Artigo

Simulados para Concursos Públicos: como fazer? (+ dicas)

Concurseiros, bom dia! Vamos falar hoje sobre como fazer SIMULADOS durante a sua preparação, beleza?!

Para quem não me conhece: eu me chamo Luis Eduardo. Sou coach aqui no Estratégia, analista do Passo Estratégico e Auditor Fiscal do Estado de São Paulo.

Saiba o que é Passo Estratégico clicando aqui.

No vídeo abaixo, eu faço uma relação entre O QUE É ESTUDAR para Concursos Públicos com os benefícios de se fazer SIMULADOS durante a preparação!

Além disso, eu comento a respeito da diferença de estudo nos simulados entre o aluno que é INICIANTE e o aluno mais AVANÇADO.

Não perca esse vídeo! 

E não se esqueça de se inscrever lá no meu canal do YouTube, beleza?

Vamos ao vídeo… ;)

Saiba mais sobre o Simulado Inédito Gratuito Nacional que o Estratégia vai preparar para a Receita Federal. Inscreva-se aqui.

Se gostou do vídeo, não se esqueça de curtir e de se inscrever no canal!

E, ao se inscrever, clique no “sininho” ao lado do botão de inscrição para receber um alerta sempre que eu postar um vídeo novo.

Acompanhe também minhas dicas motivacionais e de estudo, no INSTAGRAM, clicando aqui.

E, se você já estiver estudando com o edital na praça para o seu concurso, não deixe de olhar a postagem abaixo em que eu comento uma dica para ser usada na véspera da prova, no momento da revisão, caso você não tenha tempo para revisar toda a matéria:

Há uma técnica muito boa de revisão de véspera para quem tem pouquíssimo tempo até a prova! Primeiro, faça um LEVANTAMENTO de quanto tempo de estudo você terá até a sua prova. Em seguida, você precisará mensurar a importância de cada disciplina. Você pode fazer isso pelo PESO (% de pontos no total da prova) que cada matéria tem no edital ou através do TAMANHO (quantidade de pdfs e/ou pgs para revisar) do material da sua disciplina. Você pode também usar o meio termo entre esses 2 critérios (afinal, há disciplinas com pouco peso e com enorme conteúdo, e vice-versa, o que tornaria a escolha de apenas um dos métodos um tanto quanto desajustada em alguns casos). Feita a MENSURAÇÃO, divida proporcionalmente o total de carga horária de estudo até a prova para cada disciplina. Certo! Agora você vai precisar de algum site com um considerável banco de dados de questões de concursos COMENTADAS. Então, nessa carga horária que cada disciplina recebeu, você vai resolver questões da disciplina, elaborando filtros dos mais específicos até os filtros mais abrangentes, até que o tempo para aquela determinada disciplina termine. Na escolha dos filtros, faça apenas questões da banca do seu concurso, começando através das questões mais recentes e partindo para as mais antigas enquanto o tempo não se encerrar. Dê prioridade também para questões da área do seu concurso e, se possível, do mesmo cargo que você vai fazer. Ou seja, gaste o tempo para cada disciplina fazendo, inicialmente, questões mais próximas possíveis daquelas que devem cair na sua prova, partindo então para questões com perfil um pouco mais diferentes enquanto o tempo da disciplina não se acabar. Essa dica já me ajudou muito! Bons estudos! #coachluiseduardo #comestrategia #coachingdoestrategia #estrategiaconcursos #revisao #concursopublico

A post shared by Luis Eduardo (@coachluiseduardo) on

Por hoje é só! Espero que tenham gostado das dicas e que consigam, de fato, colocá-las em prática!

Qualquer dúvida, deixem aqui nos comentários ou então nos comentários do vídeo no YouTube mesmo. Passarei lá para responder! ;)

Bons estudos neste começo de semana!

Grande abraço!

 

​Luis Eduardo
Coach e Analista do Passo Estratégico
Auditor Fiscal do Estado de São Paulo
 Conheça o Programa de Coaching do Estratégia Concursos clicando aqui.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, excelente dicas!! Inclusive eu acho que esse tipo de preparação "rápida" fica mais fácil se a pessoa já abriu caminho durante sua preparação. O que costumo fazer é o seguinte, monto no site de questões o máximo possível de questões de bancas próximas (ESAF, FCC e FGV) cada assunto fica com umas 200 a 300 questões no mínimo, resolvo no tempo da matéria e vou favoritando as mais difíceis e as questões que servem como uma boa revisão. No final fico com umas 50 a 70 questões sobre cada assunto. Espero com isso na época do pós Edital ficar com umas 500 a 600 questões de cada matéria selecionada. Acho que nessa reta final muitas pessoas conseguem passar a frente se tiver uma boa metodologia para ver o máximo possível em menos tempo!
    matheus em 24/07/17 às 08:06