Artigo

Prova Comentada do Concurso da Secretaria de Justiça do PI (NUCEPE/POLÍCIA PENAL/2024)

Olá, pessoal! Pessoalmente achei que a prova pesou a mão e cobrou conteúdos de geográfia física bastante específicos e fizeram questões difíceis. Assim como apostamos, caiu na prova o processo de desertificação em Gilbués e a exploração mineral. Não há recursos! Segue a resolução das questões com meus comentários, e sem delongas, vamos lá.

Conheça meus cursos para o concurso do TJ-MA clicando aqui

Conheça nosso pacote completo para o concurso do TJ-MA clicando aqui

Conheça meu curso de História e Geografia do Brasil e Goiás para Polícia Científica clicando aqui


(NUCEPE/POLÍCIA PENAL/2024) O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) propôs em 2017 uma Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias. Sobre a divisão do estado do Piauí, assinale a alternativa CORRETA
a) O Piauí está organizado em oito (08) Regiões Geográficas Intermediárias: Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos, São Raimundo Nonato, Corrente, Bom Jesus e Floriano.
b) O Piauí está organizado em seis (06) Regiões Geográficas Intermediárias: Teresina, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Corrente – Bom Jesus e Floriano
c) O Piauí está organizado em quatro (04) grandes Regiões Geográficas Intermediárias: Teresina – Parnaíba, Teresina – Floriano, Teresina – Picos e Teresina – Corrente.
d) O Piauí está organizado em três (03) grandes Regiões Geográficas Intermediárias: Teresina, Parnaíba e Corrente.
e) O Piauí está organizado em duas (02) grandes Regiões Geográficas Intermediárias: Teresina – Parnaíba e Teresina – Corrente.
Comentários
A alternativa B está correta, pois o território do Piauí é dividido em 6 Regiões Geográficas Intermediárias e 19 Regiões Geográficas Imediatas, cujo critério é a influência das cidades na rede urbana.
Regiões Geográficas Intermediárias
01 – Teresina
02 – Parnaíba
03 – Picos
04 – São Raimundo Nonato
05 – Corrente – Bom Jesus
06 – Floriano
Vale a pena saber que há outras regionalizações, como as 4 Meso e 15 Microrregiões, que ainda não foram abordadas nos concursos, se bem que é uma regionalização mais antiga, isada até 2017 mas que ainda é usada em alguns relatórios, pois as atualizações não extinguiram a anterior, bem como saber sobre os 12 Territórios de Desenvolvimento da Seplan, também chamadas Mesorregiões Administrativas.
Incorretas:
Poderiamos excluir as alternativas sabendo que são 6 Regiões Intermediárias e 19 Regiões Imediatas.
A alternativa A está incorreta, pois Piripiri não é Região e Corrente-Bom Jesus forma uma só Região Intermediária.
A alternativa C está incorreta, pois Teresina forma uma só Região Intermediária e só o município. A única Região que agrega dois municípios é Corrente-Bom Jesus.
A alternativa D está incorreta, pois são 6 Regiões Intermediárias.
A alternativa E está incorreta, pois são 6 Regiões Intermediárias.

(NUCEPE/POLÍCIA PENAL PI/2024) O Censo Demográfico do Brasil constitui-se como uma das mais importantes fontes de dados a respeito das condições de vida da população. De acordo com os resultados do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e especificamente sobre a densidade demográfica do estado do Piauí, está CORRETA a alternativa:
a) A densidade demográfica do estado aumentou de 14,10 hab/km2 no Censo de 2010 para 20,18 hab/km2 no Censo 2022 o que permite afirmar que a população rural em relação à população urbana foi estabilizada no período considerado.
b) A densidade demográfica de 38,90 hab/km2, registrada no Censo de 2022, corresponde a uma das mais elevadas dos estados brasileiros, ficando abaixo apenas do estado do Paraná que registrou 39,5 hab/km2
c) A densidade demográfica de 20,55 hab/km2 está equiparada à do vizinho estado do Maranhão que registrou no referido censo 19,50 hab/km2, isso porque a concentração de terras e o êxodo rural ainda são realidades características dos dois estados.
d) A densidade demográfica de 12,99 hab/km2 é a menor dos estados da Região Nordeste o que possibilita a reflexão sobre a dispersão espacial da população rural e a concentração nas maiores cidades do estado, tal como em Teresina que foi registrada 622,66 hab/km2
e) A densidade demográfica do estado subiu no Censo 2022 para 57,89 hab/km2 em consequência da concentração populacional nas cidades, especialmente em Teresina, capital do estado.
Comentários:
A alternativa D está correta, pois a população do Piauí é 3.271.199, sua densidade demográfica 12,99 hab/km², o menos povoado do NE e sua população está concentrada ao Norte especialmente em Teresina e sua Região Metropolitana. O NE tem a maior população rural do país concentrada no MA e PI, respectivamente.
Podemos excluir as demais, incorretas, pelos dados apresentados. Foi uma questão fundamentada nos dados do Censo 2022 e foi essencial sua memorização.

(NUCEPE/POLÍCIA PENAL PI/2024) O Piauí, estado do Nordeste brasileiro, está localizado aproximadamente entre “2°30′ e 11° de Latitude Sul e entre 40° e 46° de Longitude Oeste. Considerando haver predominância da cobertura de seus terrenos, contextualizada na Bacia Sedimentar do Parnaíba e que essa característica se correlaciona com as formas do relevo existentes no estado, assinale a alternativa CORRETA.
a) Os Baixos planaltos do Médio-Baixo Parnaíba apresentam características geológicas pré-cambrianas e ocupam 48,4% do total do estado e 69,2% da bacia sedimentar em área piauiense.
b) As planícies costeiras são feições geomorfológicas caracterizadas pelos depósitos sedimentares paleozoicos.
c) As Depressões Periféricas correspondem a um compartimento do relevo localizado ao norte do estado e tipicamente formado por terrenos sedimentares.
d) Os Chapadões do Alto-Médio Parnaíba compreendem o conjunto de extensos planaltos ao norte do Piauí com cotas altimétricas decrescentes de norte a sul do estado.
e) O Planalto Oriental da Bacia Sedimentar do Maranhão – Piauí está localizado no contato leste com o Ceará e apresenta uma área aproximada de 43.000km2, em torno de 17,2% da área total do Piauí e 20,6% da porção piauiense da Bacia Sedimentar.
Comentários:
A alternativa E está correta, pois o Planalto Oriental da Bacia Sedimentar do MA é um dos principais compartimentos do relevo situado no SE e ocupa por volta de 17% do estado e 20% da Bacia Sedimentar do Parnaíba.
A alternativa A está incorreta, pois O estado do Piauí apresenta uma variedade considerável de formas de relevo, estando essas formas esculpidas predominantemente em terrenos da Bacia Sedimentar do Parnaíba (MA-PI), que recobre cerca de 90% da área do território estadual, sendo os 10% restantes terrenos do embasamento cristalino
A alternativa B está incorreta, pois as planícies costeiras, ou planícies fluviomarinhas correspondem a relevos formados por deposição em zona de acumulação atual, e ajudaria saber que paleozoico corresponde as idades geológicas mais antigas do planeta.
A alternativa C está incorreta, pois as depressões periféricas estão principalmente ao Sul, perto da divisa com Pernambuco e Bahia e são esculpidas tanto em rochas cristalinas, no semiárido, parte da depressão sertaneja, quanto em rochas sedimentares ao longo do curso dos rios, que formas depressões interplanalticas (encaixadas entre dois planaltos)
A alternativa D está incorreta, pois os chapadões do Alto Parnaíba ficam no Sudoeste do estado. Seria simples excluir a alternativa, considerando que alto curso é próximo das nascentes.

(NUCEPE/POLÍCIA PENAL PI/2024) A indústria extrativa mineral é um segmento econômico muito importante para a economia global. Sobre esta atividade no estado do Piauí, assinale a alternativa CORRETA.
a) A ametista é uma variedade de quartzo com utilização nas indústrias de lapidação, joalheria artesanato, seu principal depósito se encontra no município de Batalha-PI.
b) O principal perfil da mineração no estado tem sido o de exploração econômica dos materiais metálicos, tais como o níquel com aplicação para a fabricação do aço.
c) O titânio possui sua maior concentração ao norte do estado onde são reconhecidos mais de quarenta (40) garimpos distribuídos nos municípios de Parnaíba, Bom Princípio do Piauí e Buriti dos Lopes.
d) Os jazimentos minerais para aplicação na construção civil, fabricação de cimento, fertilizantes cerâmicos são escassos no Piauí, ocorrem em baixa escala e somente no sul do estado.
e) As principais pedreiras de granito e diabásio existentes no estado estão localizadas nos municípios de Gilbués e Bom Jesus e alimentam a economia dos municípios do sul do estado.
Comentários:
A alternativa A está correta, pois a principal jazida de ametista está localizada no município de Batalha, ao Norte do Estado. O Piauí é o segundo maior potencial de exploração de minérios do NE, após a Bahia. Há exploração mineral de rochas ornamentais em Piracuruca e Castelo do Piauí e em Pedro II está a maior mina de opalas nobres do país. Em Pio IX há a exploração de mármore, em Fronteiras, de cimento. Em Capitão Gervásio há a exploração de níquel, a 2° maior do país, e exploração de ferro em Simões, Paulistana e Curral Novo. Em Gilbués há a exploração de diamantes.
A alternativa B está incorreta, pois predominam os minerais não metálicos (Brita em Monsenhor Gil, Massará em Teresina, e nos municípios mencionados cimento, rochas ornamentais e gemas, como a opala e a ametista, também diamantes, todos não metálicos. Os metálicos são o níquel e o ferro, usado na produção do aço.
A alternativa C está incorreta, pois há recentemente a exploração de Titânio e Nióbio no município de Paranaguá, no Sul do Estado, próximo da divisa com a Bahia, por processo industrial. A exploração ainda é inexpressiva e tem sido realizadas pesquisas em busca de jazidas deste e outros minerais raros.
A alternativa D está incorreta, pois os principais minerais são não metálicos e ligados à construção civil, como areia, brita, massará, cimento e mármore, encontrados especialmente ao N e L do estado.
A alternativa E está incorreta, pois o diabásio é um mineral de onde extraímos a brita, cuja principal exploração é em Monsenhor Gil.

(NUCEPE/POLÍCIA PENAL PI/2024) Sobre os aspectos geoambientais da Bacia do rio Poti, está CORRETO afirmar que:
a) O rio Poti é classificado como um rio estadual, porque dos seus 550km de extensão apenas 20km ocorrem no estado do Ceará.
b) A bacia está totalmente estruturada em terrenos do Escudo Cristalino datado do Pré-Cambriano.
c) A sua localização possibilita a existência de características de transição do clima semiárido a leste para tropical a oeste com o aumento da umidade.
d) Devido à marcante característica de semiaridez da Bacia e de sua transição de biomas, é caracterizada por uma pequena e fraca biodiversidade natural.
e) Os terraços fluviais do rio Poti apresentam-se com maior expressão bem próximos à sua nascente devido à predominância da estrutura sedimentar no alto curso.
Comentários:
A alternativa C está correta, pois o Poti tem as nascentes no Ceará, na Serra dos Cariris Novos corre de Leste para Oeste, atravessa a floresta fóssil, em Teresina e desagua no Paraíba, do qual é tributário. Suas nascentes estão no semiárido e sua foz em clima tropical.
A alternativa A está incorreta, pois seria estadual se fosse totalmente do PI. Já foi até o decreto de 1880 de Dom Pedro II, que deixou as nascentes com o Ceará.
A alternativa B está incorreta, pois há escudos cristalinos na região de sua nascente, mas no PI atravessa especialmente bacias sedimentares.
A alternativa D está incorreta, pois a biodiversidade é rica e diversa.
A alternativa E está incorreta, pois os terraços fluviais estão em bacia sedimentar, próximos do município de Teresina-PI. São terrenos planos e formados por sedimentação. Nesses terraços, materiais de granulometrias variadas (seixos, areia, silte e argila) formam um composto mineral, chamado, localmente, de “massará”, que tem larga utilização na construção civil, principalmente na cidade de Teresina, em seu baixo curso (próximo da foz).

(NUCEPE/POLÍCIA PENAL PI/2024) A Desertificação no Piauí, representada pelo Núcleo de Desertificação de Gilbués, está localizada na porção sudoeste do estado e abrange uma área aproximada de um pouco mais que 5.900km2, compreendendo os municípios de Gilbués e Monte Alegre do Piauí. Sobre esse núcleo de desertificação, leia atentamente as afirmativas I, II, Ill e IV, a seguir assinale a alternativa CORRETA.
I. O processo de desertificação em Gilbués-Pl e municípios adjacentes deve-se às fragilidades do solo da região e às suas condições climáticas, o que exclui os efeitos adversos do aquecimento global e das mudanças climáticas.
II. Apresenta características de solo, vegetação e clima bastante similares aos outros núcleos de desertificação existentes no Nordeste brasileiro, tais como o de Seridó, Cabrobó e o de Irauçuba.
Ill. O quadro de desertificação na região é agravado pela acentuada morfogênese natural da área em associação às intensas pressões antrópicas.
IV. As práticas predatórias de extração de diamantes em Gilbués entre os anos de 1950 e 1970, apesar de economicamente importantes, contribuíram para o processo de desertificação do núcleo.
São VERDADEIRAS as afirmativas:
a) l e Il.
b) I e Ill.
c) || e III.
d) Il e IV.
e) III e IV.
Comentários:
A alternativa E está correta, pois os itens III e IV são verdadeiros. A morfogênese (formação do relevo) formou planaltos em rochas sedimentares, mas suscetíveis a erosão que as cristalinas e à pressão antrópica pela agropecuária intensiva e pela mineração de diamantes.
Incorretas:
I– A desertificação é provocada pela exploração intensiva da agricultura e mineração em solos argilosos, muito solúveis cujo processo de assoreamento é intenso, o que diminui a disponibilidade hídrica, mesmo assim, são solos férteis e o município é um dos grandes produtores agrícolas do estado. Também pesa os efeitos das mudanças climáticas globais, entre elas, as secas e aumento das áreas desertificadas no mundo.
II– Em Gilbués, onde há a transição para o Cerrado existem latossolos (solos profundos e férteis) e a desertificação está relacionada com o desmatamento e a alta solubilidade do solo na água, que acelera o assoreamento. Os outros núcleos de desertificação citados estão em regiões mais secas e com litossolos (solos rasos) da Caatinga.

É isso aí, pessoal! Espero que tenham feito uma boa prova. Contem comigo em sua jornada para a aprovação. Me siga no instagram @professorsergiohenrique. Um grande abraço, bons estudos e foco no sucesso!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.