Notícia

SEDF: sindicato cobra novo edital para professores de espanhol!

De acordo com notícia publicada no portal do Sindicado dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), antes do fim do ano, a língua espanhola constará como obrigatória na grade curricular das escolas públicas do DF, para estudantes do ensino médio.

Isso graças à Proposta de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) nº 37. A alteração, porém só será possível com realização de concurso SEDF para a Educação.

A proposta de emenda à Lei Orgânica já foi aprovada em dois turnos na Câmara Legislativa e agora espera a promulgação do presidente da casa. Conforme pontuou o dirigente do Sinpro-DF Cláudio Antunes:

Espanhol é um dos idiomas mais falados no planeta; o Brasil faz fronteira com países que falam espanhol; e o Enem coloca esse idioma como uma das opções na prova de línguas. Essas são algumas questões que mostram a necessidade de oferecer aos estudantes das escolas públicas a oferta do idioma espanhol no ensino regular. Entretanto, o quantitativo de professores que lecionam essa matéria atualmente é ínfimo para o que propõe a alteração na lei

Neste mês de novembro, o Governo do DF nomeou 337 docentes aprovados no último concurso SEDF realizado para a carreira do magistério público, homologado em 2017. Desse total, 18 são da especialidade Espanhol, zerando o banco de reserva.

De acordo com Antunes, pode ser que seja gerada uma espécie de resíduo de candidatos aguardando convocação, pois alguns dos atuais convocados utilizaram o direito de pedir o chamado ‘final de fila’, que está previsto na lei complementar (número) 840/11. Mas se chamado algum professor, será muito pouco”.

Segundo o dirigente do Sinpro-DF, o necessário é a realização de novo concurso SEDF. Isso porque, segundo ele, somente com concurso público será possível suprir a necessidade da rede de ensino e realizar uma educação de qualidade.

A Secretaria de Educação disse que já foi solicitada autorização à Secretaria de Economia para a realização de novo concurso SEDF para o magistério público, mas, até agora, a pasta da Economia ainda não autorizou o certame.

Mais informações: Concurso SEDF

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso SEDF?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.