Tribunais

TJ SP Escrevente Técnico Judiciário: qual região escolher?

Foi publicado o edital do concurso TJ SP Escrevente Técnico Judiciário 2021. A seleção visa o preenchimento de 845 vagas para o cargo de nível médio, ofertado em 10 Regiões Administrativa Judiciária do Estado. Do total de vagas, 400 são para a capital e 445 para cidades do interior e grande São Paulo.

As inscrições podem ser efetuadas no site da Vunesp até o dia 02 de setembro, mediante o pagamento da taxa fixada em R$ 79,00, até 03 de setembro de 2021 . As provas estão previstas para 31 de outubro.

É importante salientar que as vagas ofertadas no concurso TJ SP Escrevente Técnico Judiciário são para contratação imediata, o que possibilita que um número maior de candidatos seja convocado ao longo da validade do concurso, visto que a vacância no Tribunal hoje é de 6.074 cargos de Escrevente.

TJ SP Escrevente Técnico Judiciário – vagas e comarcas

Para começo de conversa, devemos rememorar que, em que pese o novo edital ter sido publicado abrangendo todas as regiões administrativas do Estado, apenas a 1ª e a 4ª Regiões (Capital e Campinas) encontram-se com o último edital expirado após duas prorrogações, sendo a última objeto de muita polêmica, tanto em relação a sua decretação como no tocante à sua expiração, que ocorreu antes do prazo previsto.

As demais regiões do interior (2ª, 3ª, 5ª a 10ª RAJs) encontram-se ainda com edital vigente, já que o concurso de 2017 foi homologado em 2019 e prorrogado até março de 2021; e, devido à pandemia de coronavírus que atingiu o país em 2020, a contagem do seu prazo de validade ficou suspensa de 28 de maio a 31 de dezembro de 2020 e de 14 de abril a 31 de dezembro de 2021. Dessa forma, a previsão de expiração do certame é apenas para junho de 2022, o que deverá impactar o momento do chamamento dos candidatos aprovados nesta nova seleção de 2021.

Não obstante, abaixo apresentamos a você a quantidade de vagas que será ofertada em cada RAJ nas respectivas Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária – CJ (que dividem a quantidade de vagas com cidades menores da Circunscrição) neste concurso e o quantitativo de candidatos que serão e convocados para a segunda etapa, consistente em uma prova de digitação, de caráter apenas eliminatório.

Apontaremos também as principais características das Cidades Sede de cada uma das Regiões Administrativas, tais como: distância da capital paulista, economia local, quantidade de habitantes, índice de desenvolvimento e infraestrutura, a fim de que você, ao escolher determinada região, ainda especificamente uma cidade menor daquele grupo, que seja ou não a Sede da Circunscrição Judiciária, esteja ciente de qual metrópole terá por perto caso necessite de uma base ou uma maior infraestrutura local.

1ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – SÃO PAULO – Capital (sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

São Paulo é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul. É a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo, em 2016, a 11.ª cidade mais globalizada do planeta. O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é Non ducor, duco, frase latina que significa “Não sou conduzido, conduzo”.

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Fashion Week e a Parada do Orgulho LGBT.

O município possui o 10.º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 11% de todo o PIB brasileiro, 34% do PIB do estado,bem como 36% de toda a sua produção de bens e serviços, além de ser sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, sendo ainda responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005 e por mais de 40% das patentes produzidas no país.

É a 8.ª mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 21 milhões de habitantes é a 10.ª maior aglomeração urbana do mundo. A capital paulista também possui um caráter cosmopolita, dado que, em 2016, possuía moradores nativos de 196 países diferentes. 

Confira abaixo a distribuição de vagas em São Paulo e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
SÃO PAULO4001500
SÃO BERNARDO DO CAMPO (Sede)
– Diadema
10120
SANTO ANDRÉ (Sede)
– Mauá
– Ribeirão Pires
– Rio Grade da Serra
– São Caetano do Sul
10120
OSASCO (Sede)
– Barueri
– Carapicuíba
– Jandira
– Santana de Parnaíba
10120
GUARULHOS (Sede)
– Arujá
– Mairiporã
– Santa Isabel
10120
MOGI DAS CRUZES (Sede)
– Ferraz de Vasconcelos
– Guararema
– Itaquaquecetuba
– Poá
– Suzano
10120
ITAPECERICA DA SERRA (Sede)
– Cotia
– Embu das Artes
– Embu Guaçu
– Itapevi
– Taboão da Serra
– Vargem Grande Paulista
10120

2ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – ARAÇATUBA (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Uma das mais importantes cidades da região noroeste paulista, Araçatuba não tem fundador e se desenvolveu no entorno da antiga ferrovia, a Noroeste do Brasil que, no começo do século XX, passava pela cidade. Sua renda per capita é a segunda maior da região. A expectativa de vida é de 75,46 anos e possui uma população próxima de 200 mil habitantes. Está localizada há 522 km da Capital Paulista.

Seu nascimento remonta à expansão cafeeira e, e seguida, sua economia foi caracterizada pelo crescimento das lavouras de cana-de-açúcar. A pecuária a tornou conhecida no país como Capital do Boi Gordo devido às negociações da arroba do boi realizadas na Praça Rui Barbosa. De economia diversificada, o setor de serviços é o predominante na cidade, mas caracteriza-se também por ser um polo universitário e gastronômico da região noroeste do estado.

Próxima ao rio Rio Tietê, considerado limpo na região, é a primeira cidade não ribeirinha do estado a captar água diretamente dele. Está sobre o Aquífero Guarani, a maior reserva de água doce do mundo e é cortada pelo Ribeirão Baguaçú, que também a abastece. 100% do seu esgoto da cidade é tratado antes de ser lançado nos cursos de água.

Confira abaixo a distribuição de vagas em Araçatuba e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
ARAÇATUBA (Sede)
– Bilac
-Birigui
– Buritama
– Guararapes
– Penápolis
– Valparaíso
20150
LINS (Sede):
– Cafelândia
– Getulina
– Promissão
590
ANDRADINA (Sede)
– Ilha Solteira
– Mirandópolis
– Pereira Barreto
590
JALES (Sede)
– Auriflama
– Palmeira D´oeste
– Santa Fé do Sul
– Ufrânia
590

3ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – BAURU (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Bauru é o município mais populoso do Centro-Oeste paulista, localizando-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 326 km. Em 2020, sua população estimada pelo IBGE foi de 379.297 habitantes, sendo o 18º mais populoso de São Paulo.

Bauru foi fundada em 1896, sendo que a Marcha para o Oeste, impulsionada pelo governo de Getúlio Vargas como incentivo ao progresso e a ocupação da região central do Brasil. A indústria foi a principal responsável pela urbanização do município e hoje é, junto com o setor terciário.

A cidade vem registrando bons índices de desenvolvimento, recuperando áreas degradadas e hoje possui um parque industrial diversificado com mão de obra qualificada, tendo localização privilegiada em termos de alternativas de transporte, com o maior entroncamento rodo-hidro-aéreo e ferroviário do estado de São Paulo, oferta de energia e rede telefônica.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Bauru é considerado muito elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Seu valor é de 0,801, sendo o 20º maior de todo o estado de São Paulo (em 645 municípios); o 24º de toda Região Sudeste do Brasil (em 1666) e o 37° de todo Brasil (entre 5565). O município possui a maioria dos indicadores muito elevados e acima com os da média nacional segundo o PNUD

Confira abaixo a distribuição de vagas em Bauru e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
BAURU (Sede)
– Agudos
– Duartina
– Lençóis Paulista
– Pirajuí
– Piratininga
20150
AVARÉ (Sede)
– Cerqueira Cesar
– Fartura
– Itaí
– Paranapanema
– Taquarituba
590
BOTUCATU (Sede)
– Conchas
– Itatinga
– São Manuel
590
JAÚ (Sede)
– Bariri
– Barra Bonita
– Dois Córregos
– Macatuba
– Pederneiras
590
OURINHOS (Sede)
– Chavantes
– Ipauçu
– Pirajú
– Santa Cruz do Rio Pardo
590

4ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – CAMPINAS (sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Campinas é um município distante 99 km a noroeste da capital estadual. Em 2020, sua população foi estimada pelo IBGE em 1.213.792 habitantes, sendo o terceiro município mais populoso de São Paulo (ficando atrás de Guarulhos e da capital) e o décimo quarto de todo o país. Aparece em quinto lugar entre 100 municípios analisados pelo Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras, com base nos dados do Censo 2010 do IBGE e do Ideb.

Campinas foi fundada em 14 de julho de 1774 e teve o café e a cana-de-açúcar como importantes atividades econômicas. Porém, desde a década de 1930, a indústria e o comércio são as principais fontes de renda, sendo considerada um polo industrial regional.

Décima cidade mais rica do Brasil, hoje é responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Possui também diversos atrativos turísticos, com valor histórico, cultural ou científico, como museus, parques e teatros. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, fundada em 1974, é considerada uma das principais do país.

Confira abaixo a distribuição de vagas em Campinas e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
CAMPINAS (Sede)
– Cosmópolis
– Paulínia
– Valinhos
– Vila Mimosa: Foro Regional
20150
JUNDIAÍ (Sede)
– Caieiras
– Cajamar
– Campo Limpo Paulista
– Francisco Morato
– Franco da Rocha
– Itatiba
– Itupeva
– Louveira
– Várzea Paulista
– Vinhedo
590
BRAGANÇA PAULISTA (Sede)
– Atibaia
– Jarinu
– Nazaré Paulista
– Pinhalzinho
– Piracaia
590
MOGI MIRIM (Sede)
– Arthur Nogueira
– Conchal
– Itapira
– Mogi Guaçu
590
RIO CLARO (Sede)
– Brotas
– Itirapina
590
LIMEIRA (Sede)
– Araras
– Cordeirópolis
590
PIRASSUNUNGA (Sede)
– Leme
– Porto Ferreira
– Santa Rita do Passa Quatro
590
PIRACICABA (Sede)
– Capivari
– Cerquilho
– Laranjal Paulista
– Monte Mor
– Rio das Pedras
– São Pedro
– Tietê
590
SÃO JOÃO DA BOA VISTA (Sede)
– Aguaí
– Espírito Santo do Pinhal
– Vargem Grande do Sul
590
AMERICANA (Sede)
– Hortolândia
– Nova Odessa
– Santa Bárbara D´oeste
– Sumaré
590
AMPARO (Sede)
– Águas de Lindoia
– Jaguariúna
– Pedreira
– Serra Negra
– Socorro
590

5ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – PRESIDENTE PRUDENTE (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Presidente Prudente é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, distante 558 quilômetros da capital. Sua população estimada no ano de 2020 era de 230.371 habitantes, sendo o 36º mais populoso de São Paulo.

O município foi emancipado de Conceição de Monte Alegre (hoje Paraguaçu Paulista) na década de 1910. Seu nome é uma referência ao ex-presidente brasileiro Prudente de Morais, que foi um advogado e político brasileiro, tornando-se o primeiro governador paulista (1889-1890). Atualmente é um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do oeste de São Paulo, tanto é que passou a ser conhecida como a “Capital do Oeste Paulista”.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. O principal clube de futebol da cidade é o Grêmio Prudente, cujo estádio é o Estádio Paulo Constantino (Prudentão). Existem ainda o Parque do Povo e o Teatro Municipal Procópio Ferreira, além de outros teatros e pequenos parques. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, Presidente Prudente é a 27ª colocada no ranking das cidades mais promissoras para se construir uma carreira profissional.

Confira abaixo a distribuição de vagas em Presidente Prudente e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
PRESIDENTE PRUDENTE (Sede)
– Iepê
– Martinópolis
– Pirapozinho
– Presidente Bernardes
– Rancharia
– Regente Feijó
20150
ASSIS (Sede)
– Cândido Mota
Maracaí
Palmital
Paraguaçu Paulista
Quatá
590
DRACENA (Sede)
– Junqueirópolis
– Pacaembu
– Panorama
– Tupi Paulista
590
PRESIDENTE VENCESLAU (Sede)
– Mirante do Paranapanema
– Presidente Epitácio
– Rosana
– Santo Anastácio
– Teodoro Sampaio
590
TUPÃ (Sede)
– Adamantina
– Bastos
– Flórida Paulista
– Lucélia
– Osvaldo Cruz
590
MARÍLIA (SEDE)
– Gália
– Garça
– Pompéia
590

6ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – RIBEIRÃO PRETO (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Ribeirão Preto é sede da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), no interior do estado de São Paulo, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião e Microrregião de Ribeirão Preto, localizando-se a nordeste do estado, distando da Capital do Estado cerca de 315 km. Com 711 825 habitantes, é a nona cidade mais populosa do País sem contar as capitais – no geral é a 27ª no Brasil e a sétima no Estado, incluindo a capital paulista, segundo estimativa populacional calculada pelo IBGE para 2020.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2010 era de 0,800, considerando-se assim como elevado em relação ao país, sendo o vigésimo segundo maior do estado.Várias rodovias ligam Ribeirão Preto a diversas cidades paulistas, tais como a Rodovia Anhanguera e a Rodovia Cândido Portinari, havendo ainda disponibilidade de ferrovias e um aeroporto, denominado Doutor Leite Lopes.

Ribeirão Preto foi fundada em 1856, quando recebia muitos mineiros que saíam de suas terras já esgotadas para a mineração e procuravam pastagens para a criação de gado. No começo do século XX, a cidade passou a atrair imigrantes, que foram trabalhar na agricultura ou nas indústrias abertas na década de 1910. Na segunda metade do século XX foram incrementados investimentos nas áreas de saúde, biotecnologia, bioenergia e tecnologia da informação, sendo declarada em 2010 como “polo tecnológico”. Atualmente essas atividades fazem com que Ribeirão tenha o 21º maior PIB brasileiro.

Confira abaixo a distribuição de vagas em Ribeirão Preto e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
RIBEIRÃO PRETO (Sede)
– Cajuru
– Cravinhos
– Jardinópolis
– Pontal
– Santa Rosa do Viterbo
– São Simão
– Serrana
– Sertãozinho
20150
SÃO CARLOS (Sede)
– Descalvado
– Ibaté
– Ribeirão Bonito
590
ARARQUARA (Sede)
– Américo Brasiliense
– Borborema
– Iacanga
– Ibitinga
– Itápolis
– Matão
590
FRANCA (Sede)
– Patrocínio Paulista
– Pedregulho
590
BATATAIS (Sede)
– Altinópolis
– Brodowski
– Morro Agudo
– Nuporanga
– Orlândia
590
ITUVERAVA (Sede)
– Guará
– Igarapava
– Ipuã
– Miguelópolis
– São Joaquim da Barra
590
JABOTICABAL (Sede)
– Guariba
– Monte Alto
– Embu Guaçu
– Pirangi
– Pitangueiras
– Taquaritinga
590
CASA BRANCA (Sede)
– Caconde
– Mococa
– Santa Cruz das Palmeiras
– São José do Rio Pardo
– São Sebastião da Grama
– Tambaú
590

7ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – SANTOS (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Santos é um município portuário sede da Região Metropolitana da Baixada Santista, localizado no litoral do estado de São Paulo. É uma das cidades mais antigas do país e de grande valor histórico por acompanhar o crescimento e a evolução do Brasil em seus primeiros anos de colônia até os dias atuais, surgindo como um município de valor cosmopolita, portuário, ecológico e cultural.

Com a maior participação econômica da citada região, abriga o maior porto da América Latina,o principal responsável pela dinâmica econômica da cidade ao lado do turismo, da pesca e do comércio, ocupando a 5ª colocação entre as não capitais mais importantes para a economia brasileira e 10ª colocada segundo a qualidade de vida.

Santos possui uma economia crescente. Em 2016, a cidade era a 33ª mais rica do país. Sua origem econômica remonta a 1922, quando foi inaugurada a Bolsa Oficial do Café, onde eram negociadas riquezas do mercado cafeeiro para o país. O local resultou no atual Museu do Café, abrigado no atual Centro Histórico, espaço que promove exposições sobre a trajetória do produto pelo Brasil e pela cidade e que é decorado com obras do artista Benedito Calixto.

Livro dos Recordes situa os jardins da orla de Santos como formadores do maior jardim frontal de praia em extensão do mundo.A preservação e o cuidado com a flora do ambiente praiano santista são resultados de um trabalho em conjunto dos departamentos de meio ambiente da região, muitas vezes ligados a universidades ou a instituições científicas. A estimativa de população em 2020 era de 433.656 habitantes.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de 2010 posicionou a cidade de Santos em sexto lugar na lista dos municípios brasileiros por índice de desenvolvimento humano, e em terceiro lugar na lista dos municípios de São Paulo pelo mesmo índice.

Confira abaixo a distribuição de vagas em Santos e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
SANTOS (Sede)
– Bertioga
– Cubatão
– Guarujá
– Praia Grande
– São Vicente
20150
REGISTRO (Sede):
– Cananéia
– Eldorado
– Iguape
– Jacupiranga
– Juquiá
– Miracatu
Pariquera-açu
– Promissão
590
ITANHAÉM (Sede)
– Itariri
– Mongaguá
– Peruíbe
590

8ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

São José do Rio Preto localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 442 km. A população estimada para 1.º de julho de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 464.983 habitantes,sendo o décimo primeiro mais populoso de São Paulo e o 52º do país.

Emancipado de Jaboticabal na década de 1850, o nome do município é uma mistura entre o padroeiro, São José, e o Rio Preto, rio que banha o município. É um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do interior de São Paulo. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, São José do Rio Preto é a 18ª colocada no ranking das cidades brasileiras mais promissoras para se construir uma carreira profissional. 

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Dentre eles podem ser citados o Arquivo Público Municipal, o Estádio Anísio Haddad, o Estádio Benedito Teixeira, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa e o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

Confira abaixo a distribuição de vagas em São José do Rio Preto e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (Sede)
– José Bonifácio
– Macaubal
– Mirassol
– Monte Aprazível
– Neves Paulista
– Nova Granada
– Palestina
– Paulo de Faria
– Potirendaba
– Tanabi
20150
BARRETOS (Sede)
– Bebedouro
– Colina
– Guaíra
– Monte Azul Paulista
– Olímpia
– Viradouro
590
CATANDUVA (Sede)
– Itajobi
– Novo Horizonte
– Santa Adélia
– Tabapuã
– Urupês
590
VOTUPORANGA (Sede)
– Cardoso
– Nhandeara
590
FERNANDÓPOLIS (Sede)
– Estrela D´Oeste
– General Salgado
– Ouroeste
590

9ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

São José dos Campos está situado no Vale do Paraíba Paulista, a leste da capital do estado, distando desta cerca de 81 km. Em 2020, sua população foi estimada pelo IBGE em 729.737 habitantes, sendo o quinto mais populoso de São Paulo e o 23.º de todo o país, além de ser o segundo município mais populoso do interior do Brasil, ficando atrás somente de Campinas.

É um importante centro cultural do Vale do Paraíba. A Reserva Ecológica Augusto Ruschi, o distrito de São Francisco Xavier e o Banhado configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto que o Parque Santos Dumont, o Parque da Cidade e o Parque Vicentina Aranha são relevantes pontos de visitação localizados na zona urbana, além dos projetos e eventos culturais realizados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), órgão responsável por projetar a vida cultural joseense.

O município está integrado — junto com as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Baixada Santista — ao Complexo Metropolitano Expandido, uma megalópole que ultrapassa os trinta milhões de habitantes (cerca 75% da população paulista) e que é a primeira aglomeração urbana do tipo no hemisfério sul.

Na segunda metade do século XX a indústria ganhou força, quando a cidade descobriu sua vocação para a área da tecnologia. O município é a sede de importantes empresas, como: Panasonic, Johnson & Johnson, Ericsson, Philips, Ball Corporation, General Motors (GM), Petrobras, Monsanto, Embraer (sede), entre outras.Possui também relevantes centros de ensino e pesquisas, tais como: o DCTA, o INPE, a UNESP, o ITA, a FATEC, e a UNIFESP, sendo um importante tecnopolo de material bélico, metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos, o maior do tipo no país, sedia unidades de pesquisa de grandes empresas, sendo a única cidade do mundo com centros de pesquisas das três maiores fabricantes mundiais de aeronaves, a Embraer, a Boeing e a Airbus.

Confira abaixo a distribuição de vagas em São José dos Campos e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
SÃO JOSE DOS CAMPOS (Sede)
– Jacareí
– Paraibuna
– Salesópolis
– Santa Branca
20150
TAUBATÉ (Sede)
– Caçapava
– Campos do Jordão
– Pindamonhangaba
– São Bento do Sapucaí
– São Luiz do Paraitinga
– Tremembé
590
GUARATINGUETÁ (Sede)
– Aparecida
– Bananal
– Cachoeira Paulista
– Cruzeiro
– Cunha
– Lorena
– Piquete
– Queluz
– Roseira
590
CARAGUATATUBA (Sede)
– Ilhabela
– São Sebastião
– Ubatuba
590

10ª REGIÃO ADMINISTRATIVA JUDICIÁRIA – SOROCABA (Sede)
TJ SP Escrevente Técnico Judiciário

Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior paulista (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) e a mais populosa da região sudeste paulista com uma população de 687.357 habitantes, estimada pelo IBGE para 2020,sendo uma capital regional. Localiza-se a 87 km da capital paulista.

A cidade é um importante polo industrial do estado de São Paulo e do Brasil, sendo que sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB acima dos R$ 32 bilhões, o décimo nono maior do país, a frente de capitais como São Luís, Belém, Vitória, Natal e Florianópolis. As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo mais de duas mil delas indústrias.

As principais atividades econômicas são: indústrias de máquinas, siderurgia e metalurgia pesada, indústria automobilística, autopeças, mecânicas, indústrias têxteis, equipamentos agrícolas, químicas, petroquímicas farmacêuticas, papel e celulose, produção de cimento, energia eólica, eletrônica, ferramentas, telecomunicações entre outras, tornando-se assim uma cidade dinâmica e de boa situação econômica.

Confira abaixo a distribuição de vagas em Sorocaba e nas demais Cidades Sedes da Circunscrição Judiciária também abrangidas por esta Região Administrativa:

COMARCASVAGAS LISTA GERAL CONVOCADOS P/ 2ª FASE
SOROCABA (Sede)
– Ibiúna
– Mairinque
– Piedade
– Pilar do Sul
– Salto de Pirapora
– São Roque
– Votorantim
20150
ITU (Sede)
– Boituva
– Cabreúva
– Indaiatuba
– Porto Feliz
– Salto
590
ITAPETININGA (Sede)
– Angatuba
– Capão Bonito
– Cesário Lange
– Porangaba
– São Miguel Arcanjo
– Tatuí
590
ITAPEVA (Sede)
– Apiaí
– Buri
– Itaberá
– Itaporanga
– Itararé
590

Mais informações: Concurso TJ SP

Quer estudar para o TJ SP?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Mariana Cury Bunduky

Posts recentes

Concurso Guarda de Camocim: inscreva-se; são 10 vagas!

Estão abertas as inscrições do concurso Guarda de Camocim, no estado do Ceará, o qual…

6 minutos atrás

Concurso Camocim Saúde: 36 vagas e até R$ 8 mil. Inscreva-se

Foi publicado o edital do concurso Camocim Saúde, prefeitura localizada no estado do Ceará, com…

10 minutos atrás

Concurso Cruzeiro SP: gabaritos do dia 28 de abril

Foram publicados os gabaritos preliminares do último dia de provas do concurso público da Prefeitura…

14 minutos atrás

Prova Comentada do Concurso da Secretaria de Justiça do PI (NUCEPE/POLÍCIA PENAL/2024)

Olá, pessoal! Pessoalmente achei que a prova pesou a mão e cobrou conteúdos de geográfia…

43 minutos atrás

Concurso ALE RO: comissão formada para novo edital!

Novo edital vai oferecer mais de 300 vagas! Nesta segunda-feira, 29 de abril, foi publicado…

50 minutos atrás

Concurso ALE RO: edital ainda em 2024; mais de 300 vagas

Mais um passo foi dado para a realização do concurso ALE RO (Assembleia Legislativa do…

58 minutos atrás