0

Passo Estratégico: Conheça melhor e saiba como utilizar

Fique por dentro dessa ferramenta e confira dicas de como aproveitá-la da melhor forma para seu concurso!

Olá, tudo bem?

Nessa jornada de estudos para concursos é de suma importância utilizar técnicas e materiais que sejam capazes de alavancar o rendimento do aluno e aumentar seu desempenho nas provas. Pensando nisso e sabendo o quanto é crucial fazer boas revisões, nossa equipe pedagógica desenvolveu uma ferramenta valiosa para seu estudo: O Passo Estratégico.

Qual é a importância do Passo Estratégico?

Sabemos que, mais do que simplesmente rever o que foi estudado, é necessário que as revisões sejam feitas de maneira a otimizar o tempo e a apreensão do conteúdo.

O Passo Estratégico é um material elaborado especialmente para que o aluno faça revisões de todo o conteúdo de um determinado concurso, baseado em análises estatísticas, considerando o que é mais cobrado pela banca escolhida para aquele certame.

Com esse formato é possível que o aluno faça suas revisões com maior eficiência e organização, visto que os assuntos são separados por aulas.

passo estratégico, revisão, estudo, concurso, certame, estatísticas, ferramenta, técnica

Para que serve?

A linguagem utilizada no Passo Estratégico é bem mais direta que a observada nos cursos regulares, uma vez que partimos do pressuposto que o aluno já estudou a teoria pelo menos uma vez e necessita apenas de revisões para fixar o que foi visto.

Nesse sentido, o Passo Estratégico serve como material complementar ao curso regular. E para que o aluno faça uma boa revisão, ele deve ser usado juntamente com os materiais teóricos grifados e as anotações feitas ao longo do estudo.

Por fim, vale lembrar que as aulas do Passo Estratégico são independentes, ou seja, o aluno não precisa estuda-las na ordem em que aparecem. Ele pode priorizar o que se adequar mais ao seu perfil e/ou necessidade e montar um plano de estudos personalizado.

O que encontro no Passo Estratégico?

Em cada relatório/aula do Passo Estratégico o aluno encontrará os seguintes elementos:

Análise Estatística

Por meio das análises estatísticas apresentadas, o aluno entenderá qual é o perfil de cobrança da banca, isto é, quais conteúdos são mais cobrados. Dessa maneira, é possível direcionar mais tempo de estudo para aqueles assuntos que são mais relevantes.

Esse é, sem dúvida, o principal elemento do Passo Estratégico!

Questões estratégicas

Baseado na análise estatística da banca, o professor seleciona questões-chave comentadas que abarcam os tópicos mais importantes para a revisão.

Orientações para revisão e Pontos de Destaque

Neste tópico o aluno encontrará um resumo teórico do conteúdo que apresenta maior incidência nas provas e são indicados os Pontos de Destaque, que é uma sugestão de quais assuntos devem ser priorizados durante o estudo e a revisão propriamente dita.

Questionário Estratégico para Revisão

Considerando que a auto explicação é um dos meios mais eficientes de se fixar um conteúdo, o Passo Estratégico traz um questionário composto por questões subjetivas (abertas) abordando todos os assuntos tratados ao longo do material.

A ideia é que o aluno tente primeiro responder sozinho a essas perguntas, e posteriormente consulte os comentários com as respostas das questões. Dessa forma, ao errar alguma pergunta o aluno saberá quais são seus pontos fracos. Com esse processo, as lacunas de conhecimento são preenchidas e consequentemente o grau de fixação da matéria tende a ser maior.

Aposta Estratégica

Esta é uma novidade no material!

Neste tópico o professor trará qual ponto dentro de determinado assunto possui maior chance de cair nas provas, ou seja, uma aposta do que pode realmente ser cobrado.

Para quem é indicado e como posso utilizar o Passo Estratégico?

O Passo Estratégico pode ser usado por qualquer aluno: iniciante, intermediário ou avançado. No entanto, os momentos e as formas de utilizá-lo pode variar conforme o desempenho do aluno.

Aluno iniciante

Como dito anteriormente, o Passo Estratégico não tem a pretensão de substituir o material regular, mas sim de funcionar como um complemento voltado para as revisões.

Por isso, para o aluno que começou agora os estudos para concursos e ainda não possui conhecimento das disciplinas a serem estudadas, o recomendado é que este procure primeiro avançar um pouco no curso teórico antes de utilizar o Passo Estratégico.

Após estudar algumas aulas teóricas, ele já pode ser inserido como uma opção de revisão daqueles assuntos que já foram vistos.

Se você está iniciando seus estudos agora, saiba como começar a estudar para Concurso Público: SEIS PASSOS!

Aluno Intermediário

Para o aluno intermediário, aquele que já possui algum conhecimento das disciplinas, é necessário verificar quais disciplinas já domina ou possui maior familiaridade e com base no nível de domínio é possível definir estratégias para o uso otimizado do Passo Estratégico.

Por exemplo, se o aluno já domina bem o conteúdo de Português e possui um bom percentual de acertos, é plausível e até recomendado que ele adote o Passo Estratégico ao invés de reestudar toda a teoria.

Nesse caso, ele pode usar o Passo para rever todo o conteúdo e utilizar o material regular apenas para aumentar o repertório de questões a serem resolvidas, ou caso seja necessário para suprir lacunas no entendimento da disciplina.

Aluno Avançado

O aluno avançado é aquele que estuda há mais tempo e já estudou todas ou quase todas as disciplinas de seu concurso alvo. Após “fechar o edital”, isto é, estudar todo o conteúdo previsto para o certame, o aluno pode focar em utilizar somente o Passo Estratégico e desse modo, direcionar suas revisões para aqueles itens de maior incidência em provas.

Assim como o aluno intermediário, quem já está mais avançado também deve manter contato com a teoria sempre que houver lacunas no aprendizado. O importante é manter o conteúdo “fresco” na memória e um bom rendimento nas questões.

Quais estratégias posso adotar?

Para usar de forma eficiente o Passo Estratégico, o aluno pode optar por adotar duas estratégias diferentes, a de focar em seus pontos fracos ou na probabilidade de cobrança do assunto. Confira!

Pontos fracos

Para adotar essa estratégia o aluno precisa mapear o seu rendimento em cada assunto da disciplina a ser estudada. Entenda melhor com o exemplo abaixo:

João é um aluno intermediário e resolveu fazer o mapeamento de sua porcentagem de acertos em Português. Ele obteve o seguinte quadro:

passo estratégico, revisão, estudo, concurso, certame, estatísticas, ferramenta, técnica
Exemplo de mapeamento de desempenho feito por um aluno.

A fim de visualizar melhor, destacou de amarelo aqueles pontos em que obteve um rendimento abaixo de 75%. Feito isso, João observou que existe ainda alguns pontos de vulnerabilidade em sua preparação.

Sendo assim, é possível concluir que é necessário que ele volte à teoria desses assuntos para melhorar seu rendimento. Por outro lado, nos pontos em que obteve rendimento acima de 75% ele pode optar pelo uso do Passo Estratégico, visto que a teoria já foi estuda e bem compreendida.

Probabilidade de cobrança

Outra opção é por meio da probabilidade de cobrança da banca, trazida no próprio Passo Estratégico.

Saiba como:

passo estratégico, revisão, estudo, concurso, certame, estatísticas, ferramenta, técnica
Exemplo de estatísticas de cobrança da banca X.

Considerando o quadro acima que mostra as porcentagens de cobrança da banca X, é possível perceber claramente a relevância de cada assunto.

Os itens 1 e 2 apresentam um nível de incidência alto, os itens de 3 a 7 incidência média e o restante possui uma baixa incidência.

Concluída essa análise, o aluno deve montar uma estratégia de estudos que leve em consideração essas porcentagens, além de outros fatores, como o tempo disponível para estudo.

Outra alternativa…

Além dessas duas opções separadas, pode-se optar ainda por fazer uma análise mais ampla abrangendo as duas estratégias. Por exemplo: Estou com baixo rendimento no item A (ponto fraco), mas percebo que este apresenta uma baixa incidência de cobrança (probabilidade). Vale a pena estuda-lo no tempo que tenho disponível?

Enfim, o aluno pode fazer análises conforme o seu perfil e conhecimento até chegar a um plano de estudos que corresponda a sua realidade.

Para esclarecer ainda mais o que abordamos neste artigo, você pode ainda assistir as monitorias disponíveis em nosso canal do YouTube:

E aí? Conte-nos o que achou do Passo Estratégico e se ainda possui alguma dúvida, envie para gente!

Até a próxima e ótimos estudos!

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos!

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *