Artigo

GABARITO EXTRAOFICIAL – PSICÓLOGO – TRT/RJ

Oi, pessoal!

Neste artigo, trago o gabarito extraoficial da prova para o cargo de Psicólogo do TRT/RJ que aconteceu hoje. Como são 30 questões, não foi possível transcrever todas as alternativas das questões, apenas os comandos dos enunciados, ok? Acompanhe pelo seu caderno de prova. Ao meu ver, a prova foi bem elaborada, a maior dificuldade foi ter incluído bastante referências bibliográficas. Por isso, ressalto a importância de trabalhar em nossos cursos algumas referências e citações de textos, pois na nossa área a tendência das bancas está cada vez maior em pedir a literalidade de trechos de livros e artigos. Acredito não haver nenhuma questão com possibilidade de recurso. Vamos lá?

 

31. Em relação ao atendimento às situações de emergência, assinale a alternativa correta.

COMENTÁRIOS:

A crise de fato deve ser entendida como acontecimento social e subjetivo.

RESPOSTA: B.

 

  1. O uso de substâncias psicoativas produz mudanças em uma ou mais funções do SNC (Sistema Nervoso Central), tendo efeitos cognitivos e comportamentais. Dentre tais efeitos, assinale a alternativa correta.

COMENTÁRIOS:

O delirium tremens é uma forma grave de abstinência do álcool e seus sintomas envolvem a diminuição da claridade de percepção do ambiente, confusão, alucinações e ilusões vívidas e tremores marcantes.

RESPOSTA: D.

 

  1. A efetividade é um dos aspectos que devem ser avaliados durante a realização do exame do estado mental. Ainda que o paciente não expresse verbalmente como se sente, o afeto é expresso por maio de gestos, do olhar, da postura e do tom de voz. Referente às manifestações da afetividade nos principais transtornos mentais, assinale a alternativa correta.

COMENTÁRIOS:

No TEPT, além dos sintomas depressivos e ansiosos, pode ocorrer um estado de embotamento afetivo (diminuição ou perda de reações emocionais), devido ao trauma vivido.

RESPOSTA: A.

 

  1. De maneira geral, é atribuição do profissional de psicologia desenvolver competências de comunicação interpessoal, de modo a estabelecer relações que promovam benefícios aos pacientes e seus familiares. Considerando que o profissional deve estar qualificado para realizar acolhimento e escuta qualificada nas mais variadas situações, assinale a alternativa correta.

COMENTÁRIOS:

A aceitação do outro e a empatia são fundamentais no acolhimento de um usuário.

RESPOSTA: D.

 

  1. A elaboração de documentos decorrentes da avaliação psicológica é parte integrante da prática profissional em Psicologia. Em relação ao Relatório Psicológico, de acordo com a Resolução no. 007/2003 do Conselho Federal de Psicologia, é correto afirmar que esse documento deve conter, no mínimo, os seguintes itens:

 

COMENTÁRIOS:

Questão dada!

Itens do relatório: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise, conclusão.

RESPOSTA: C.

 

  1. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Na entrevista clínica para recomendação diagnóstica terapêutica, dentre outras habilidades, o profissional de Psicologia também deve ser capaz de:

 

  1. facilitar a expressão dos motivos que levaram o paciente a buscar ajuda.
  2. evitar o confronto das contradições e esquivas do paciente.
  3. confrontar esquivas e contradições do paciente.
  4. reconhecer defesas e modos de estruturação do paciente.

COMENTÁRIOS:

De acordo com Tavares (2000), para levar uma entrevista a termo de modo adequado, o entrevistador deve ser capaz de:

1) estar presente, no sentido de estar inteiramente disponível para o outro naquele momento, e poder ouvi-lo sem a interferência de questões pessoais;

2) ajudar o paciente a se sentir à vontade e a desenvolver uma aliança de trabalho;

3) facilitar a expressão dos motivos que levaram a pessoa a ser encaminhada ou a buscar ajuda;

4) buscar esclarecimentos para colocações vagas ou incompletas;

5) gentilmente, confrontar esquivas e contradições;

6) tolerar a ansiedade relacionada aos temas evocados na entrevista;

7) reconhecer defesas e modos de estruturação do paciente, especialmente quando elas atuam diretamente na relação com o entrevistador (transferência);

8) compreender seus processos contratransferenciais;

9) assumir a iniciativa em momentos de impasse;

10) dominar as técnicas que utiliza.

RESPOSTA: B.

 

  1. Relacione a modalidade de testes psicológicos com os respectivos instrumentos e assinale a alternativa com a sequência correta.

Modalidades:

  1. Teste de Personalidade.
  2. Teste de Aptidão.
  3. Teste de Inteligência.

Instrumentos:

(   ) TAT.

(   ) G – 38.

(   ) IFP – II.

(   ) BFM – 3.

(   ) STAXI – 2.

(   ) WAIS – III.

COMENTÁRIOS:

TAT (1 – TESTE DE PERSONALIDADE)

G – 38  (3 – TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA)

IFP – II (1 – TESTE DE PERSONALIDADE)

BFM – 3 (2- TESTE de APTIDÃO)

STAXI – 2 (1 – TESTE DE PERSONALIDADE)

WAIIS III (3 – TESTE DE INTELIGÊNCIA)

RESPOSTA: D.

 

  1. Em relação às caraterísticas do Transtorno de Personalidade Evitativa (DSM V), é correto afirmar que

COMENTÁRIOS:

Para a 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5 (2014), o Transtorno da Personalidade Evitativa é um padrão difuso de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, ou seja, trata-se de um transtorno onde nota-se uma timidez predominante, sentimento de incapacidade, alta sensibilidade a repressões e críticas, com tendência ao isolamento social.
RESPOSTA: E.

 

  1. De acordo com o Código de Ética profissional do  Psicólogo, assinale a alternativa correta.

COMENTÁRIOS:

De acordo com o Código de Ética

Art. 12 – Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho.

RESPOSTA: B.

 

  1. Referente às características alguns transtornos mentais, assinale a alternativa INCORRETA.

COMENTÁRIOS:

Na demência, há perturbação da capacidade crítica e de julgamento.

RESPOSTA: C.

 

  1. Em relação ao matriciamento em saúde mental, é correto afirmar que:

COMENTÁRIOS:

O apoio matricial ou matriciamento em saúde é uma nova proposta de entendimento sobre o conceito de saúde e doença que busca compreender a realidade das comunidades de forma compartilhada, sendo a interconsulta o principal instrumento do apoio matricial na atenção primária. A interconsulta consiste na avaliação interdisciplinar do usuário visando uma compreensão integral do seu processo de saúde e/ou doença, ampliando e estruturando a abordagem e a construção de projetos terapêuticos.

RESPOSTA: E

 

  1. Em relação à avaliação psicológica, é correto afirmar que:

COMENTÁRIOS:

A avaliação psicológica é a ÁREA DA PSICOLOGIA responsável pela operacionalização das teorias psicológicas em eventos observáveis (PRIMI, 2003).

RESPOSTA: E.

 

  1. Assinale a alternativa INCORRETA quanto à linguagem adequada a ser utilizada para cada tipo de profissional a quem se destina o documento decorrente de avaliação psicológica.

COMENTÁRIOS:

Ao produzir um documento para um advogado, o psicólogo não deve deixar margem para que o advogado use as conclusões conforme a causa.

RESPOSTA: C.

 

  1. Em relação à psicossociologia do trabalho, assinale a alternativa correta.

COMENTÁRIOS:

De acordo com Freud (1921): “o outro, como modelo, nos leva a explorar caminhos e as formas de identificação (a alguém, a valores, a ideologia) na escolha de uma profissão, na constituição da profissionalidade, a elaboração das regras e dos valores do trabalho.”

RESPOSTA: B.

 

  1. Em relação às avaliações de desempenho nas organizações, é correto afirmar que:

COMENTÁRIOS:

A avaliação de desempenho é um processo que serve para julgar ou sistematizar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa, sobretudo, qual é a sua contribuição para a organização.

RESPOSTA: A.

 

  1. Assinale a alternativa que compreende as situações que apresentam maior risco ao desenvolvimento de alcoolismo e outras adições.

COMENTÁRIOS:

Atividades socialmente desprestigiadas por envolverem atos ou materiais considerados desagradáveis ou repugnantes, grande densidade da atividade mental associada a altas exigências cognitivas e trabalho perigoso são situações que apresentam maior risco ao desenvolvimento de alcoolismo e outras adições.

RESPOSTA: E.

 

  1. Em relação à ajuda psicológica por meio de psicoterapia, nos casos de portadores de LER/DORT, é correto afirmar que:

COMENTÁRIOS:

A psicoterapia nos casos de LER/DORT atua no auxílio à reconstrução da identidade e no tratamento do sofrimento decorrente dos diversos fatores socioemocionais relacionados ao desenvolvimento da doença.

RESPOSTA: D.

 

  1. Em relação à cultura organizacional, assinale a alternativa correta:

COMENTÁRIOS:

Os elementos da cultura organizacional fornecem uma interpretação para os membros da organização, produzindo de certa forma um controle embutido sobre os membros.

RESPOSTA: B.

 

  1. Em relação ao comportamento organizacional, a correspondência entre autor e conceituação NÃO está correta em qual das alternativas a seguir?

COMENTÁRIOS:

Robbins (2002:6): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.”

RESPOSTA: B.

 

  1. A Teoria da Expectância foi desenvolvida por:

COMENTÁRIOS:

A Teoria da Expectativa é de Vroom.

RESPOSTA: A.

 

  1. Em relação à liderança organizacional, assinale a alternativa INCORRETA.

COMENTÁRIOS:

Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados. Hersey e Blanchard, estudiosos que desenvolveram a teoria da Liderança Situacional, identificaram que o líder de alta performance utiliza-se de diversas formas de liderar, adaptando-se de acordo com o perfil de cada profissional, avaliando aspectos como condições técnicas e inteligência emocional e aliando esses fatores ao contexto.

RESPOSTA: D.

 

  1. Em relação à gestão de conflitos interpessoais e técnicas de mediação, assinale a alternativa correta.

COMENTÁRIOS:

De acordo com Alto, et. al (2009), negociação é o processo dinâmico por meio do qual duas partes buscam um acordo mutuamente satisfatório, em que cada parte procura obter um grau ótimo de satisfação. As negociações são baseadas em relações assertivas, onde as pessoas se encontram e falam francamente sobre seus interesses, expectativas, vantagens, benefícios, medos, dúvidas. Busca-se um acordo como consequência de decisões entre as partes.

RESPOSTA: E.

 

  1. Sobre a gestão por competências, assinale a alternativa correta.

COMENTÁRIOS:

A gestão por competências é uma forma eficaz de identificar o potencial e o estágio atual de desenvolvimento dos funcionários. Além disso, ao definir-se as competências relacionadas ao cargo, o indivíduo terá maior facilidade para avaliar-se e aceitar feedback.

RESPOSTA: E.

 

  1. Em relação ao clima organizacional, assinale a alternativa correta.

COMENTÁRIOS:

As pesquisas de clima podem ajudar a gerir mudanças que visam eficiência e eficácia.

RESPOSTA: E.

 

  1. Em relação a Programas de Preparação para a Aposentadoria, é correto afirmar que:

COMENTÁRIOS:

É a oportunidade para o trabalhador receber informações e adotar estilos de vida saudáveis, bem como reconstruir o seu projeto de vida.

RESPOSTA: C.

 

  1. Em relação à Psicodinâmica do Trabalho, é correto afirmar que:

COMENTÁRIOS:

Em ter que lidar com situações e imprevistos no trabalho, o trabalhador vai desenvolvendo um saber que ajuda a minimizar o sofrimento e transformá-lo em prazer.

RESPOSTA: D.

 

  1. Em relação ao fenômeno de estresse ocupacional, assinale a alternativa INCORRETA.

COMENTÁRIOS:

O estresse pode ser positivo (eustress) ou negativo (distress). Logo, a alternativa B está incorreta.

RESPOSTA: B.

 

  1. Em relação ao assédio moral, assinale a alternativa correta.

COMENTÁRIOS:

Segundo Marie-France Hirigoyen , o assédio em local de trabalho está ligado a qualquer conduta abusiva em relação a uma pessoa (seja por comportamentos, palavras, atos, gestos ou escritas) que possa acarretar um dano à sua personalidade à sua dignidade ou mesmo à sua integridade física ou psíquica, podendo acarretar inclusive perda de emprego ou degradação do ambiente de trabalho em que a vítima está inserida.

RESPOSTA: B.

 

  1. Em relação ao processo de readaptação profissional, assinale a alternativa correta.

COMENTÁRIOS:

Para o trabalhador, a reinserção no trabalho envolve os significados de entender a sua nova condição – a de readaptado – e isso envolve sentimentos de perda, frustração e fracasso, bem como relações singulares que ocorrem no próprio contexto de trabalho.

RESPOSTA: C.

 

  1. Em relação às atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal, é correto afirmar que:

COMENTÁRIOS:

O treinamento é um processo cíclico e contínuo, composto de quatro etapas, sendo elas, diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.

RESPOSTA: C.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • "Confrontar o paciente" é diferente de "confronta-lo gentilmente". Numa prova esses detalhes fazem diferença. Sem falar que tem entrevistas, como a motivacional, que evitam o confronto. Errei a questão por causa do detalhe.
    Isabela em 11/06/18 às 09:42
  • Marina, eu vi que na questão 33 tratando de labilidade afetiva tambem esta certa. Ou não???
    Rafaela Cruz em 10/06/18 às 23:05
  • @Estratégia Concursos verifiquei o gabarito de Psicologia, por favor pede a Mariana para verificar a questão 41 letra E está expressa nas diretrizes da politica nacional de atenção às Urgências.
    Oslem Klesiano Lima Gomes em 10/06/18 às 22:05