Artigo

Sem edital previsto da PRF, como manter um ritmo de estudos?

Prezado aluno, na postagem de hoje iremos dar algumas dicas de como manter um bom ritmo de estudos para a PRF (Polícia Rodoviária Federal) mesmo sem edital previsto.

O meu nome é Carlos Eduardo, sou Consultor do Tesouro da SEFAZ do Espírito Santo, coach e professor do Estratégia Concursos. Estudar sem um edital previsto pode ser um desafio, mas é importante manter um bom ritmo de estudos para estar preparado quando o edital for lançado. Nesse artigo darei algumas dicas focando na prova da PRF.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que na última prova, além da prova objetiva e física, houve também realização do exame de aptidão física. No próximo tópico vou focar em dicas de estudo principalmente, mas, antes disso, acho fundamental falar do exame físico.

A preparação física para provas deste nível acontece de forma gradual e exige bastante disciplina e consistência por parte do candidato. Dessa forma, a minha primeira dica é veja o último edital, e tente fazer os exercícios que foram cobrados. Procure profissionais que ajudem na sua preparação e tenham uma alimentação saudável. Muitos candidatos deixam essa preparação para última hora e acabam não conseguindo passar na prova física, tenha atenção. Vale ressaltar ainda, que a boa alimentação e a prática de exercícios físicos podem te auxiliar inclusive nos seus estudos.

Agora que já demos essa abordagem inicial, vamos passar para o próximo tópico.

Policial da PRF

Dicas para manter um bom ritmo de estudos

Defina metas realistas

Defina metas diárias ou semanais que possam ser alcançadas. Por exemplo, você pode definir uma meta de estudar 3 horas por dia ou 20 horas semanais. Caso você veja que a meta pode ser aumentada, vá ajustando gradualmente, até a rotina de estudos se tornar algo natural no seu dia a dia.

Cronograma de estudos

Crie um cronograma semanal ou mensal que inclua as disciplinas que você precisa estudar. Insira as disciplinas que foram cobradas no último edital, tais como: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Matemática, Informática, Física, Ética e cidadania, Geopolítica, Língua Estrangeira, Legislação de Trânsito, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Especial e Direitos Humanos. O ideal, caso você seja um aluno iniciante, é não inserir todas as matérias ao mesmo tempo no seu ciclo de estudos. Comece com umas 5 ou 6 matérias e vá aumentando gradualmente. Esse cronograma pode ajudá-lo a manter o foco e a disciplina.

Varie as matérias de estudo

Varie as disciplinas e os tipos de estudo para evitar a monotonia. Alterne entre leitura, resolução de exercícios, revisão de conteúdo, entre outras técnicas.

Grupo de estudos

Procure grupos de estudo ou colegas que também estejam se preparando para a mesma prova ou concurso. Isso pode ajudá-lo a manter-se motivado e a compartilhar conhecimentos. No Estratégia inclusive existe o projeto Estudo Acompanhado que pode te ajudar nesse quesito específico.

Mantenha-se informado

Acompanhe as notícias sobre o concurso da PRF. Isso pode ajudá-lo a se manter atualizado sobre as mudanças no edital ou sobre as expectativas da banca examinadora. Siga páginas de estudo como a do Estratégia e a minha página no Instagram.

Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas pode ajudar a manter a mente saudável e aliviar o estresse, o que pode ser útil para manter o foco e a concentração nos estudos. Além disso, irá te ajudar na preparação para a prova física da PRF.

Lembre-se de que estudar é um processo contínuo e que requer paciência e dedicação. Mantenha-se motivado e confiante em seus objetivos e continue se preparando para o momento certo. O estudo para concursos públicos é algo gradual, um conhecimento que vai se consolidando aos poucos.

Resolução de exercícios

Dica final, agora que a gente fez essa breve revisão com algumas dicas para a preparação do concurso da PRF, aproveite para ler outros artigos do blog e resolver muitas questões de concursos anteriores na sua preparação. Os comentários dos professores nas questões do PDF e do SQ do Estratégia são muito completos (tem algumas questões que eu mesmo comentei como professor), tendo inclusive comentários em vídeo. Se tiver oportunidade aproveite para comentar também adicionando informações relevantes nas questões de interesse. É fundamental que o candidato resolva muitas questões de modo que na hora da prova esteja acostumado com o tipo de cobrança da banca examinadora.

Para quem é assinante, aconselho a leitura atenta, bem como a visualização das videoaulas do curso para a PRF. Nele, você poderá encontrar diversos exercícios comentados, bem como mapas mentais de tabelas de atalhos que irão ajudar na fixação do tema. O curso é bem completo e eu gosto muito da didática dos professores.

Para conferir outros artigos que eu escrevi para o Estratégia, basta entrar na minha página aqui no site e ver os meus artigos publicados: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/author/carloschagascardosogmail-com/. Tenho dezenas de artigos publicados sobre diversos outros temas que podem ajudar na sua preparação.

Carlos Eduardo Cardoso

Consultor do Tesouro Estadual, Coach do Estudo Acompanhado e Professor do Estratégia questões.

Para mais dicas e materiais sobre concurso, siga-me no Instagram:

@profcarloseduardocardoso

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.