Notícia

Operação prende 12 pessoas em três estados por suspeitas de fraude em concurso

Investigada suspeita de fraude no concurso da PM de Tocantins

A Polícia Civil do Tocantis prendeu, nesta quinta-feira (21), 12 pessoas suspeitas de fraude no Concurso da Polícia Militar do Estado. Batizada de “Aleteia”, a operação cumpre mandatos de prisão, busca e apreensão nos estados do Tocantins, Maranhão e Piauí.

O delegado regional de Araguaína, Bruno Boaventura, afirmou que um dos presos é Antônio Ferreira Lima Sobrinho, o “Antônio Concurseiro”, suspeito de liderar uma quadrilha que cometia fraudes em concursos públicos.

A investigação teve seu início após um aparelho celular ter sido achado no banheiro de um dos locais de aplicação do exame em Araguaína, ao norte de Tocantins.

A Polícia Militar divulgou em nota que a Comissão do Concurso está ciente da operação da Polícia Civil e aguarda os resultados para tomar providências cabíveis à situação.

MP-RS suspeita de licitação viciada

Um outro fato envolvendo fraudes em concursos ocorreu no Rio Grande do Sul. O Ministério Público realizou, nesta quinta-feira (21), uma operação sob a suspeita de fraude nos processos licitatórios de 200 concursos públicos em todo o estado.

Conforme a suspeita do MP, uma empresa é acusada de ajustar os valores das licitações assim que elas eram enviadas, para que não houvesse disputa com outras empresas. A instituição responde pelos crimes de organização criminosa, fraude, falsidade ideológica e corrupção.

Outro tipo de fraude cometido ocorria quando a empresa e as prefeituras combinavam clausulas específicas, que a favoreciam, muitas vezes tornando-a a única que se encaixava nos requisitos.

A Justiça determinou que as sócias da empresa, o filho de uma delas e uma funcionária do local fossem investigados. Eles também foram proibidos de viajar sem autorização judicial e de se envolver com a realização de novos concursos.

Com o esquema, a empresa movimentava mais de R$ 7 milhões em contratos firmados com prefeituras.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Assim com essa fraude em concursos públicos permite aumentar as desigualdades sociais neste Brasil pois muitos estudam para mudar de vida ter ascensão social através da educação e têm estes merdas é absurdo deve ter leis que punem com rigor estes criminosos , estes marginais do colarinho branco, cadeia neles.Sou do Mranhão e não quero que na Nucepe tenha fraude no concurso da polícia civil.
    João Dilson em 23/06/18 às 15:30
  • isso é muito triste, e muito real. Com as poucas vagas que tem hoje, ter que ainda driblar os fraudulentos... é de desanimar qualquer pessoa vocacionada para o serviço público....
    beatriz em 22/06/18 às 13:38
  • Isso é muito triste, a gente estuda tanto...
    Victor em 22/06/18 às 11:15
  • Já tinha lido sobre esse cidadão, Antônio Ferreira Lima Sobrinho, pois ele está escrito mesma área que vou fazer a prova para perito (Física) da PC-PI que será realizado no próximo dia 1°. Obrigado forças de inteligência e policiais por desmantelar mais uma corja. E obrigado pela boa notícia Estratégia Concursos.
    Bruno em 22/06/18 às 10:23
  • Nós temos que ficar atentos na hora que tiver fazendo prova.. Qualquer suspeita de alguém, devemos denunciar.. Chamar a polícia.. Sei lá.. Mas não deixar passar..
    Luciana em 22/06/18 às 10:03
  • Passei num concurso (primeiro lugar) no Nordeste sem fraude, deve ser por isso que não chamam!
    Ignacio em 21/06/18 às 17:40