Artigo

Prova resolvida TRT SP Informática: comentários às questões FCC (Técnico e Analista)

Olá pessoal!

Venho aqui para comentar as questões de Informática com o gabarito que caíram para o TRT 2, aplicadas pela FCC, para os cargos de TJAA, AJAA, AJAJ e OFAJ (Técnico e Analista). Se você estiver procurando para os cargos de Analista de TI e Contabilidade, encontrará aqui.

Mas antes de conferir a correção, não deixe de participar do Ranking TRT SP para conferir seu desempenho na prova. Clique na imagem abaixo para cadastrar seu gabarito:

Vejamos:

TJAA

14. Para conhecer a finalidade de um comando no Linux, um Técnico precisará digitar um primeiro comando seguido do nome do comando que deseja conhecer. O primeiro comando que terá que utilizar, nesse caso, é o

(A) bash

(B) help

(C) man

(D) show

(E) ls

Comentários: MAN é o comando para ver o manual de instruções do sistema operacional para um determinado comando no Linux.

Resposta certa, alternativa c).

 

15. Considere a planilha abaixo, digitada no Microsoft Excel 2013, em português.

Na célula B10 deseja-se digitar uma fórmula que localize na coluna A a data contida na célula B9 (04/10/66), e exiba em B10 o índice correspondente a esse valor que se encontra na coluna B (0,001008243). A fórmula que deve ser digitada é

(A) =PROCV(B9;A3:B7;2)

(B) =SE(A?=B9;PRINT(B?))

(C) =PROCH(B9;A3:B7;2)

(D) =PROCURAR(B9;A3:B7;1)

(E) =LOCALIZAR(B9;A3:B7;1)

Comentários: O enunciado nitidamente traz o problema de pesquisar um valor em uma determinada coluna, e buscar a resposta na mesma linha, mas em outra coluna. PROCV é a função adequada para este  tipo de situação. No caso, a banca traz a função resposta sem o último parâmetro, VERDADEIRO ou FALSO. Neste caso, a função trata o último parâmetro como VERDADEIRO (correspondência aproximada), o que não prejudica o desempenho da função para o exercício em pauta.

Resposta certa, alternativa a),

Correção em vídeo aqui.

AJAA, TJAA, OFAJ

21. Para visualizar o endereço IP do computador em linha de comando, no Windows e no Linux, o Analista deve utilizar, respectivamente, as instruções

(A) ip /i mscomp e ip –i lxcomp

(B) net /ip e lan –ip

(C) show_ip this e get_ip lxcomp

(D) ipconfig e ifconfig

(E) ipWin e ipLx

Comentários: IPCONFIG é o comando do Windows para visualizar as propriedades da conexão de rede. IFCONFIG é o comando correspondente do Linux.

Resposta certa, alternativa d).

 

22. Um Analista selecionou o título de um texto digitado no Microsoft Word 2013, em português, e pressionou simultaneamente a combinação de teclas Ctrl + Shift + C. Em seguida, selecionou um fragmento do texto em outro local da página e pressionou simultaneamente a combinação de teclas Ctrl + Shift + V. Estas ações do Analista

(A) substituíram o fragmento de texto pelo título.

(B) colocaram o título centralizado e o fragmento de texto justificado na página.

(C) copiaram somente a formatação do título para o fragmento de texto.

(D) colocaram o título em negrito e o fragmento do texto sublinhado.

(E) incluíram o título no sumário do documento e o associaram ao fragmento de texto.

Comentários: CTRL+SHIFT+C e CTRL+SHIFT+V são comandos de atalho para o Pincel de Formatação, que copia e cola a formatação de um trecho de documento em outro.

Resposta certa, alternativa c).

 

23. No navegador Google Chrome, um Analista pressionou simultaneamente a combinação de teclas Ctrl + Shift + N para

(A) abrir uma nova janela para navegação anônima.

(B) fechar a aba (guia) atual.

(C) ir direto ao final da página, evitando o uso da barra de rolagem.

(D) imprimir o conteúdo da página.

(E) adicionar a página aberta na guia atual à lista de sites favoritos.

Comentários: CTRL+SHIFT+N é um dos comandos mais “famosos” do Chrome, pois abre a navegação anônima, com o objetivo de não deixar rastros no navegador.

Resposta certa, alternativa a).

 

24. No Microsoft Outlook 2013, em português, após clicar na opção Novo Email da guia Página Inicial, uma janela se abre para a digitação da nova mensagem de e-mail. Nessa janela há opções que possibilitam criar uma assinatura personalizada que será mostrada em toda nova mensagem. Essa assinatura pode ser criada a partir de um clique em

(A) Mensagem > Assinatura > Assinaturas > Assinatura de Email > Novo

(B) Identificação > Assinaturas > Criar assinatura

(C) Opções > Identificação > Assinaturas > Nova assinatura

(D) Inserir > Assinatura > Identificação > Nova assinatura

(E) Personalizar > Identificação > Assinatura > Nova assinatura

Comentários: Questão maldosa! No Outlook, tanto a Guia MENSAGEM quanto a Guia INSERIR possuem o botão Assinatura. Porém, após pressionar este botão, deve-se selecionar o item Assinaturas, escolher a aba Assinatura de email e pressionar o botão Novo para criar uma assinatura nova.

Resposta certa, alternativa a).

 

25. Um Analista descobriu que seu computador estava infectado por bots maliciosos. A primeira ação que o Analista deve realizar para proteger os dados deve ser:

(A) Instalar um antivírus e examinar o computador com seus recursos após a sua instalação.

(B) Instalar um antibot, que é uma variação de antivírus específica para proteger o computador contra bots e botnets.

(C) Reiniciar o computador para que o bot seja eliminado da memória.

(D) Abrir uma ordem de serviço para que o suporte técnico examine o computador.

(E) Desconectar o computador da rede o mais rápido possível.

Comentários: Um bot é um malware capaz de comunicar-se com um invasor, transformando a máquina infectada em uma máquina “zumbi”. Logo, ao tomar ciência deste fato, a PRIMEIRA (veja que é a primeira, não é a única) providência é desfazer a conexão de rede, pois o bot perde a sua eficácia ao perder o contato com o invasor. Depois, todos os procedimentos devem ser tomados no sentido de remover o malware da máquina, como, por exemplo, instalação e inspeção completa por uma ferramenta antimalware.

Resposta certa, alternativa e).

Veja a correção em vídeo aqui.

Considerações finais: Conforme esperado, a FCC faz provas difíceis em informática. Quem não estuda sequer tem chances, ao passo que os que puderam estudar a matéria com qualidade puderam ter um desempenho MUITO bom na prova. Espero que você esteja no segundo caso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.