Artigo

Trilhas Estratégicas versus Programa de Coaching: como escolher?

Fala, pessoal! Nos últimos anos, o Estratégia tem desenvolvido novas ferramentas para tornar mais curta a caminhada de nossos alunos rumo à aprovação. Dentre elas, destacam-se as nossas Trilhas Estratégicas, que juntamente ao Programa de Coaching formam o núcleo de planejamento de estudos e fornecem o Norte para que os alunos possam cumprir um cronograma acadêmico eficiente até a prova.

No entanto, são muito comuns as dúvidas sobre qual dessas ferramentas devemos adotar, a importância de cada uma e para qual perfil de aluno são mais indicadas.

Para ajudá-lo nesse processo de escolha, o presente artigo irá abordar a importância das Trilhas Estratégicas e do Programa de Coaching, além da possibilidade de conciliá-los ou optar por uma dessas ferramentas. Trataremos ainda sobre as principais variáveis que devem ser ponderadas ao tomar essa decisão.

Vantagens do coaching e trilha estratégica

O que é a Trilha Estratégica?

A Trilha Estratégica é um guia de estudos no qual o aluno encontrará tarefas a serem cumpridas, dicas de estudo, simulados, indicações de exercícios dos PDFs e revisão dos assuntos. Essa ferramenta é organizada por um Coach do Estratégia, especialista no concurso, disciplina ou área a qual se destina a Trilha. O aluno pode ter acesso ao adquirir um Pacote Completo para algum concurso e também ao se tornar assinante do Estratégia, passando a ter acesso ilimitado a todas as Trilhas. (Clique aqui e escolha sua Assinatura)

Os arquivos em PDF das Trilhas são publicados semanalmente, contendo um número determinado de tarefas a serem cumpridas. Para montar esse cronograma, o organizador da Trilha estabelece um ciclo com fases de leitura do material elaborado pelo professor, leitura de lei seca, exercícios e revisão. Basicamente, cabe ao aluno cumprir as tarefas presentes na Trilha, poupando o tempo necessário para montar um planejamento de estudos confiável.

Na imagem abaixo, é possível perceber o nível de detalhamento das orientações recebidas pelos alunos nas tarefas da Trilha:

Exemplo de Trilha Estratégica

Além disso, para cada Trilha é criada uma comunidade no Telegram, estabelecendo um canal para que o Organizador da Trilha oriente os alunos, responda dúvidas, transmita dicas de estudo e receba feedback.

Ciclo da Trilha Estratégica

O que é o Programa de Coaching?

O Programa de Coaching do Estratégia é um serviço que vincula o aluno a um Coach, permitindo acesso ilimitado a esse profissional. Diferente da Trilha, o planejamento de estudos nesse caso é personalizado e individualizado, e o aluno passa a cumprir um ciclo de estudos completamente adaptado para sua realidade.

Além disso, o aluno e seu Coach criam um canal de comunicação contínuo, seja via e-mails, Whatsapp ou videoconferências. Através desse canal, o aluno pode solicitar adaptações no seu programa de estudos ao longo da caminhada, conforme variem suas necessidades. O Coach irá avaliar a evolução do aluno através de planilhas de controle de desempenho, onde o aluno também poderá acompanhar seu rendimento. Essa metodologia permite ainda que o Coach forneça um assessoramento mais preciso de acordo com a evolução do aluno.

Um fator muito importante no Programa de Coaching é que ele possibilita ao profissional oferecer também o apoio emocional que o aluno necessita ao longo da preparação. Mais importante ainda, ele permite a troca de experiências entre treinador e aluno, com intuito de que o aluno não cometa os mesmos erros cometidos pelo Coach ao longo de sua jornada de estudos.

Como escolher a melhor opção dentre as duas ferramentas?

Para tomar essa decisão, é fundamental que algumas variáveis sejam ponderadas. Vamos analisar as principais:

1) Autodisciplina e motivação para os estudos

Talvez o fator mais determinante dentre os aqui elencados, a capacidade de o aluno manter uma rotina intensa de estudos de forma autônoma deve ser levada em consideração. Caso o aluno faça essa autoavaliação e perceba que não possui um nível suficiente de disciplina para os estudos, apresenta dificuldades para manter-se motivado por um longo período ou até mesmo se notar que seu foco varia intensamente ao longo da jornada de estudos, o Programa de Coaching pode ser mais indicado. Caso contrário, a Trilha cairá como uma luva em seu planejamento.

2) Capacidade de ajustar seu planejamento

A Trilha Estratégica é um guia de estudos padrão, com o objetivo de mostrar um passo a passo a ser seguido para cada disciplina. Portanto, cabe ao aluno adaptá-la à sua realidade, ou seja, fazer os ajustes de acordo com a disponibilidade de tempo, experiência em cada matéria e dificuldades com alguns pontos da disciplina.

Para o aluno que tem essa capacidade de ajustar o planejamento, sabendo exatamente o que ignorar, o que cumprir e o que modificar, as Trilhas Estratégicas irão potencializar seus estudos. Caso o aluno não tenha autoconfiança para promover esses ajustes, o Programa de Coaching se torna mais interessante. O motivo é simples: para que você alcance sucesso ao seguir um planejamento, sua mente precisa confiar no que está cumprindo.

3) Estabilidade emocional

Por fim, destaco o aspecto emocional como algo importante ao escolhermos a melhor ferramenta de planejamento de estudos. Existem alunos que apresentam maior facilidade para lidar com as derrotas, decepções, falta de editais etc. Esses alunos, se aliados a uma autodisciplina para os hábitos diários de estudo, encaixarão perfeitamente na proposta da Trilha Estratégica.

No entanto, muitos alunos apresentam algum tipo de instabilidade emocional, principalmente nas fases iniciais e intermediárias da jornada de estudos. Os motivos são diversos: interferência de problemas pessoais, insegurança quanto à área escolhida ou quanto ao método de estudo, decepções com as derrotas naturais da caminhada, dentre outras. Se essa fragilidade estiver impedindo o progresso desse aluno, é fundamental que ele procure a consultoria personalizada do Programa de Coaching.

É possível conciliar a Trilha com o Coaching?

Embora ambas as ferramentas sejam voltadas ao planejamento dos estudos, a depender do caso, é possível. Atualmente, são elaboradas Trilhas Estratégicas dos seguintes tipos:

  • Trilhas por Concurso (regular/pré edital, sprint, pós edital e reta final);
  • Trilhas por Disciplina;
  • Trilhas por Área (área fiscal, controle, tribunais, legislativa etc);
  • Trilhas por Perfil (alunos iniciantes que não tem uma área definida); e
  • Trilhas de Manutenção (Exclusiva para assinantes – indicada para reforços pontuais em assuntos da disciplina).

Apresentadas as opções, imagine que você é um aluno do nosso Programa de Coaching e cumpre um ciclo de estudos voltado para área fiscal. No entanto, você sente muita dificuldade no tópico Classificação de Despesas Públicas por Natureza dentro da disciplina de Administração Financeira e Orçamentária (AFO). Nesse caso, o aluno poderia, em paralelo, fazer uso da Trilha de Manutenção de AFO, especialmente aquela relacionada com o assunto Classificações da Despesa Pública. Dessa forma, estaria reforçando pontualmente uma dificuldade na disciplina.

Quer saber mais sobre as Trilhas de Manutenção? Clique aqui.

Uma segunda hipótese em que seria possível a conciliação entre a Trilha Estratégica e o Programa de Coaching é quando o próprio aluno, ao ter contato com uma Trilha a qual tenha se adaptado, solicita ao Coach que inclua a programação da Trilha em seu ciclo de estudos. Nesse caso, as Trilhas serviriam como repositórios de excelentes guias de estudo, os quais o aluno, ao ter acesso, poderia solicitar ao seu treinador a inclusão na rotina de estudos.

Considerações finais

Pessoal, espero que esse artigo tenha colaborado com a missão de informá-los sobre essas duas ferramentas tão importantes para nossa trajetória até a aprovação. Lembrando sempre que essa avaliação é absolutamente individual. A intenção desse artigo foi apresentar variáveis importantes para que cada aluno faça sua ponderação. Boa escolha!

Forte abraço e contem conosco!

Vinícius.

@viniciuspfineto

Programa de Coaching – Clique aqui

Trilhas Estratégicas – Clique aqui

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.