Artigo

5 TÉCNICAS PARA AUMENTAR SIGNIFICATIVAMENTE SEU DESEMPENHO EM RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

Resolver questões é a base de qualquer preparação para concurso público. 

Através das questões analisamos o grau de aprendizado, o nível de conhecimento a respeito de um determinado assunto e eventuais medidas que devem ser tomadas para aumento do desempenho.

Um estudo para concurso desacompanhado de resolução de questões é altamente ineficaz e pode estar arruinando toda a sua preparação.

Por que resolver questões?

A resolução de questões te proporcionar maior familiaridade com a forma que aquele conteúdo é cobrado nas provas. Além disso, é através das questões que você aprofunda seu entendimento do assunto e vislumbra o que realmente a banca organizadora espera de você.

Muitas pessoas negligenciam o essa parte do estudo e não conseguem se sair bem nas provas. Elas até possuem uma bagagem teórica qualificada, mas por não saberem como esse conteúdo é cobrado acabam não se saindo tão bem.

As questões de concursos costumam se repetir nas provas. Dessa forma, quanto mais questões você fizer ao longo de sua preparação, mais apto você estará, mais eficiente será a sua resolução no dia da prova e consequente melhores serão as suas chances de aprovação.

Estudo reverso é efetivo?

Pra quem não sabe, o estudo reverso é uma modalidade de estudo que consiste em resolver questões antes mesmo da teoria. Muitos alunos se perdem ao tentarem usar essa metodologia e acabam se frustrando. 

Para o aluno iniciante, que nunca teve contato com o estudo para concurso, essa metodologia é altamente não recomendada, pois para que ela ocorra com efetividade, é imprescindível que o aluno tenha, mesmo que há algum tempo, um conhecimento prévio do assunto. 

Por isso, essa metodologia pode ser utilizada com eficiência para aqueles estudantes que estam parados, mas que já estudam para concurso há alguns anos.

Dito isso, vou compartilhar com você técnicas de resolução de questões, através de simples, mas poderosas 5 técnicas, que melhoraram meu desempenho nas provas.

Preparado? Então continue lendo esse artigo e conheça as 5 técnicas mais efetivas em resolução de questões

  1. Desmembre por assunto

Ao iniciar as questões de determinada disciplina tenha em mente que você precisar monitorar o seu desempenho, aliás esse é o grande objetivo da resolução de questões, avaliar quão efetivo está sendo seus estudos. Ou seja, você precisa saber, dentro daquela disciplina qual assunto você está bem, qual assunto você está mal e assim por diante.

Dessa forma, a primeira técnica para aumentar seu desempenho é desmembrar as questões por assunto.

Em diversos sites de questões de concurso isso pode ser feito simplesmente com o uso de filtros específicos que separam a disciplina, o assunto, a banca a serem estudados com aquilo que você pretende estudar.

Feito isso você conseguirá avaliar dentro de cada disciplina, qual assunto necessita de sua maior atenção e qual você está se saindo bem, e também qual assunto ainda gera dúvidas.

  1. Identifique o tipo de questão 

Feito o desmembramento, vem a técnica seguinte: identificação do tipo de questão.

As provas em geral são confeccionadas com graus de dificuldade variados. Então numa mesma prova você encontrará questões fácies, questões intermediárias e questões avançadas.

Identificar o tipo de questão é fundamental para a otimização do seu tempo, para melhor preparação do seu estudo, para aumento do seu desempenho e maior absorção do conteúdo.

Dentre os tipos de questões podemos classificá-las:

Questões tipo 1: questões convictas

São questões que isentas de dúvidas, as quais você está convicto da resposta e confiante a respeito do conteúdo. É aquele tipo de questão que você lê e tem certeza do que se pede e mais certeza ainda do que você sabe a respeito do que é cobrado. 

Questões tipo 2: questões com dúvida

São questões que comumente você vai se deparar ao longo da sua preparação. São aquelas que você sabe o que está pedindo, já estudo aquele conteúdo, entrentanto está em dúvida em algumas alternativas da questão ou ainda não se lembra totalmente daquele conteúdo

Questões tipo 3: questões desconhecidas

São as mais temidas numa prova. Questões que desconhecemos absolutamente o conteúdo, ou definitivamente não lembramos aquele assunto.

Para cada tipo de questão existe uma técnica específica de como você deve agir e é o que falarei a seguir

  1. Proceda separadamente

Comece pelas Questões tipo 1

Ao priorizar as questões tipo 1 para resolver, você ganha tempo de estudo e além disso aumenta significativamente da sua autoconfiança. 

Um dos pontos que também é negligenciado por boa parte dos concurseiros é a parte emocional envolvida na preparação e no dia da prova do concurso. Tenha consciência das suas emoções, saiba controlá-las e aumente sua capacidade de resposta diante das questões.

À medida em que você vai vendo que sabe das questões e verifica que está acertando, sua autoconfiança se eleva e a atenção às outras questões cresce, aumentando assim suas chances de ir bem nas questões mais difíceis.

Ademais, na sua prova é possível que o conteúdo das questões tipo 1 tenha relação com algum conteúdo de uma questão do tipo 2, ou ate mesmo tipo 3 por exemplo. 

Então concentrando suas energias nessas questões inicialmente, com certeza você estará se preparando da melhor forma para sua prova.

Questões tipo 3

Para as questões tipo 3, por sua vez, recomenda-se o estudo mais aprofundado do conteúdo teórico, uma vez que como você não conhece aquele assunto ou não lembra, o mais efetivo a ser feito é partir para a base teórica.

Aqui você pode fazer uso das videoaulas, dos pdfs, dos livros disponíveis e atualizados, etc.

O mais importante nesse tipo de questão é, além de fazer o estudo ativo da teoria, criar seus próprios resumos resumos para futura revisão.

Questões tipo 2

Podemos tratar esse tipo de questões sob duas óticas:

  • Revisar as questões erradas 

Lembre-se que nas questões tipo 2, você já estudou o conteúdo, mas está em dúvida em algum ponto, ou não tem certeza absoluta se afirmativa está correta. Então recomenda-se que, após a correção com o gabarito, você crie um material de resumo, podendo ser tanto mapa mentais, quanto resumos no próprio caderno, e até mesmo flash cards relacionados ao assunto.

  • Revisar as questões certas

Aqui está o pulo do gato.

Normalmente somos inclinados a negligenciar as questões que estamos com dúvidas, mas, após conferência com o gabarito, acertamos. 

Esse tipo de atitude é responsável por nos manter no mesmo patamar por um bom tempo, sem visualizar alguma evolução aparente.

O que fazer?

Semelhantemente às questões tipo 2 que erramos, nas questões tipo 2 que acertamos, precisamos anotar o conteúdo no nosso material de revisão, para futura visualização, evitando assim erros recorrentes nesse tipo de questão que involuntariamente acabamos não dando a devida importância.

  1. Entenda o que a questão pede

Outra técnica essencial para perfeita compreensão do que se pede numa questão é o destaque às palavras chaves.

Em algumas questões por pura e simples malícia do examinador são inseridas palavras como não, incorreta, somente, entre outras, que invertem totalmente o sentido de todo o enunciado da questão.

Estar atentos a estes tipos de palavras grifando/sublinhando/desenhando ajuda na visualização da real intenção da questão, evitando assim o cometimento de erros bobos, que podem acabar te deixando fora das vagas.

5. Crie uma planilha de desempenho

Por fim crie uma planilha de desempenho

A essa altura do campeonato não é possível que você ainda não monitore seu desempenho na resolução de questões. Existem planilhas automatizadas que facilitam nessa tarefa e retornam dados importantíssimos na sua preparação.

Por meio dela é possível mapear os pontos fortes e deficientes em cada assunto de cada disciplina do edital, bem como avaliar a evolução da teoria e o tempo de resolução das questões.

Tudo isso para você estar o mais bem preparado possível para o dia da sua prova.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito muito bom!! Só gostaria de saber onde posso encontrar esta planilha automatizada de desempenho por favor.
    Márcia em 17/05/20 às 23:41
  • Excelente artigo meu amigo.
    wessclen em 16/05/20 às 20:03
  • Excelente!! Obrigada!!
    Flávia Cortes em 16/05/20 às 16:34