Artigo

Prova comentada AFO – TRF/2 – AJ – Contadoria

Prova comentada AFO – TRF/2 – Analista Judiciário – Área Contadoria – Consulplan – 2017

Olá amigos! Como é bom estar aqui!

Com base na prova tipo 1, vamos lá para a nossas questões de Administração Financeira e Orçamentária de AJAC do TRF/2:

 

35 “Os Princípios Orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos – União, estados, Distrito Federal e municípios – são estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina.” (Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.) “A prefeitura de uma grande cidade brasileira fez a sua lei do orçamento e, aproveitando a oportunidade de publicação, resolveu incluir na lei um capítulo que fez constar o código de ética dos servidores municipais.” A publicação do código de ética na lei do orçamento está

A) certa, de acordo com o princípio da Publicidade.

B) errada, de acordo com o princípio da Legalidade.

C) certa, de acordo com o princípio da Transparência.

D) errada, de acordo com o princípio da Exclusividade.

 

O princípio da exclusividade determina que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

Logo, a publicação do código de ética na lei do orçamento está errada, de acordo com o princípio da Exclusividade.

Resposta: Letra D

 

37 O orçamento é um importante instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto de ingressos e de aplicações de recursos em determinado período. A Lei nº 4.320/1964 classifica as receitas orçamentárias em “Receitas Correntes” e “Receitas de Capital”. Assinale a afirmativa que apresenta um conceito correto para receitas de Capital.

A) São recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita à autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA).

B) São arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas.

C) São aquelas realizadas entre órgãos e demais entidades da Administração Pública integrantes do orçamento fiscal e do orçamento da seguridade social do mesmo ente federativo; por isso não representam novas entradas de recursos nos cofres públicos do ente, mas apenas movimentação de receitas entre seus órgãos.

D) São arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas. Porém, de forma diversa das receitas correntes, as receitas de capital em geral não provocam efeito sobre o patrimônio líquido.

 

A) Errada. São receitas extraorçamentárias as oriundas de recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita à autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA).

 

B) Errada. As receitas orçamentárias são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas.

 

C) Errada. As receitas intraorçamentárias são aquelas realizadas entre órgãos e demais entidades da Administração Pública integrantes do orçamento fiscal e do orçamento da seguridade social do mesmo ente federativo; por isso não representam novas entradas de recursos nos cofres públicos do ente, mas apenas movimentação de receitas entre seus órgãos.

 

D) Correta. As receitas de capital são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas. Porém, de forma diversa das receitas correntes, as receitas de capital em geral não provocam efeito sobre o patrimônio líquido.

 

Resposta: Letra D

 

A banca quase não cobrou AFO, mas exigiu várias questões de Contabilidade Pública que foram comentadas pelo Prof. Possati. As demais questões da prova, incluindo Contabilidade Pública, foram comentadas em: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-trf-2-rj-es-prova-resolvida/

 

Conheça a relação de cursos para concursos de AFO e Direito Financeiro do Prof. Sérgio Mendes: Cursos_do_Prof_Sergio_Mendes

Se você for completamente iniciante, indico o curso: Curso de AFO para Iniciantes

Se já tiver um pouco de conhecimento, mas ainda não escolheu o seu concurso ou não o encontrou na relação acima, sugiro o curso: Curso de AFO Regular

 

Forte abraço!

Sérgio Mendes

www.facebook.com/sergiomendesafo

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.