Artigo

XXV Exame da OAB: conheça as regras do edital

O período de inscrições do XXV Exame da OAB está encerrado desde as 17h de 2 de fevereiro de 2018.

O valor da taxa é de R$ 260,00 e deve ser pago até às 23:59h do dia de març2018, também a data limite da emissão da segunda via do boleto bancário.

Em 22 de fevereiro será publicado o edital de inscrição para os candidatos que queiram solicitar o reaproveitamento do resultado da 1ª fase do Exame anterior, a famosa repescagemFique atento!

A aplicação da prova objetiva (1ª Fase) está prevista para o dia 8 de abril, ao passo que a 2ª Fase (prova prático-profissional) está marcada para o dia 27 de maio de 2018.

Em 23 de janeiro de 2018 foi publicado, pelo Conselho Federal da OAB e pela Fundação Getúlio Vargas,  o edital da 25ª edição do Exame de Ordem Unificado. A publicação segue a previsão contida no calendário oficial divulgado pelo órgão de classe da advocacia em janeiro.

Aqui você pode conferir as principais regras que regem as provas.

Requisitos para a inscrição no Exame

Podem se inscrever os bacharéis em Direito, ainda que pendente a colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada.

Além disso, também estão autorizados a se inscreverem os estudantes de Direito que comprovem estar cursando os últimos dois semestres do bacharelado.

Os portadores de diploma estrangeiro poderão se inscrever no exame, desde que tenham concluído o procedimento de revalidação até a data limite para o pagamento da taxa de inscrição.

O candidato prestará o exame no local no Conselho Seccional da OAB onde concluiu o curso de graduação em Direito, ou em seu domicílio eleitoral.

A data final do período de inscrições também constitui o prazo final para que o candidato apresente requerimento à Coordenação Nacional do Exame a fim de prestar a prova em local diverso do designado na inscrição.

A escolha da área

É no ato de inscrição que os candidatos escolhem a área de concentração de sua prova prático-profissional. Os candidatos poderão optar entre sete ramos do Direito:

a) Direito Administrativo;
b) Direito Civil;
c) Direito Constitucional;
d) Direito do Trabalho;
e) Direito Empresarial;
f) Direito Penal;
g) Direito Tributário

Cursos para o Exame da OAB

Análise completa do edital do XXV Exame de Ordem

As provas

1ª Fase

O Exame de Ordem é composto por duas fases, ambas de caráter eliminatório. A duração máxima das provas é de 5 horas. Confira em detalhe a organização do Exame nos quadros abaixo:

primeira fase exame de ordem oab

A Primeira Fase consiste em uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha com quatro alternativas.

Cada questão vale 1 pontototalizando 80 pontos.

Serão habilitados para as provas prático-profissionais os candidatos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 50% do total de pontos da prova, isto é, 40 pontos.

Lembre-se: na Prova Objetiva não é permitida a consulta a nenhuma forma de material.

Cursos para o Exame da OAB

2ª Fase

segunda fase exame de ordem oab

A prova prático-profissional terá um valor total de 10 pontos. Ela será composta por uma peça processual, valendo 5 pontos e por quatro questões discursivas, com o valor de 1,25 ponto cada.

Tanto a peça processual quanto as questões discursivas versarão sobre conteúdos inerentes à área do Direito elegida pelo candidato no ato da inscrição.

Lembre-se: é permitido o uso de legislação não comentada, não anotada ou comparada.  Confira aqui a lista dos materiais permitidos e proibidos no último Exame da OAB.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver a nota mínima de 6 pontos na prova prático-profissional.

A repescagem

A repescagem

Caso o examinando não logre a aprovação na 2ª Fase, é possível reaproveitar o resultado da prova objetiva para a realização da prova prático-profissional do Exame imediatamente subsequentemediante o pagamento da taxa de inscrição correspondente

A OAB sempre divulga um edital complementar com todos os detalhes para que os candidatos nessas condições possam se inscrever. A sua publicação foi feita no fim da tarde do dia 21 de fevereiro de 2018.

As inscrições estão abertas entre as 14hs do dia 10 de abril e as 17hs  do dia 17 de abril de 2018.  O valor da taxa de inscrição é de R$ 130. 

O  limite para reimpressão da 2ª via do boleto bancário e para o pagamento da taxa de inscrição foi fixado às 23h:59min do dia 4 de maio de 2018.

Os examinandos poderão, no ato de inscrição, atualizar seus dados cadastrais. Isso inclui tanto a escolha do local de prova quanto da área da prova prático-profissional.

Importante: nos casos de reaproveitamento do resultado da Primeira Fase, os candidatos devem se inscrever nas datas previstas pelo edital complementar e não no período normal de inscrições.

Conheça todos os detalhes da repescagem no Exame da OAB clicando aqui.

Cursos para o Exame da OAB

Datas importantes

Inscrições23/01 a 02/02/2018

Pagamento da taxa: 08/03/2018

1ª Fase: 08/04/2018

Resultado preliminar da 1ª Fase: 23/04/2018 

Resultado definitivo da 1ªFase 08/05/2018

2ª Fase27/05/2018 

Resultado preliminar da 2ª Fase20/06/2018 a 23/06/2018 

Resultado definitivo da 2ªFase03/07/2018

Confira a íntegra do Edital do XXV Exame de Ordem.

Conheça nossos Cursos Preparatórios para o Exame da OAB.

Acesse o portal Exame de Ordem da OAB para fazer sua inscrição.

Cronograma completo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Lamentável a falta de oportunidade concedida aos inscritos regularmente no exame de Ordem e perderam a oportunidade de efetuarem o respectivo pagamento por alguma razão peculiar a estudantes. OU SEJA, FALTA DE RECURSO, NAQUELE DIA;; ESQUECIMENTO POR ATRIBBUIÇÕES DEMASIADAS; DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO; enfim, motivos diversos que ocasionam um prejuízo grandioso ao candidato. Eu, por exemplo, que me inscreví paralelamente no exame da OAB e da Policia Civil, por equivoco, paguei o boleto da Polícia Civil e perdí a oportunidade de fazer a prova da Oab, mesmo estando inscrito. Poderia ser flexibilizado, ainda que aplicando multa ou juros num prazo de 72 horas para oportunizar aqueles que, como tantos, teem alguns problemas, o que é de praxe num momento de tantas dificuldades. Lamentável... Arivaldo Eugênio de Morais Vieira [email protected] RG 1.353.918-30
    Arivaldo Eugênio de Morais Vieira em 13/03/18 às 08:23
  • achei legal
    fabiola em 28/02/18 às 10:27
  • Olá, Raphael Nós temos esses cursos indicado no link Cursos de Direito do Trabalho. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Diana Souza em 29/01/18 às 13:31
  • Boa tarde. Gostaria de saber se possuem algum curso preparatório para segunda fase em direito do trabalho, pois, acredito que não fui bem o suficiente para passar na segunda fase do exame xxiv e estarei na repescagem deste exame xxv. Gostaria de começar a estudar para estar mais preparado. Antecipadamente, agradeço.
    Raphael Orsi Lopes em 29/01/18 às 11:42
  • Olá, Enezildo Vamos com calma. Para realizar a inscrição acesse o link OAB FGV, selecione a cidade para realizar a prova da ordem e se inscreve. Caso dê mais algum problema, favor contactar a FGV com os dados de contato disponíveis no site. Att. Equipe Estratégia Concurso
    Diana Souza em 26/01/18 às 08:18
  • uma porcaria esta inscrição para o exame da ordem, estou a mais de 45, minutos e não consigo acessar a inscrição uma vergonha , só tem propagandas nesta coisa,
    enezildo procópio damazio em 26/01/18 às 07:49
  • Olá, Alilya Para você receber nossas notificações, você pode cadastrar seu e-mail no nosso blog ou baixar nosso App ou, ainda, se conectar conosco nas redes sociais. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Diana Souza em 24/01/18 às 10:46
  • Olá, Karolina Apenas acesse o site para se inscrever para o exame da ordem e clique com o botão direito em "acesse a Página de acompanhamento FGV/OAB", descrição de onde serão as inscrições,e você será encaminhada para um site onde você escolherá a lotação de prova; daqui, por fim, você poderá fazer sua inscrição. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Diana Souza em 24/01/18 às 08:56
  • Gostaria de receber novas notificações...
    Alilya em 24/01/18 às 08:47
  • Olá, Dilvan Para você receber nossas publicações, basta se inscrever para receber nossas atualizações por e-mail ou se conectar as nossas redes sociais ^ ~ Att. Equipe Estratégia Concursos
    Diana Souza em 24/01/18 às 08:31
  • Desejo receber novos comentários e novas publicações.....
    Dilvan em 23/01/18 às 22:10
  • Gostaria de receber todas as orientações. Grata
    Sônia Maria Cascaval em 23/01/18 às 20:51
  • Estou a procura do local para inscrição e não consigo achar, poderiam deixar o link, por favor?
    Karolina em 23/01/18 às 19:45