Artigo

Resumo de Redes de Computadores para Tribunais

Olá, tudo bem com você? Você está estudando para Tribunais? No artigo de hoje vamos trazer um Resumo de Redes de Computadores para você ficar por dentro de tudo para o seu concurso!

Resumo de Redes de Computadores para Tribunais

Antes de tudo, você sabe o que são Redes de Computadores?

Uma rede de computadores trata de um conjunto de dispositivos conectados entre si com o objetivo de compartilhar dados, recursos e informações.

Assim, esses dispositivos podem incluir, por exemplo, computadores, servidores, dispositivos móveis, dispositivos de rede e demais equipamentos eletrônicos. Ademais, as redes de computadores são utilizadas para compartilhar arquivos, acessar a internet, configurar periféricos compartilhados, exibir conteúdo, entre outros.

Desse modo, uma rede de computador é uma malha que faz a ligação de vários sistemas computacionais com a finalidade de transmitir dados. Sendo assim, esses dispositivos interconectados enviam, trocam e recebem tráfego de dados, voz e vídeo, graças ao hardware e software que compõem o ambiente.

Para que serve?

Como falamos, as redes de computadores possibilitam que os seus usuários compartilhem recursos, como dados, arquivos, impressoras e conexões à Internet. Além do mais, essas Redes também permitem que os usuários comuniquem-se uns com os outros, enviando mensagens instantâneas.

As Redes de computadores servem, inclusive, para a realização de backup de arquivos, monitorar atividades de rede e proteger recursos contra uso não autorizado.

Nesse sentido, as redes de computadores servem para:

  • Compartilhar arquivos;
  • Acessar e utilizar aplicativos através da rede;
  • Compartilhar dispositivos de hardware, como impressoras e discos rígidos.
  • Permitir que os dados sejam armazenados em servidores, em que os dispositivos do usuário final (clientes) possam ter acesso a essas informações.
  • Permitir aos usuários enviar dados de voz através do protocolos de Internet;
  • Realizar comunicações, como por vídeo, imagens, texto e voz;
  • Vender ou comprar serviços e produtos pela internet.

Resumo de Redes de Computadores para Tribunais – Como funciona

Como as Redes de computadores são sistemas de computadores interconectados que possibilitam compartilhar dados e recursos. Assim, esses sistemas são utilizados em empresas, escolas, organizações e governos, que podem utilizar as redes para comunicação, compartilhamento de dados e acesso a recursos.

Outrossim, uma rede de computador pode ser conectada utilizando vários meios, como, por exemplo, com cabos de rede, WiFi, satélite, fibra óptica, entre outros. Aliás, os computadores conectados na rede são chamados de nós, e os nós podem se conectar uns aos outros diretamente ou por meio de um ponto de acesso.

Desde que computadores estejam conectados, eles podem trocar informações utilizando protocolos de rede, como, por exemplo, o TCP/IP. Por conseguinte, estes protocolos possibilitam que os computadores realizem o roteamento de pacotes de dados de um computador para outro.

Além do mais, as redes de computadores podem ser utilizadas para acessar a Internet. Esta conexão pode ser feita utilizando um modem ou um dispositivo de acesso direto, como um cabo ou modem DSL. Na hipótese dessa conexão ser estabelecida, os computadores podem acessar sites da web, transferir arquivos e usar outros recursos da Internet.

Inclusive, os dispositivos de rede utilizam uma variedade de hardware e software para especificar e padronizar a forma como os dados são recebidos ou enviados. Nessa perspectiva, os dois tipos de rede mais utilizados são: A Local Area Network (também conhecida como LAN) e a Wide Area Network (também conhecida como WAN).

Portanto, qualquer rede de computadores impõe a necessidade de equipamentos e regras para estabelecer comunicação entre os nós, como cabos, roteadores, modems, placas e portas de comunicação.

Resumo de Redes de Computadores para Tribunais – Protocolos

Você sabe o que é um protocolo quando se fala de Redes de Computadores?

Um protocolo de rede diz respeito à linguagem usada para que dois computadores consigam se comunicar. Sendo assim, para que exista uma comunicação entre dois nós é necessário que eles“falem a mesma língua”, isto é, estejam na mesma rede.

Essa demanda fez com que os engenheiros do departamento de defesa americano financiaram uma pesquisa para a construção de padrões na comunicação em rede, tendo sido realizada pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em 1969.

Tal iniciativa possibilitou a origem do protocolo Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP), o qual estabelece os padrões de comunicação por meio de um conjunto de protocolos para a transmissão de dados.

Cinco anos depois da criação do TCP/IP, a Organização Internacional para a Normalização desenvolveu o modelo OSI, que determina um padrão para facilitar o processo de interconectividade entre máquinas dos mais diversos fabricantes.

Portanto, os protocolos de Redes de Computadores são utilizados para determinar padrões para comunicação entre computadores. Eles são usados para gerenciar a transferência de dados entre computadores, definir como os computadores se comunicam, como computadores se conectam, e as formas de tratamento de erros.

Os protocolos mais utilizados em Redes de Computadores são:

  • TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol),
  • IPv4 (Internet Protocol version 4) e
  • IPv6 (Internet Protocol version 6).

Assim sendo, o protocolo TCP/IP é utilizado para determinar conexões entre computadores, ao passo que o IPv4 e o IPv6 são utilizados para estabelecer endereços IP para os computadores.

Ademais, existem outros protocolos usados em Redes de Computadores, como o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e o SSH (Secure Shell Protocol).

O que é um endereço IP?

Você sabe o que é um endereço IP?

O endereço IP ou Internet Protocol é um número único que identifica um dispositivo na internet ou em uma rede privada. Assim, a maioria dos dispositivos que estão conectados à Internet possuem um endereço IP, que é utilizado para identificar esse dispositivo na rede.

Desse modo, as informações enviadas pela Internet são enviadas para o endereço IP do destinatário, que as recebe e as envia para o dispositivo certo.

Destarte, cada dispositivo em uma rede possui um único identificador, que auxilia na identificação da origem ou o destino da transmissão: Esse identificador é chamado de endereço da rede (network address).

Por sua vez, o endereço IP é o identificador mais comum de um dispositivo de rede, no entanto, existem também outros identificadores como o MAC address (Media Access Control Address), que são utilizados no caso de configurações mais avançadas.

Resumo de Redes de Computadores para Tribunais – Tipos de Redes de Computadores

Mas, quais são os tipos de redes de computadores?

  • LAN ou Redes locais: Redes de área local ou LAN são redes que conectam computadores e outros dispositivos dentro de uma área geográfica limitada, como, por exemplo, um prédio.
  • MAN ou Redes metropolitanas: As Redes metropolitanas ou MAN são redes que conectam computadores em áreas maiores, como, por exemplo, o caso de cidades inteiras.
  • WAN ou Redes de área ampla: Redes de área ampla ou WAN são redes que conectam computadores em áreas muito maiores, como, por exemplo, países ou continentes.
  • Redes sem fio: são Redes que utilizam ondas de rádio para transmitir dados entre computadores e dispositivos conectados a elas.
  • Redes de sensores: São redes que consistem em pequenos dispositivos de computação limitados (sensores) conectados para recolher e transmitir dados.
  • VPN ou Redes virtuais privadas: As Redes virtuais privadas ou VPN são responsáveis por criptografar os dados transmitidos para que outros usuários não possam decifrá-los.

Dispositivos que integram uma rede de computadores

Além dos cabos, switches, modems, computadores, roteadores e servidores, uma rede de computadores pode conter storages para o armazenamento de dados, além de uma série de softwares utilizados para gerenciar a transmissão de dados.

Assim, alguns dispositivos que podem integrar uma rede de computadores são:

  • Computadores desktop e laptops;
  • Impressoras;
  • Roteadores;
  • Modems;
  • Switches;
  • Hubs;
  • Repetidores;
  • Tablets;
  • Servidores;
  • Firewalls;
  • Smartphones;
  • Dispositivos de armazenamento em nuvem;
  • Câmeras de segurança;
  • Dispositivos IoT (Internet of Things).

Quando a rede de computadores é maior, não se restringindo a apenas um prédio, isto é, quando não se trata somente de uma LAN, são utilizados outros equipamentos, como Switches e Roteadores, que funcionam de forma semelhante a um HUB, ou seja, com o objetivo de fazer convergir as conexões físicas, porém, com algumas características técnicas (como quantidade de conexões simultâneas e velocidade).

Resumo de Redes de Computadores para Tribunais – Conclusão

Como podemos verificar, as redes de computadores podem ser conceituadas como um conjunto de equipamentos, que além de compartilhar os mesmos recursos, podem trocar informações entre si. 

Além disso, os recursos são, por exemplo, a conexão com a internet dividida entre todas as máquinas conectadas a uma determinada rede.

Assim, uma empresa não consegue existir, sem possuir uma rede de computadores. Afinal, a rede possibilita o compartilhamento de dadosequipamentos e a comunicação entre os seus usuários

Logo, as redes são essenciais para a estrutura de qualquer negócio. Ademais, as redes de computadores podem existir em vários formatos.

Por fim, as redes de computadores desempenham um papel essencial na era moderna, pois elas permitem o compartilhamento de dados, informações e recursos entre computadores e dispositivos conectados.

Sendo que essa tecnologia permite aos usuários acessar aplicativos e serviços externos, o que permite que eles compartilhem arquivos, troquem mensagens, acessem conteúdos da web, etc. A conectividade e a flexibilidade de uma rede de computadores possibilita que ela seja usada em praticamente qualquer lugar ou contexto.

Logo, as redes de computadores possibilitam o aumento da produtividade e a otimização dos processos operacionais. Em suma, as redes de computadores desempenham um papel essencial na nossa sociedade moderna, permitindo o compartilhamento de dados, informações e recursos entre computadores e dispositivos conectados.

Elas também auxiliam na melhora da produtividade, otimização dos processos operacionais e oferecimento da proteção contra ameaças cibernéticas.

Espero que você tenha gostado do Artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@elizabethmpalves

https://portal.tjsp.jus.br/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.