Artigo

Mudanças nos Concursos Públicos: Novas Regras para Seleção, Reforma Adminstrativa e Oportunidades

Os concursos públicos podem estar prestes a ter mudanças significativas nos próximos anos. Entenda o que está para acontecer e porque isso pode ser um ponto de ruptura definitiva do modelo que conhecemos de ingresso no serviço público.

          Nesse artigo vamos conversar sobre:

  • Reforma administrativa na agenda política;
  • As mudanças nos concursos públicos que estão no radar;
  • Aumento no número de concursos nos últimos anos;
  • O que esperar para 2025 e 2026.

Reforma administrativa na agenda política

Quem acompanha o mundo dos concursos pôde notar as mudanças que vêm acontecendo há algum tempo nas carreiras e admissão no serviço público: a aposentadoria, o regime de trabalho, as matérias do edital, praticamente tudo teve alguma mudança relevante de 10 anos para cá.

Esse tema tem ganhado cada vez mais destaque recentemente e políticos dos mais diversos espectros ideológicos já deixaram claro: com a aprovação da reforma tributária, a reforma administrativa pode se tornar prioridade na agenda política.

Certo… e qual o impacto disso na vida do concurseiro?

Todo! Em geral, esse tipo de discussão tende não alterar o direito adquirido, com as mudanças valendo apenas “dali para frente”, ou seja, o impacto é maior para os novos ingressantes.

Quanto antes conquistar a vaga no serviço público, menor o risco de ser afetado pelas futuras regulamentações.

Dentre as notícias veiculadas na mídia, há temas que são positivos para quem busca se tornar servidor, como a reestruturação de carreiras e a maior integração entre atividades de diferentes cargos.

Entretanto, debate-se também alterações na forma de seleção e mudanças nos mecanismos de avaliações de desempenho para progressão na carreira e conquista da estabilidade.

As mudanças nos concursos públicos que estão no radar

  • Reestruturação de carreiras

Recentemente foi acordada a reestruturação das carreiras da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, trazendo melhoras significativa nos salários a serem implementadas de forma parcelada ao longo de alguns anos.

Outras categorias também buscam que sejam reavaliadas suas estruturas e atividades, como os servidores do Banco Central, das carreiras ambientas, do IBGE, entre muitas outras.

Em geral, a revisão da carreira resulta em melhorias na remuneração, regime de trabalho e benefícios, por isso, é um ponto de atenção positivo a acompanharmos.

  • Alterações na forma de seleção

Os principais pontos discutidos nos últimos anos em relação a esse tema foram a realização de concursos de forma remota e a expansão e inclusão de etapas (ampliação da aplicação de entrevistas, exigência de experiência prévia, análise curricular), além do ingresso em diferentes níveis da carreira.

  • Mudanças na avaliação de desempenho

A normatização da avaliação de desempenho é o principal ponto em discussão atualmente. Procura-se construir um novo sistema de metas de desempenho que tenham maior impacto na progressão de carreira do servidor.

  • Ingresso e progressão de carreira

As propostas tratam sobre a redução da remuneração inicial e aumento no total de níveis de cada carreira. Também é debatida uma possível simplificação de carreiras que permita maior horizontalidade na atuação.

Aumento no número de concursos nos últimos anos

Nos anos de 2022 e 2023, foram autorizadas pelo Governo Federal o preenchimento de 7.579 vagas permanentes. Esse número é maior do que o somatório dos 6 anos anteriores (7.118):

Vagas autorizadas nos concursos públicos nos últimos 8 anos.

Vagas permanentes autorizadas nos últimos 8 anos.

Essa tendência de aumento no número de autorizações pós-pandemia já se tornou visível com a aplicação de provas para concursos aguardados já há muitos anos. Receita Federal, TCU, CGU, Senado Federal e Câmara dos Deputados são alguns dos exemplos.

Outro ponto de destaque são as empresas públicas. A Petrobras já convocou milhares de aprovados e ainda conta com outro edital já publicado para mais 900 vagas e formação de cadastro de reserva.

Já a Caixa Econômica Federal divulgou processo seletivo para seleção de 4.000 novos empregados.

E, claro, não podemos deixar de citar também o maior expoente desse boom, o Concurso Nacional Unificado, com previsão de preenchimento de 6.640 vagas. Ainda tem mais para esse ano:BNDES, BACEN, CVM… enfim, é só acompanhar o site do Estratégia, pois, tem vaga “ao gosto do freguês”!

Mudanças nos concursos públicos para 2025 e 2026?

Assim como em muitos mercados, a oferta de concurso é cíclica e fica evidente que atualmente estamos em um período de “alta”, como dito no jargão financeiro.

Então o que podemos esperar para os próximos anos?

Os salários da maioria dos servidores federais ficaram congelados por muitos anos até o fim da pandemia, gerando, atualmente, uma grande pressão para a recomposição de perdas e reestruturação de carreiras. Ademais, muitos órgãos estão com seu efetivo muito abaixo do ideal já há alguns anos e necessitam de reposição urgente de seus postos de trabalho em aberto.

Ainda, as projeções de crescimento do PIB para os anos de 2025 e 2026 estão abaixo da alcançada nos últimos dois anos e, soma-se a isso, a meta de redução do déficit e até o alcance de um possível superavit das contas públicas em 2025, demandando maior disciplina fiscal.

Assim dizendo, bons concursos ainda devem sair de 2025 para frente, mas demandas fiscais, reestruturações e reposições salariais podem ser priorizadas nesses próximos anos. Resumindo: 2024 tem tudo para ser o ano com maior número de vagas dos últimos tempos!

Conclusão

Os mais experientes devem lembrar dos longínquos anos de 2009 a 2012, em que a oferta de vagas era tão grande que ficava até difícil de escolher qual prova fazer, era edital quase toda semana!

Atualmente estamos revivendo um momento parecido, grandes oportunidades, com salários iniciais acima de R$ 20.000, são publicadas quase que semanalmente. É apenas o início de um grande ano e ainda dá tempo de se preparar e garantir a nomeação.

Contudo, a possibilidade de mudanças nas carreiras e, principalmente, no modelo de avaliação, podem fazer com que essa seja a última era de ouro dos concursos na forma como conhecemos.

E o que isso significa?

Não podemos afirmar se será bom ou ruim, mas a forma de preparação pode ser diferente da que estamos acostumados, talvez seja necessário o desenvolvimento de novas competências para conquistar a aprovação. Além disso, considerando o prazo de validade da seleção, um novo edital para esses órgãos pode demorar mais de 4 anos para ser publicado novamente. Resumindo: não vamos esperar que adiem nossos sonhos! Foquemos no que podemos controlar: analisar os editais, escolher o cargo dos sonhos e “mergulhar” nos PDFs e aulas do Estratégia para conquistar a aprovação ainda em 2024!

“Sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra alguém preparado.”

Sêneca

Saudações e aprovações,

Julio de Moraes

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos públicos em todo o país!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.