Artigo

Não passei no Concurso. E agora?

Não passei no concurso público. E agora?

A cada ano, milhares de pessoas se candidatam para fazer provas de concurso público nas mais diversas variadas áreas.

Os motivos que levam boa parte destes candidatos a não conseguirem a aprovação são diversos, e vão desde o número dos concorrentes até à pequena quantidade de vagas e pouca dedicação para o estudo. Com a reprovação, muita gente acaba desanimando e desistindo da carreira pública.

Se você quer realmente passar em um concurso público e se dedica ao estudo com regularidade, é importante que também esteja preparado para a reprovação. Infelizmente, não passar nas provas ou não ter a quantidade necessária de pontos ou mesmo a qualificação exigida faz parte desse processo.

O importante é não desistir pelo fato de não ter sido aprovado e usar a própria reprovação como experiência para provas futuras.

Pensando isso, e também no intuito de ajudar você a entender o deve ser feito quando não se atinge o resultado esperado, selecionamos nesse post três dicas essenciais para você seguir e alcançar o resultado positivo no próximo concurso público.

Confira!

O que fazer quando não se consegue uma aprovação no concurso público

A primeira coisa que você deve fazer quando souber que não foi aprovado no concurso que fez é:

  1. Analise o seu método de estudo

Se você não foi aprovado, talvez seja uma boa hora de analisar seu método de estudo, ou seja, como está se organizando para estudar e de que forma efetivamente está encarando toda a sua preparação.

Tudo começa com um planejamento de estudos bem feito que delimite um cronograma a ser seguido.

Assim, todas as disciplinas devem ser estudadas de acordo com um determinado prazo. O ideal seria estipular também um período para rever alguma questão mais complicada que tenha te deixado em dúvida.

Se preparar para fazer todas as etapas de um concurso público significa também que é preciso considerar e determinar os períodos de descanso. Sim, para passar nas provas você vai precisar também ter relaxado durante o estudo.

Esse período de descanso é fundamental para garantir um melhor aprendizado. Mesmo que você conte com pouco tempo até o dia da realização da prova, o descanso é algo que não pode faltar no seu planejamento de estudos.

  1. Faça novamente o exame da reprovação

Outra dica muito importante é pegar a prova na qual não passou e refazê-la em outro momento.

Mas, não adianta fazer isso dois dias depois que saiu o resultado. Provavelmente, o sentimento de não ter sido aprovado vai te dominar e você não vai conseguir analisar tudo de maneira adequada.

Espere uns dias ou semanas para refazer a prova do concurso público e analise cuidadosamente todas as questões para saber quais os enunciados que te deixaram em dúvida.

Assim você vai conseguir identificar onde e por que errou e descobrir em quais disciplinas precisa se dedicar mais para alcançar o seu objetivo em uma próxima oportunidade.

  1. Saiba lidar com o seu emocional

Para estar realmente preparado e com chances de ser aprovado no concurso público dos seus sonhos você deve saber lidar bem com o seu emocional.

Não adianta nada se dedicar e virar madrugadas para revisar as disciplinas se você não estiver bem emocionalmente.

Entenda que para se dar bem e obter um excelente resultado nas provas de concurso público é preciso estar com o seu estado emocional em dia.

Supere a sua derrota inicial e, para relaxar, dedique um tempo de lazer junto das pessoas que gosta e também fique um período sozinho sem fazer nada. Outra coisa que ajuda muito é se exercitar regularmente, seja na academia ou em um espaço aberto.

Comece de novo!!!

Reveja seu método de estudo, analise a prova, descanse e comece de novo! A tão sonhada aprovação vai chegar em breve. Você só precisa saber lidar com as derrotas e aprender com elas, para que em uma próxima oportunidade, os erros cometidos não se repitam e assim você tenha a chance de conquistar a aprovação no concurso público desejado.

Gostou do artigo?

Siga-me no Instagram: @profeduardodarocha

Grande Abraço!

Eduardo da Rocha

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa tarde! Bom artigo, recomeçar de novo...
    JOSE GUILHERME em 22/01/18 às 16:18