Artigo

Comentários sobre as provas objetivas do concurso de AFT 2013

Oi amigos,

Espero que os (as) alunos(as) do site tenham ido bem na prova, apesar dos percalços!

Adianto que lendo agora a prova não encontrei nenhuma possibilidade de recurso; caso alguém perceba chance de recurso, por favor me avise por e-mail que faço a análise.

Vamos aos comentários das 3 disciplinas que ministrei, cujas questões representaram cerca de 1/3 da P2:

Direito do Trabalho

Em minha opinião as questões de Direito do Trabalho vieram com um nível muito simples para uma prova de AFT.

Todas poderiam ter sido resolvidas com o curso do Estratégia, que foi elaborado com o objetivo de permitir uma preparação muito maior do que a necessária para acertar estas questões.

Legislação do Trabalho

Foi uma surpresa negativa. A matéria foi desprestigiada pela Banca, e contou com pouquíssimas questões.

Tivemos somente questões sobre as NR 3, 5, 6, 15, 18, 23, 28, 31 e 36.

As questões sobre o Anexo 8 da NR 15 (185) e sobre a NR 36 (162) não constavam do curso; as demais estavam todas comentadas em aula.

Segurança e Saúde no Trabalho

Questões sobre Convenções da OIT: as 2 questões na prova poderiam ter sido resolvidas com a leitura das aulas 02 e 03 do curso de SST. A questão 186 tratava do artigo 8 da Convenção 148, enquanto a 187 tratou de matéria regulamentada no artigo 4 da Convenção 81.

Questões sobre LER/DORT: as 3 questões na prova poderiam ter sido resolvidas com os comentários da aula 05 do curso de SST. Na questão 198 os fatores são “frio, vibrações e pressões”, e não “vibrações, calor e ruído” (vide pág 15). Sobre a questão 199, quem ficou em dúvida pode consultar a página 21, sobre “Comportamentos e hábitos relevantes”.

Questões sobre Pneumoconioses: as 3 questões na prova poderiam ter sido resolvidas com os comentários da aula 06 do curso de SST. Sobre a questão 200, vide quadro da página 21; questão 201, o correto seria carvão mineral (página 41); na questão 202, sobre asbestose, o que se permite no Brasil é o uso do amianto crisotila (pág 38 e seguintes).

Questões sobre estatísticas de acidentes: o Anuário Estatístico da Previdência Social traz uma infinidade de números, e decorá-los é missão impossível.

Sobre as questões 192 e 193, onde foram exigidas estatísticas, ver página 38 da aula 07 do curso de SST (a banca extraiu estes dados das páginas dos Anuários 2006 e 2011 que comentamos ali).

Esta matéria (SST) será exigida na prova discursiva, para a qual existe um curso de Temas disponível no site.

Também aproveito para informar que lancei, em parceria com o colega Antonio Daud Jr, um curso de discursivas com correção individual , limitado a 50 alunos(as).

Neste curso serão corrigidos (em conteúdo e forma) temas de SST e Direito do Trabalho. Outro atrativo do curso é que iremos elaborar uma aula extra com os erros mais comuns corrigidos pelo universo de alunos matriculados no curso.

—————

Alguns colegas já me enviaram e-mails ou entraram em contato pelo Facebook dizendo que foram muito mal na prova, e que ainda não foi dessa vez. A todos que tiveram um desempenho insuficiente deixo a mensagem de que concurso é assim mesmo: muitas vezes as matérias são alteradas, a Banca muda, o estilo de cobrança muda, então faz parte.

Quem realmente quer passar pode até ficar chateado por alguns dias com este resultado ruim, mas depois é sacudir a poeira e continuar na luta, que uma hora os planos dão certo e seu nome aparecerá na lista de aprovados!

Grande abraço,

Prof Mário Pinheiro

https://www.facebook.com/mario.pinheiro.18

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.