Artigo

Tuplas e Conjuntos em Python para o CNU (TI)

Python é uma linguagem de programação conhecida por sua riqueza em tipos de dados e estruturas de coleção. Duas dessas estruturas de coleção são as tuplas e os conjuntos. Embora ambas sejam coleções de elementos, elas têm propriedades distintas que as tornam úteis em diferentes contextos. Neste artigo, exploraremos as características, funcionalidades e uso de tuplas e conjuntos em Python, assunto abordado no edital do concurso do CNU, realizado pela Cesgranrio.

Este artigo está estruturado da seguinte maneira:

  • Tuplas em Python
  • Conjuntos em Python
  • Comparação entre Tuplas e Conjuntos em Python
  • Quando usar Tuplas e Conjuntos
  • Conversão entre coleções em Python
  • Quadro comparativo
  • Questões

Tuplas em Python

Uma tupla é uma coleção ordenada e imutável de elementos. Em Python, as tuplas são definidas utilizando parênteses () e podem conter uma combinação de diferentes tipos de dados, incluindo números, strings e até mesmo outras tuplas. Aqui está um exemplo de como criar e acessar uma tupla:

Código que cria uma tupla

As tuplas são imutáveis, o que significa que uma vez criadas, não podem ser alteradas. Isso as torna úteis para representar coleções de valores que não devem ser modificados.

Conjuntos em Python

Um conjunto é uma coleção não ordenada e sem elementos duplicados. Em Python, os conjuntos são definidos utilizando chaves {} ou a função set(). Eles podem conter uma variedade de tipos de dados, como números, strings e até mesmo outras coleções. Aqui está um exemplo de como criar e manipular um conjunto em Python:

Código para criação de conjuntos

Os conjuntos em Python são úteis para realizar operações de conjunto, como união, interseção e diferença, de forma eficiente.

Comparação entre Tuplas e Conjuntos

  • Mutabilidade: As tuplas são imutáveis, enquanto os conjuntos são mutáveis.
  • Ordenação: As tuplas são ordenadas, mantendo a ordem dos elementos, enquanto os conjuntos não têm uma ordem específica.
  • Duplicatas: As tuplas podem conter elementos duplicados, enquanto os conjuntos não têm elementos duplicados.
  • Desempenho: Os conjuntos são mais eficientes para operações de conjunto, como testar a pertinência de um elemento ou realizar operações de união e interseção.

Quando Usar Tuplas e Conjuntos

Use tuplas quando precisar de uma coleção de valores imutáveis, como coordenadas geográficas ou informações sobre um ponto de dados.

Use conjuntos quando precisar de uma coleção de elementos únicos e quiser realizar operações de conjunto eficientes, como encontrar a interseção entre duas listas ou remover duplicatas de uma sequência.

Conversão entre Listas, Conjuntos e Tuplas em Python

Em Python, é possível converter entre listas, conjuntos e tuplas facilmente usando funções específicas ou construções de linguagem. Essas conversões podem ser úteis para transformar uma estrutura de coleção em outra, dependendo das necessidades do seu código.

De Lista para Conjunto ou Tupla

Para converter uma lista em um conjunto ou tupla, podemos usar as funções set() e tuple(), respectivamente. Aqui estão os exemplos:

Conversão entre coleções

De Conjunto ou Tupla para Lista

Para converter um conjunto ou tupla em uma lista, podemos usar a função list(). Aqui estão os exemplos:

Conversão entre coleções

Essas conversões são úteis quando precisamos manipular os dados em diferentes estruturas de coleção ou quando queremos realizar operações específicas que são mais eficientes ou convenientes com uma estrutura de coleção específica.

Quadro comparativo entre tuplas, conjuntos e listas

Abaixo está um quadro comparativo apresentando as principais características das tuplas, conjuntos, além das já conhecidas listas em Python.

CaracterísticaTuplasConjuntosListas
MutabilidadeImutáveisMutáveisMutáveis
OrdenaçãoOrdenadasNão ordenadasOrdenadas
DuplicatasPodem conter elementos duplicadosNão podem conter elementos duplicadosPodem conter elementos duplicados
SintaxeDefinidas com parênteses ()Definidos com chaves {} ou a função set()Definidas com colchetes []
Acesso a ElementosAcesso por índiceNão há acesso por índiceAcesso por índice
Adição e Remoção de ElementosNão é possível adicionar ou remover elementos após a criaçãoAdição e remoção de elementos são suportadasAdição e remoção de elementos são suportadas
Eficiência em Operações de ConjuntoNão aplicávelEficienteNão aplicável

Agora, veremos exemplos de questões sobre tuplas e conjuntos em Python.

Questões sobre Tuplas e Conjuntos

Questão 1

Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: MPE-BA Prova: Instituto Consulplan – 2023 – MPE-BA – Analista Técnico – Análise de Sistemas.

Estruturas de dados definem a organização; métodos de acesso; e, opções de processamento para a informação manipulada pelo programa. Considerando os tipos de estruturas de dados do Python, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Lista.

2. Tuplas.

3. Conjuntos.

4. Dicionários.

( ) numeros = set([1, 2, 2, 3, 3, 3])

( ) frutas = [‘Laranja, ‘Goiaba’, ‘Pera’, ‘Banana’]

( ) pessoa = {‘nome’: ‘Torvalds’, ‘altura’: 1.65, ‘idade’: 21}

( ) numeros = (10, 20, 30)

A sequência está correta em

Alternativas

A) 1, 2, 4, 3.

B) 1, 3, 2, 4.

C) 2, 4, 3, 1.

D) 3, 1, 4, 2.

E) 4, 3, 2, 1. 

Comentário:

Para resolver essa questão basta conhecer sobre Conjuntos ou Tuplas em Python. O método set() converte uma coleção qualquer em um conjunto, já as tuplas são definidas por valores entre parênteses, separados por vírgula. Com isso, já sabemos o seguinte:

  • ( 3 ) numeros = set([1, 2, 2, 3, 3, 3]) – Conjunto
  • ( ) frutas = [‘Laranja, ‘Goiaba’, ‘Pera’, ‘Banana’]
  • ( ) pessoa = {‘nome’: ‘Torvalds’, ‘altura’: 1.65, ‘idade’: 21}
  • ( 2 ) numeros = (10, 20, 30) – Tupla

Portanto, sabemos que o primeiro item é o 3 (conjunto) e o último é o 2 (tupla), logo a única alternativa correta é a letra D (3, 1, 4, 2).

Questão 2

Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEED-PR Prova: CESPE / CEBRASPE – 2021 – SEED-PR – Professor – Educação Básica e Jornada.

Na linguagem de programação Python, existem 3 estruturas para armazenar dados indexados. A estrutura cujos valores são imutáveis depois de sua criação é conhecida como

Alternativas

A) lista.

B) operador.

C) tupla.

D) classe.

E) dicionário.

Comentário:

Conforme vimos, a única coleção imutável é a tupla, letra C.

Conclusão

As tuplas e conjuntos são estruturas de coleção fundamentais em Python, cada uma com suas próprias características e usos específicos. Espero que você tenha compreendido as diferenças entre elas e que este conteúdo seja útil em sua jornada rumo à aprovação. Bons estudos! 

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.