitos científicos de bócio e bócio endêmico. Se a alternativa tivesse falado apenas em “bócio” não haveria o que questionar. Entendo que está mal elaborada e cabe recurso.

 

CONSULTOR TÉCNICO-LEGISLATIVO

COMENTÁRIOS:

O Distrito Federal possui as competências executivas e legislativas atribuídas aos estados e municípios, nos termos da Constituição Federal, entre elas, as competências relativas à tributação.

Gabarito: E

COMENTÁRIOS:

Pertencem a Região Hidrográfica do Paraná as bacias hidrográficas dos rios Corumbá, São Marcos, São Bartolomeu e Descoberto e a do Lago Paranoá. A Região Hidrográfica do Tocantins/Araguaia pertence a bacia do rio Maranhão e a do São Francisco a do Rio Preto.

Gabarito: A

 

Forte Abraço,

Professor Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.