Categorias: Concursos Públicos

Presa organização criminosa que fazia rateio para concursos

Foi presa nesta segunda-feira, 11 de dezembro, uma organização criminosa que comercializava de forma ilegal cursos e materiais de estudo para Concursos Públicos (rateio para concurso). A prisão aconteceu na manhã de hoje em Curitiba, Paraná.

Conforme a Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor do estado, entre os presos estão três mulheres e um homem.

Os envolvidos responderão pela prática de crimes como: violação de direitos autorais, lavagem de dinheiro, associação criminosa, violação da legislação de consumo.

Entre os crimes estão ainda falsidade ideológica e clonagem de cartões de crédito. A polícia suspeita ainda da organização ter envolvimento com prostituição.

Ainda de acordo com informações divulgadas pela Polícia, o grupo de rateio atuava de forma organizada, dividia tarefas e funcionava como uma estrutura empresarial ilícita.

A operação que prendeu os envolvidos foi batizada de Capitão Gancho 3D. Além de uma arma, diversos equipamentos eletrônicos e documentos foram apreendidos no prédio comercial onde funcionava o esquema.

A comercialização dos materiais de estudo para concursos era feita pela internet, em sites de rateio para concursos.

Grupos como esses geralmente se utilizam de cartões de crédito de terceiros e informações sigilosas de clientes para adquirir os cursos e comercializá-los.

Rateio para Concursos é crime e prejudica alunos e professores:

  1. Pirata revenda as aulas protegidas por direitos autorais em flagrante desrespeito à Lei de Direitos Autorais, a Lei 9610/98.
  2. Pirata cria alunos fake, praticando falsidade ideológica, usando dados de terceiros, como o CPF, sem autorização.
  3. Pirata compra muitas vezes com cartões de crédito clonados e o sistema de anti-fraude não detecta o golpe a tempo.
  4. Pirata fere os termos de uso porque adultera as aulas e retire a identificação dos arquivos PDF justamente porque a prática é ilegal e o pirata não quer ser identificado.
  5. Pirata divulga ilicitamente o produto usando nomes falsos e laranjas, sob pretexto de ser um grupo solidário de concurseiros unidos (grupo de rateio).
  6. Os professores investem seu tempo elaborando cursos de alto nível, mas acabam não ganhar nada. O pirata fica com lucro.
  7. Os cursos de rateios concursos não são atualizadas e muitas vezes incompletas. Ao comprar o curso legítimo o aluno não apenas ganha um curso atualizado, mas também acesso ao forum de dúvidas.

 

 

 

(Fotos: Paraná Portal)

Leia mais :

Rateio de Concursos: Amigo ou Vilão para quem passar em Concursos?

Coordenação

Ver comentários

  • Os cursos precisam ter a consciência que na grande maioria das vezes concurseiro é lascado, não tenho grana para comprar os cursos no valor que são comercializados pela escola. Sou a favor do desmanche dessas quadrilhas, Mas que também os cursinhos considerem a baixar um pouco os valores, de forma que todo mundo possa comprar e não depender desses materiais e legais.A realidade é esta: concurseiros não tem dinheiro.

  • Mais triste ainda é quando compramos os cursos corretamente fazemos a prova e não somos chamados para a vaga onde fomos aprovados

  • Estratégia Concursos é uma empresa séria e que preza pela qualidade do material produzido e fácil é perceber isto. Eu não tenho condições de comprar o curso, irei fazer o concurso SEE-BA, só deste concurso, eles já disponibilizaram mais de 6 vídeos no youtube, as vezes me pergunto que tipo de servidores serão estas pessoas que compactuam com irregularidades.

  • Eeeeeeee, enfim um dos grupos piratas foi desmascarado. Que muitos outros que andam vendendo material de forma ilegal, também sejam presos.
    Acho um desrespeito com quem estuda comprando material de forma correta, com as instituições que pesquisam e montam cada apostila com dedicação e competência e, inclusive com nosso país. Estamos num momento de mudança, cobrando honestidade de governantes.... e que tipo de exemplo uma pessoa que "pirateia" dá? Pior! E quem compra?
    Acho tão criminoso quem vende como quem compra. Pois se não tivesses pessoas querendo dar o "jeitinho" para adquirir material mais barato, não teria quem vendesse.
    Estudar, todos temos direito. Mas ser honesto, é mínimo que um futuro servidor público tem que ser!
    Parabéns a polícia por desbancar mais uma quadrilha no nosso país!

  • Que notícia ótima, maravilha. Mas também acho que dava para baixar um pouco os valores das aulas, até pelo motivo de que tudo é digital, o que já economiza para a empresa os gastos com materiais impressos.
    Mas na medida no possível vou comprando um material aqui, outro ali.

  • Tá tudo dominado e estragado..Eu cansei não faço concurso público porque virou caixa dois, Tampouco compro material pra que?

Posts recentes

Concursos CAIXA e CVM: provas seguem mantidas em maio!

A realização das provas dos concursos públicos para a Caixa Econômica Federal e Comissão de…

3 minutos atrás

Concurso Duas Barras RJ: SAIU edital com 245 vagas!

Foi publicado o edital do concurso Duas Barras, prefeitura localizada no estado do Rio de…

14 minutos atrás

Edital APS Santos: inscrições encerradas; provas em junho

Com inscrições encerradas, o edital do concurso público Autoridade Portuária de Santos (APS Santos) prevê…

38 minutos atrás

Concurso Urucará AM: edital com 235 vagas é CANCELADO!

O edital do concurso público da Prefeitura de Urucará, município do estado do Amazonas, está…

49 minutos atrás

Concurso Cabreúva SP: inscrições abertas; inciais até R$ 7,8 mil

Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Cabreúva, município do estado de…

1 hora atrás

Concurso PMDF: limite de vagas para mulheres é inconstitucional

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional o limite de 10% das vagas destinadas às…

1 hora atrás