Artigo

Aproveite as disciplinas do TJSP e estude para a PCSP

Confira neste artigo como aproveitar as disciplinas estudadas no certame do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) para o concurso da PCSP (Polícia Civil de São Paulo).

Aproveite as disciplinas do TJSP e estude para a PCSP
Aproveite as disciplinas do TJSP e estude para a PCSP

Olá, pessoal!

O concurso do TJSP acabou de ocorrer. A sua prova foi caracterizada por um alto nível de dificuldade, surpreendendo todos os candidatos. Como foi o seu desempenho?

Bom, independentemente do seu resultado, temos uma dica importante para você: Não pare de estudar.

Como os concursos não param de sair, é importante que você utilize todo o seu conhecimento adquirido neste certame e estude para outros, sendo que uma das opções é o concurso da PCSP.

Apesar de ainda não terem sido publicados, os seus editais já estão prontos, segundo o Diretor da Academia de Polícia. Ele ainda ressaltou que a expectativa é que a publicação dos documentos e aplicação das provas ocorram no início de 2022.

A expectativa é que sejam ofertadas 2.939 vagas para os cargos de Delegado, Escrivão, Investigador e Médico Legista.

Desse modo, preparamos uma comparação completa entre o concurso do TJSP com o da PCSP (em relação ao seu último edital), com o objetivo de visualizar quais são as disciplinas semelhantes entre esses dois certames, além de trazer o número de aulas presentes nos cursos do Estratégia Concursos e já estudadas pelos concurseiros que fizeram a prova do TJSP e que podem ser aproveitadas para a PCSP.

Como o edital do concurso da PCSP ainda não foi publicado, iremos utilizar como base para a nossa análise o seu último edital, de 2016, dos cargos de Escrivão e Investigador.

Banca e Estrutura das provas do TJSP e PCSP

O concurso do TJSP foi organizado pela VUNESP, com 100 questões objetivas.

Apesar de as provas dessa banca não possuírem, historicamente, um elevado grau de dificuldade, a prova do TJSP surpreendeu, com questões difíceis e de alto nível.

O concurso da PCSP também terá como banca a VUNESP. A estrutura da sua prova ainda não foi divulgada, porém, espera-se uma composição similar à do TJSP

Desse modo, com essa similaridade de bancas, todo o conhecimento adquirido durante a sua preparação para o TJSP poderá ser utilizado para o certame da PCSP.

Disciplinas do TJSP e PCSP

O conteúdo programático do concurso do TJSP foi bastante completo, com a cobrança de 11 disciplinas.

De maneira similar, temos o edital do último concurso da PCSP, o qual também exigiu 11 disciplinas, muitas delas muito similares com o concurso do TJSP, como veremos a seguir.

Dito isso, iremos agora analisar quais são as disciplinas que estavam presentes no edital do TJSP e que podem ser aproveitadas para a PCSP:

Disciplinas similares entre TJSP e PCSP
Disciplinas similares entre TJSP e PCSP

É possível perceber, de maneira clara, a quantidade de disciplinas similares entre estes dois concursos. Das 11 disciplinas da PCSP, 8 também estavam presentes no TJSP. Ou seja, 73% das disciplinas que você terá que estudar para a PCSP também estavam presentes no concurso do TJSP.

Perceba que apenas as disciplinas de Direitos Humanos, Criminologia e Legislação Especial não foram estudadas no concurso do TJSP.

Iremos analisar agora como foi a distribuição de questões na última prova da PCSP, mais especificamente para o cargo de Investigador:

Questões última prova da PCSP
Questões última prova da PCSP

Perceba que, apesar de a maioria dos concurseiros focarem apenas em disciplinas de Direito, a maioria das questões cobradas na prova foram de matérias fora desse ramo.

Desse modo, ressaltamos a importância de uma boa preparação em todas as disciplinas, para que você garanta a sua vaga neste concurso.

Aulas do Estratégia para o TJSP e a PCSP

Apesar de o edital ainda não ter sido divulgado, o Estratégia Concursos, baseado nas provas anteriores, já disponibilizou centenas de videoaulas e PDFs para o concurso da PCSP. Entretanto, muitas dessas aulas já foram estudadas durante a sua preparação para o concurso do TJSP.

Desse modo, realizamos uma comparação completa entre os dois concursos, com o intuito de conferir quantas aulas presentes no curso do Estratégia Concursos para o TJSP e que podem ser aproveitadas para o certame da PCSP.

Primeiramente, vamos mostrar abaixo quantas aulas, presentes no curso do Estratégia, há em cada disciplina para a PCSP:

Número de aulas para a PCSP
Número de aulas para a PCSP

Vamos agora tomar como referência o concurso do TJSP. Assim, como você já estudou todas as aulas do Estratégia para o concurso da TJSP, quantas delas poderão ser aproveitadas, automaticamente, para o concurso da PCSP? A resposta você pode conferir na tabela abaixo:

Comparação aulas PCSP e TJSP
Comparação das aulas entre PCSP e TJSP

Vamos entender melhor o que esta tabela acima quer dizer.

Em relação à disciplina de Português, podemos observar que a aula 0 no curso do Estratégia da PCSP não possui correspondência com nenhuma aula do curso do TJSP, sendo ela representada por um “traço” na tabela. Já a aula 1 a PCSP é a aula 0 do TJSP. A aula 2 da PCSP é a aula 1 do TJSP, e assim por diante. Desse modo, 10 das 12 aulas para a PCSP de Português já serão estudadas, automaticamente, caso você tenha estudado todo o conteúdo para a TJSP de Português, o que corresponde a 83% de toda a matéria desta disciplina.

Já em Direito Administrativo, perceba que apenas as aulas 1 e 8 do curso da PCSP possuem correspondência com aulas do curso do TJSP, ou seja, 2 das 9 aulas são similares. Desse modo, 22% do conteúdo já foi visto.

De maneira similar, temos a disciplina de Direito Constitucional, em que podemos observar que 5 das 6 aulas já foram estudadas, o que corresponde a 86% de todo o conteúdo da PCSP, restando apenas 1 aula para ser estudada.

Em Direito Penal, por sua vez, há 11 aulas, sendo que 4 delas são as mesmas para o concurso do TJSP. Desse modo, há a correspondência de cerca de 36% do conteúdo dessa disciplina para os dois certames.

Na disciplina de Direito Processual Penal, para o concurso da PCSP, há 5 aulas, sendo que apenas 1 delas possui correspondência com o curso do TJSP, ou seja, apenas 20% do conteúdo. Desse modo, as outras 4 aulas precisam ainda ser estudadas.

Por sua vez, em Informática, das suas 10 aulas, 9 já foram estudadas durante a sua preparação para o TJSP, ou seja, 90% de todo o conteúdo já foi visto.

Por fim, Raciocínio Lógico e Atualidades possuem correspondência de 100% de todo o conteúdo, ou seja, todas as aulas dessas disciplinas já foram estudadas, podendo o foco ser apenas na resolução de exercícios, além de algumas revisões.

As demais disciplinas, as quais não estão representadas na tabela acima, precisam ser estudadas em sua totalidade para a PCSP.

Vamos visualizar a similaridade destas disciplinas em um gráfico:

 Gráfico de comparação
Gráfico de comparação das aulas entre PCSP e TJSP

Podemos observar acima que 2 disciplinas da PCSP já foram totalmente estudadas (100%) durante a sua preparação para o TJSP, sendo elas Atualidades e Raciocínio Lógico. Além disso, outras possuem correspondência de mais de 80%, como Informática, Português e Direito Constitucional.

De uma maneira geral, das 103 aulas do curso do Estratégia para a PCSP, englobando todas as disciplinas, 45 já foram estudadas, ou seja, 44% de todo o conteúdorestando 58 aulas para serem vistas.

Desse modo, é possível perceber que aqueles concurseiros que prestaram o certame do TJSP e estudaram pelo Estratégia Concursos saem muito na frente na preparação para o concurso da PCSP, sendo possível aproveitar uma grande quantidade de aulas que já foram estudadas.

Finalizando

Bom, pessoal! Apesar de a prova do TJSP já ter sido realizada, novas oportunidades estão surgindo a todo momento, como o concurso da PCSP, o qual terá edital publicado em breve.

Caso queira se preparar para chegar competitivo nesta prova, invista nos cursos para a PCSP do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.