Artigo

Que fase! Comentários ISS Londrina – Contabilidade (Geral?)

Prezados(as), venho tratar sobre o concurso para Fiscal de Tributos do ISS Londrina. Primeiramente, me solidarizo com todos, pois a prova infelizmente não veio como esperávamos. Não cabe aqui citarmos as mazelas que vocês, mais do que eu, observaram… Se tivesse uma palavra apenas que pudéssemos exigir em provas de concursos, na minha visão, ela seria RESPEITO. Deixo para vocês julgarem se essa palavra foi honrada nesse certame…

Bem… Vamos nos concentrar na disciplina de Contabilidade GERAL (em caixa alta e negrito mesmo!). Esperávamos que a banca exigisse algo dentro do edital, ou seja, questões dentro da seguinte ementa, conforme Anexo II ao edital nº 172/2015 (retificado):

Contabilidade Geral – Contabilidade geral: conceito, noções básicas, objeto, finalidade, usuários e funções. Patrimônio: conceito, bens, direitos e obrigações. Equação patrimonial, origem e aplicação de recursos. Conceitos contábeis básicos: contas, lançamentos, método das partidas dobradas. Balanço patrimonial: apresentação e composição. Apresentação da demonstração do resultado. Tipos de sociedades

No entanto, não foi o que observamos. As 10 questões exigidas no ISS Londrina (41 a 50), concentraram-se em dois assuntos: Demonstração dos Fluxos de Caixa aplicada ao setor público e Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP). Ambas demonstrações não são alvo de estudo da Contabilidade Geral, mas sim da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, disciplina que não consta do edital, conforme podemos observar acima.

Logo, nem vamos entrar no mérito do gabarito preliminar, pois TODAS as questões devem ser anuladas, por flagrante extrapolação das exigências editalícias. Sinceramente, nunca tinha presenciado tamanho erro em uma mesma prova.

Como diria Milton Leite: “Que fase!”.

Esperamos que a eminente banca acate os recursos e retifique essas questões aplicadas no ISS Londrina. Na minha humilde opinião, assim como ocorreu recentemente (2014) no concurso da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE-RS) deveria haver reaplicação da prova de Contabilidade Geral.

De qualquer forma, o conhecimento e experiências adquiridos jamais serão perdidos. Existem concursos na área fiscal com edital na praça e outros que devem sair nos próximos meses… Segue o jogo!

Um forte abraço!

Possati

[email protected]

www.facebook.com/profgilmarpossati

Cursos: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/gilmar-possati-3326/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.