Artigo

Recurso ISS-POA

Olá, pessoal,

Bom dia, boa tarde, boa noite e boa madrugada! É ótimo encontrar vocês por aqui novamente!

Vamos aos recursos possíveis para a prova do ISS-POA.

27 – Na planilha Excel abaixo, qual o resultado numérico da célula F4 quando a célula C4 for selecionada e arrastada horizontalmente até a célula F4?
(A) 15
(B) 33
(C) 38
(D) 43
(E) 124
GABARITO PRELIMINAR OFICIAL: E.

Para que o resultado da letra E seja o alcançado pelo processo descrito na questão faltou informar que o que será arrastado é, na verdade, a alça de preenchimento. Desta forma, a fórmula contida em C4 seria copiada para D4, E4 e F4. Assim: D4=B4+C4; E4=C4+D4; F4=D4+E4=124.
Apenas selecionar a célula e arrastar (a célula) seria equivalente a mover a célula sem que isto afete o conteúdo (F4 = A4+B4=28).
Uma vez que não temos o valor correto conforme as ações determinadas pelo enunciado, a questão deveria ser ANULADA.

28 – Em relação a recursos oferecidos pelo MS-Word, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) Podem ser usados cabeçalhos e rodapés diferentes para páginas pares e para páginas ímpares. Ainda, cabeçalhos e rodapés podem possuir texto ou elementos gráficos, ou ambos.
(B) Com o auxílio do recurso “Comentários” é possível realizar uma edição colaborativa de um documento, permitindo assim que as modificações sejam rastreadas, editadas, rejeitadas ou aceitas.
(C) É possível numerar as páginas de um documento tanto em algarismos arábicos como em algarismos romanos, e ocultar essa numeração na primeira página do documento.
(D) Podem-se criar macros poderosas pelo uso de VBA (Visual Basic for Applications), embora seu emprego seja considerado um possível risco à segurança, já que em seu código é permitido executar vários comandos no computador.
(E) É possível criar índice remissivo no qual termos selecionados, descritos em um documento, são listados junto com as páginas nas quais eles aparecem.
GABARITO PRELIMINAR OFICIAL: C

É bem verdade que as letras A, D e E são afirmações verdadeiras. Mas a letra C, apontada pela banca como INCORRETA está, a bem da verdade, CORRETA. É sim possível numerar as páginas de um documento do Word conforme descrito no item.
A própria Microsoft (desenvolvedora do programa Word) afirma ser possível a escolha do tipo de numeração da página, bem como ocultar a numeração da primeira página. Pode-se obter, no site da empresa, as instruções para realizar tais operações.
No endereço eletrônico http://office.microsoft.com/pt-br/word-help/consideracoes-sobre-numeracao-de-pagina-no-word-HA001116514.aspx encontramos:

“NÚMEROS DE PÁGINA
(…)
Formatar números de página
Especifique a formatação (como 1, i ou a), altere a fonte e o tamanho dos números de página e insira números de página "Página X de Y".
Remover números de página
Remova números de página dos cabeçalhos e rodapés.
Exibir ou ocultar o número de página na primeira página
Mostre ou oculte números de página na primeira página de cada seção, se o seu documento for formado por seções.”

No entanto, o mesmo não se pode dizer da letra B. A banca citou o recurso “Comentário”, mas enunciou o conceito de “Alterações Controladas”. Na versão 2003 os dois recursos trabalham em conjunto e é fácil confundir ou misturar as coisas. Mas é claro que a ação de aceitar tem validade para alterações, mas para comentários fica sem sentido e nem mesmo no aplicativo aparece assim. Eu, pessoalmente, entendo que os comentários possam ajudar no controle de alterações e na colaboração, mas não estou confortável com a afirmação de que as modificações podem ser aceitas por conta daquele recurso. Bem, de qualquer forma, cabe recurso e a confusão por si só já indicaria a ANULAÇÃO.
http://office.microsoft.com/pt-br/word-help/sobre-alteracoes-controladas-e-comentarios-HP005241634.aspx?CTT=3
Transcrevo o conteúdo:

Alterações controladas
Com o recurso Controlar alterações ativado, cada inserção, exclusão ou alteração de formatação que você ou o revisor façam é controlada. Após revisar as alterações controladas, você poderá aceitar ou rejeitar cada alteração.

Comentários
Ao revisar os comentários, poderá excluí-los ou respondê-los.

Isto posto, a questão deveria ter o gabarito ALTERADO para B.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.