Artigo

Prova comentada – Auditoria – ISS/São José do Rio Preto

Olá, Pessoal!

Conforme prometido, segue minha análise das 8 questões de Auditoria.

Primeiramente, dessas 8 questões, 2 estavam muito mais relacionadas à contabilidade do que à auditoria e cobraram o conhecimento de 2 CPC que não constavam no edital da nossa matéria.

Em relação às outras 6, não concordo com o gabarito da questão 73, conforme explicado a seguir. Além disso, a questão 75 apresenta um erro de digitação (colocaram 2003 ao invés de 2013), o que acarretará anulação, embora, se desconsiderarmos isso, a questão esteja correta.

O restante entendo que está ok.

Abs e boa sorte no resultado final,

Rodrigo Fontenelle

www.facebook.com/profrodrigofontenelle

Questão 73:

Gabarito Preliminar: C

Comentários:

Segundo a NBC TA 200, Risco Inerente “é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados”. A parte destacada, que não aparece na alternativa, é essencial para diferenciarmos Risco Inerente de Risco de Controle. Além disso, a alternativa E está correta, já que o risco que está relacionado com a natureza e a extensão dos procedimentos aplicados pelo auditor e com o planejamento da auditoria é o Risco de Detecção. Portanto, discordo do gabarito e entendo que a opção correta é a letra E.

Questão 74:

Gabarito Preliminar: E

Comentários:

Segundo a NBC TA 330 o auditor deve planejar e realizar testes de controle para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente quanto à efetividade operacional dos controles relevantes. Portanto, concordo com o gabarito.

 Questão 75:

Gabarito Preliminar: A

Comentários:

Questão típica de conciliação bancária.

Do saldo de 192.820,00 constante no livro Razão devemos creditar 290,00 de despesas bancárias ainda não contabilizadas e 3.520,00 da duplicata que havia sido descontada mas que o cliente não pagou, o que dá 189.010,00. Todas as outras transações não precisam ser contabilizadas no livro razão até 31/12/2013. Portanto, concordo com o gabarito.

 Questão 76:

Gabarito Preliminar: D

Comentários:

Segundo o CPC 32, ativo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro recuperável em período futuro relacionado a: (a) diferenças temporárias dedutíveis; (b) compensação futura de prejuízos fiscais não utilizados; e (c) compensação futura de créditos fiscais não utilizados. Dessa forma, s.m.j., concordo com o gabarito.

Questão 77:

Gabarito Preliminar: B

Comentários:

Segundo o CPC 18, se o investidor mantém direta ou indiretamente (por meio de controladas, por exemplo), vinte por cento ou mais do poder de voto da investida, presume-se que ele tenha influência significativa, a menos que possa ser claramente demonstrado o contrário. Por outro lado, se o investidor detém, direta ou indiretamente (por meio de controladas, por exemplo), menos de vinte por cento do poder de voto da investida, presume-se que ele não tenha influência significativa, a menos que essa influência possa ser claramente demonstrada. Dessa forma, concordo com o gabarito, pois não há influência significativa da CIA A apenas na CIA D.

Questão 78:

Gabarito Preliminar: B

Comentários:

Questão literal. Segundo o item 9 da NBC TA 560 o auditor independente deve solicitar à administração e, quando apropriado, aos responsáveis pela governança, uma representação formal de acordo com a NBC TA 580 – Representações Formais, de que todos os eventos subsequentes à data das demonstrações contábeis e que, segundo a estrutura de relatório financeiro aplicável, requerem ajuste ou divulgação, foram ajustados ou divulgados.

Questão 79:

Gabarito Preliminar: E

Comentários:

Concordo com o gabarito, embora a alternativa correta tenha exigido um entendimento mais profundo da NBC TA 530. Entretanto, as letras A, B, C e D conseguiríamos eliminar, pois os erros eram até certo ponto “fáceis” de serem identificados.

Questão 80:

Gabarito Preliminar: A

Comentários:

O auditor deve levar em consideração, para formar uma opinião sobre as demonstrações contábeis da entidade, se as distorções não corrigidas pela administração são relevantes, individualmente ou em conjunto, pois é isso que fará com que ele emita uma opinião sem ressalva, com ressalva ou adversa. Portanto, concordo com o gabarito.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.