Artigo

Recursos Redação TRF-5 – Macroestrutura (conteúdo)

Aula 00: Recursos para a prova discursiva TRF-5 2018

 

Técnico Judiciário – Área Administrativa: “Ciência e Desenvolvimento”

 

Analista Judiciário – Área Administrativa

Analista Judiciário – Área Judiciária

Oficial de Justiça:

“Cultura, Diversidade, Mitos”

Estrategianos, tudo bem?

Estou muito feliz em ter sido convidado pelo Coordenador de Provas Discursivas, Professor Carlos Roberto, para auxiliá-los nesta fase de extrema importância de seu concurso: recursos para a prova discursiva (macroestrutura) do concurso do TRF-5, organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Antes de iniciarmos, quero fazer uma breve apresentação:

Meu nome é Raphael Reis, sou graduado em História (UFJF), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF), MBA em Organização de Campanha Eleitoral (Uninter) e Mestre em Sociologia da Educação (UFJF). Atualmente, trabalho no Estratégia Concursos/ENEM com as disciplinas de Filosofia, de História e de Sociologia.

 Inicialmente, gostaria de dar-lhes os parabéns por terem chegado até aqui em um concurso tão concorrido e de altíssimo nível organizado pela banca FCC, a qual, certamente, testou seus conhecimentos e comprovou que vocês estão aptos para, a qualquer momento, ingressarem de forma majestosa na Administração Pública do nosso país. Quem sabe não chegou a hora, não é verdade? Nós, do Estratégia, trabalhamos com afinco para que isso se concretize!

Malgrado as dificuldades vivenciadas em sua trajetória até aqui, devo informar-lhes que ainda é cedo para qualquer tipo de comemoração ou desistência, pois o jogo só acaba quando o juiz apita o final da partida e, no seu caso, esse apito ainda não foi dado.

Professor, mas a classificação muda tanto assim após os recursos da prova discursiva? Posso dizer que quem acompanha os concursos públicos há muitos anos, que essa fase é tão importante quanto a elaboração do texto discursivo que você fez no dia da sua prova. Porém, há possibilidade real de a nota ser majorada? Não só existe essa possibilidade, como temos conseguido resultados significativos nos últimos concursos públicos. Alguns pontinhos a mais podem salvar sua classificação e, por conseguinte, sua aprovação.

Nem sempre a banca erra ao corrigir sua prova, mas isso pode acontecer! Nem sempre a banca te devolve a pontuação quando está errada, mas isso pode acontecer! Nem sempre a banca te dá uma nota abaixo daquela que realmente lhe é devida, mas isso pode acontecer!

Portanto, meus amigos, entrar com recursos na sua prova discursiva é algo necessário para quem ainda se vê com chances de conseguir a classificação dentro das vagas.

O meu foco aqui é avaliar apenas a MACROESTRUTURA do seu texto (domínio do conteúdo).

Sem mais delongas, vamos ver o que dispõe o edital sobre os critérios de avaliação de sua redação, bem como o processo de recurso. Vamos lá!

Sua prova será avaliada nos seguintes itens:

12.6. Na Prova Discursiva – Redação, considerando-se que o texto constitui uma unidade, os itens discriminados abaixo serão avaliados em estreita correlação:

12.6.1. Conteúdo – até 40 (quarenta) pontos:

  1. a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
  2. b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
  3. c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.

12.6.1.1. A nota será prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de textos e de questões apresentados na prova.

12.6.2. Estrutura – até 30 (trinta) pontos:

  1. a) respeito ao gênero solicitado;
  2. b) progressão textual e encadeamento de ideias;
  3. c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

12.6.3. Expressão – até 30 (trinta) pontos:

  1. a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o Cargo/Área;
  2. b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
  3. c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

12.6.3.1. A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com o conteúdo desenvolvido.

Ok, professor, entendi, mas como fazer o recurso contra o resultado provisório da prova discursiva?

Você tem que ser bem esperto e agir rápido!

Os candidatos poderão ter acesso à prova discursiva e aos espelhos de avaliação e interpor recurso contra o resultado provisório na prova discursiva, no dia 21 de fevereiro de 2018 até o dia 22 de fevereiro de 2018 (horário  oficial  de  Brasília/DF),  no  endereço  eletrônico da banca organizadora, por meio do Sistema de Interposição de Recursos.

Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.

É fundamental que vocês tenham acesso ao caderno de respostas o mais rápido possível até o dia 21 de fevereiro para que possamos preparar seu recurso de forma bem fundamentada e com tranquilidade, ok?

Assim que você tiver acesso ao seu caderno de respostas, deverá me disponibilizar por meio da área do aluno no site Estratégia Concursos o mais rápido possível, os seguintes arquivos:

1) Cópia escaneada legível da sua redação;

2) Texto escrito em arquivo separado (doc. “word”) da sua prova discursiva;

3) Barema da banca (avaliação que lhe foi atribuída em cada item).

Devo lembrar-lhes que as vagas são limitadas – temos somente 5 (cinco)  vagas para cada cargo mencionado, pois, haja vista o tempo exíguo para a elaboração dos recursos, é necessário impor esse limite para que eu possa atender a todos com a qualidade necessária e em tempo hábil (só vamos aceitar o envio até 4 horas antes do prazo final). Após a confecção dos recursos, será de inteira responsabilidade do aluno enviá-los para avaliação da banca examinadora no site da FCC.

IMPORTANTE!

– a contratação do nosso serviço não garante a majoração da sua nota! É uma possibilidade!

– ao receber o seu texto, vou avaliar de maneira muito honesta, fazendo uma análise minuciosa de cada erro apontado pela banca. Se não houver possibilidade de recurso, devolveremos 70% do valor;

– Caso o aluno opte por entrar com recurso tanto de Conteúdo quanto de Expressão e Estrutura, será de sua responsabilidade a consolidação das propostas em um único arquivo;

– Não há possibilidade de pagamento por boleto bancário;

Comprometo-me a doar meu máximo em prol de conseguirmos alguns pontos ou décimos em sua nota final. Contudo, isso dependerá, em grande parte, do texto que foi produzido por você e das margens que ele nos deixou para que possamos argumentar com o examinador a possibilidade de majoração de sua pontuação.

Feitos esses esclarecimentos, desejo-lhes boa sorte com os recursos e espero, sinceramente, que obtenhamos êxito para que possamos comemorar sua aprovação!

Coloco-me à disposição de vocês neste próximo desafio!

Link para os adquirir o curso de Recursos:

Técnico Judiciário – Área Administrativa: “Ciência e Desenvolvimento”

Analista Judiciário (área administrativa, área judiciária e oficial de justiça): “Cultura, Diversidade, Mitos”

Contatos:

 YouTUbe: Don Raphael Reis

Face: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

E-mail da Coordenação de Recursos: [email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigada por responder, professor. Farei isso mesmo, pois não acredito que tenha descumprido nenhum critério. Obrigada mesmo .
    Rafaela em 27/02/18 às 18:07
  • Olá, Rafaela! A banca menciona quando é nota zero ou quando a prova não foi corrigida devido ao não cumprimento de algum critério estabelecido em edital. Se você fez os pontos suficientes na prova objetiva para que a sua prova discursiva fosse corrigida e não descumpriu o edital, recomendo você enviar um e-mail para a banca organizadora e conversar com algum advogado para analisar possibilidades jurídicas como o mandado de segurança. Abs e espero que dê certo.
    Raphael de Oliveira Reis em 26/02/18 às 13:56
  • Preciso de uma informação importante . Fiz a prova pra técnico fiquei em 3 lugar nas cotas e em 44 no geral . quando fui olhar o espelho da minha discursiva todos os critérios estavam sem nota alguma, porém não acredito que tenha zerado a redação pois já reli várias vezes e estou dentro do padrão adotado pela banca . acham que a minha discursiva pode não ter sido corrigida devido a algum erro ou zerei de fato ? por favor me ajudem, estou angustiada .
    rafaela em 26/02/18 às 12:10