Artigo

QUERER NÃO É SUFICIENTE!

O desejo é o início de tudo o que se queira construir na vida, é a fagulha para iniciarmos a caminhada em busca de algo. Sem o desejo nenhum plano sai do papel, afinal, ninguém alcança o que não se quer. Já pensaram por que desejamos, planejamos, executamos mas, por vezes, morremos na praia? Acabamos por desistir no meio do caminho. Oras, por que desistimos se queríamos tanto aquilo? Porque só o querer não basta, ele representa somente o primeiro passo. O querer tem três níveis:

1 – EU QUERO

Aqui nós pegamos tudo que o universo oferece, tudo o que cair no nosso colo. Mas o problema de apenas querer é que querer e não ter cria mais querer, um círculo vicioso que desmotiva e no final só causa frustração. Dessa forma, a maré passa a nos carregar mais do que nossas próprias pernas.
É normal que as pessoas ao nosso redor queiram o mesmo que nós, mas poucas conseguem, já perceberam? Basta olharmos para uma sala de curso presencial para constatarmos uma verdade nua e crua: a maioria não passará no concurso. A média, nesse caso, não é um parâmetro. Isso acontece porque os desejos infinitos do ser humano são limitados pelo esforço em colocá-los em prática. Logo, o concurseiro precisa romper a fronteira do “apenas querer” e fazer mais pelos seus próprios sonhos: “Sonhos são gratuitos, realizá-los tem um preço”.

2 – EU ESCOLHO

É preciso escolher ter o que você quer. Esse nível tem uma energia muito forte e, uma vez nele, assumimos a responsabilidade de criar a nossa própria realidade. A palavra decisão vem do latim decidere, que equivale a “eliminar todas as outras alternativas”.
Nessa fase, o concurseiro começa a sair da zona comum, ele coloca a preparação no topo das suas prioridades, identifica uma área de afinidade, seleciona o material, expurga da rotina alguns hábitos negativos, colhe informações sobre o cargo pretendido etc. Ele escolhe ser aprovado! Escolher é ótimo, mas ainda não é o melhor.

3 – EU ME COMPROMETO

Comprometimento significa dedicar-se sem restrições, é o engajamento 100%. Requer disposição para pagar o preço necessário durante o tempo que for preciso. Aqui é onde a magia acontece, pois o fracasso não é uma opção. Ao contrário do círculo vicioso da fase “apenas querer”, cria-se um círculo virtuoso. A evolução durante a caminhada é um reforço positivo que incentiva o concurseiro a manter o comportamento de sucesso.
Acontece com muitos aprovados: o aluno inicia os estudos do zero absoluto, comete erros, os corrige, e aos poucos vai colhendo frutos durante a jornada. Antes sequer atingia os mínimos necessários, depois consegue atingi-los, porém fora das vagas ofertadas, até que se classifica dentro do número de vagas.
Um concurseiro comprometido está disposto a ficar horas a fio estudando, inclusive (ou, principalmente, para alguns) nos finais de semana. Abdica das saídas e suporta as dores da preparação em troca de mais algumas horas de estudo. O desconforto será, às vezes, o seu único companheiro. Esse concurseiro sabe que deve trocar, temporariamente, o prazer imediato pela busca de algo maior. Mantendo o foco no resultado, aceita-se mais facilmente o ônus das escolhas.
Muitas pessoas que desistem de suas metas têm um limite do que aceitam sacrificar, e acabam impondo a si mesmas uma série de condições. É por não se comprometerem de verdade com a aprovação que estas pessoas não a alcançam e provavelmente jamais a alcançarão.

Então, colega, caso não esteja obtendo o resultado que diz desejar, pergunte-se:

Você o almeja de verdade? Pode ser que não, e não há nada de errado com isso. Foque sua energia no que realmente é importante para você.

Você está comprometido(a) ? Se não estiver, mude. Suas escolhas são essenciais para o seu sucesso. Voltando à sala de aula em que alguns poucos são aprovados e a maioria fica pelo caminho: em qual fileira você quer formar? Comprometa-se!

Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Lute pelo que você ama.
(Augusto Cury)

Grande abraço,

Diego Parreira
Coach do Estratégia Concursos

_______________________________________________

– Conheça minha história clicando aqui.

– Se quiser ser meu coachee, basta indicar meu nome para a equipe do Estratégia quando for contratar o coaching.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns professor. Excelente msg. A vezes é disso que precisamos. "Ativar" aquele push motivacional interno. Grande abraço.
    Raphael em 29/06/17 às 12:04
  • Bela abordagem motivacional Diego Parreira, difícil alcançarmos o nível de 100% de engajamento, mas essa busca é o caminho para a realização dos nossos objetivos. Sucesso!
    Thiago Nascimento em 29/06/17 às 10:25
  • Os três níveis do QUERER. Texto Muito Bom ! Muita verdade nessas palavras.
    Gricirlene em 29/06/17 às 09:55
  • A Vontade passa, se tentou e não foi até o fim, estava na força da Vontade. O QUERER é Superior, na força do Querer se realiza o que Quer. a Palavra fala por si. Impossível Querer algo possível e não conseguir, se não conseguiu foi Vontade, se fosse Querer conseguia. Querer é Superior Sempre. Abraço.
    Fábio Souza em 29/06/17 às 09:49
  • Professor!!!!! ótimo o seu artigo,nos leva à reflexão, em que nível está o nosso querer, hoje mesmo meditei sobre isto e sinto que estou comprometida com o que eu quero, meditando pedi a Deu para me fortalecer, pois a batalha não é fácil precisamos atingir um estado de consciência do que realmente queremos para enfrentar esta luta que aos nos olhos materiais e meio solitária,mas ao mesmo tempo prazerosa quanto temos prazer em estudar , e temos que sentir este prazer, para que assim, a carga para estudar tantas matérias fica menos pesada.Obrigada pelo seu artigo maravilhoso.Gostei muito. Tenha um bom dia.
    Neirilene Pereira da luz em 29/06/17 às 09:14
  • Excelente reflexão!!!
    Vanessa em 29/06/17 às 08:25