Artigo

PM AM: comandante se posiciona sobre vagas PcD. Confira!

Após o Ministério Público solicitar esclarecimentos sobre a ausência de vagas para candidatos PcD (Pessoa com Deficiência), por meio do procurador Vitor Fonseca, o comandante-geral da PM AM, cel. Marcus Vinícius, se posicionou sobre o assunto.

Concurso PM AM 1.350 vagas | Imagem: reprodução

Em resposta ao ofício, Vinícius informou que “Conforme assegurado pelo Estatuto do Policial Militar do Estado do
Amazonas, os Policiais Militares são integrantes de uma categoria diferenciada, que tem como função manter a ordem pública, sendo o acesso aos seus Quadros facultado a todos os brasileiros sem qualquer distinção, desde que sejam observadas as condições prescritas em leis e no regulamento da Corporação. Sendo assim, por ser uma atividade de policiamento ostensivo nas ruas, é necessário que seus agentes tenham aptidão física e mental, para que possam realizar suas funções institucionais”
.

O comandante ainda explica que “Na legislação castrense, não há vagas específicas para ingresso de Policiais
Militares para atuarem especificamente nos setores administrativos, motivo pelo qual todos os Policiais Militares precisam estar aptos para exercer a atividade típica da polícia, devendo fazer Testes de Aptidão Física – TAF – e exames de saúde regularmente”
.

Em outro trecho do documento, é explicado que na Lei de Ingresso não há previsão de Oficiais ou Praças para atuarem especificamente em setores administrativos, sendo que todos os Policiais Militares devem estar aptos física e
mentalmente para qualquer missão que lhes for atribuída, não existindo um Instituto de “READAPTAÇÃO”, onde os membros da corporação com incapacidade definitiva ou temporária poderiam ser readaptados, sendo estes reformados.

Convém lembrar que o concurso PM AM oferece 1.350 vagas para os cargos de SoldadoOficiais e Oficial de Saúde. As oportunidades exigem os níveis médio e superior, com salário de R$ 2.657,28 e R$ 7.180,34 (de acordo com a nova tabela remuneratória).

Para mais informações sobre o concurso PM AM, cujo comandante se posicionou sobre a falta de oferta de vagas PcD, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!

Concurso PM AM

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso da PM AM?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.