Artigo

TCE-RS – Prova Comentada – Auditoria – Conhecimentos Básicos

Olá, pessoal!

Seguem as 10 questões de Auditoria da prova de conhecimentos básicos do TCE-RS, comentadas.

A FCC, mais uma vez, conforme falamos bastante ao longo do nosso curso, cobrou de forma literal 9 das 10 questões.

Tenho chamado atenção dos alunos em relação às normas NBC TI 01 (auditoria interna) e NBC TA 200 (auditoria independente). São as que sempre indico para leitura e, nesta prova, 8 das 10 questões foram retiradas dessas resoluções.

Abs,

Rodrigo Fontenelle

Curta minha página no FB e concorra a sorteios de livros, cursos e acompanhe todas as atualizações das normas de auditoria.

www.facebook.com/profrodrigofontenelle

 Questão 31

Gabarito Preliminar: B

Comentários:

Segundo o item 3 da NBC TA 200, o objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. Concordo com o gabarito.

Questão 32

Gabarito Preliminar: E

Comentários:

Segundo o item 13 da NBC TA 705, se ele concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes e generalizados de modo que uma ressalva na opinião seria não adequada para comunicar a gravidade da situação, o auditor deve:

(i)     renunciar ao trabalho de auditoria, quando praticável e possível de acordo com as leis ou regulamentos aplicáveis; ou

(ii)    se a renúncia ao trabalho de auditoria antes da emissão do seu relatório de auditoria independente não for viável ou possível, abster-se de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis.

Concordo com o gabarito.

Questão 33

Gabarito Preliminar: A

Comentários:

Conforme definição constante da NBC TA 200, Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções. Concordo com o gabarito.

Questão 34

Gabarito Preliminar: A

Comentários:Segundo item 23 da NBC TA 200, em circunstâncias excepcionais, o auditor pode julgar necessário não considerar uma exigência relevante em uma NBC TA. Em tais circunstâncias, o auditor deve executar procedimentos de auditoria alternativos para cumprir o objetivo dessa exigência. Concordo com o gabarito.

Questão 35

Gabarito Preliminar: D

Comentários:

O ambiente de controle deve demonstrar o grau e comprometimento em todos os níveis da administração, com a qualidade do controle interno em seu conjunto. É nele que a empresa ou órgão define sua filosofia de tratamento de riscos, a cultura de controle da empresa.

Já o Monitoramento compreende o acompanhamento da qualidade do controle interno, visando assegurar a sua adequação aos objetivos, ao ambiente, aos recursos e aos riscos. Pressupõe uma atividade desenvolvida ao longo do tempo.

Embora não seja literal, concordo com o gabarito.

Questão 36

Gabarito Preliminar: B

Comentários:

Segundo a NBC TI 01 a Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. Concordo com o gabarito.

Questão 37

Gabarito Preliminar: E

Comentários:

Segundo o item 12.2.4.2 da NBC TI 01, ao usar método de amostragem, estatística ou não, deve ser projetada e selecionada uma amostra que possa proporcionar evidência de auditoria suficiente e apropriada. Concordo com o gabarito.

Questão 38

Gabarito Preliminar: E

Comentários:

Segundo a NBC TI 01, em seu item 12.2.3.4, as informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna são denominadas de “evidências”, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade. Concordo com o gabarito.

Questão 39

Gabarito Preliminar: C

Comentários:

Ceticismo profissional é a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria. Concordo com o gabarito.

Questão 40

Gabarito Preliminar: D

Comentários:

Segundo o item A45 da NBC TA 200, as limitações inerentes de uma auditoria originam-se da:

• natureza das informações contábeis;

• natureza dos procedimentos de auditoria; e

• necessidade de que a auditoria seja conduzida dentro de um período de tempo razoável e a um custo razoável.

Concordo com o gabarito.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.