Concurso Petrobras: novo edital está no cronograma da banca!
Concurso Petrobras 2026: Cesgranrio confirma previsão de edital
O presidente da Fundação Cesgranrio, Jairo Henrique Pereira, empresa responsável pelo concurso da Petrobras, disse, em entrevista na última terça-feira (13), que um novo edital já está inserido em seu cronograma para 2026.
“Temos um contrato em vigor com a Petrobras até 2028 e estamos preparados para realizar o concurso ainda este ano”, afirmou Jairo.
Segundo Jairo, a banca já conta com a estrutura e o planejamento necessário para a concretização do novo concurso Petrobras em 2026. “Se a Petrobras nos acionar hoje e disser ‘vamos fazer mês que vem’, estamos prontos. Essa seleção faz parte do nosso portfólio para 2026”
Apesar da fala do presidente, não houve, até o momento, um anúncio oficial da Petrobras sobre a realização de um novo edital.
Ainda assim, movimentações recentes da empresa indicam a realização de um novo concurso Petrobras.
Isso porque, com a assinatura do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) na última segunda-feira (12), a estatal não só concluiu uma fase importante de negociações, como também começa a estabelecer formas de renovar o seu quadro de pessoal.
Uma delas, recém-encontrada pela Petrobras, é o novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que deve desligar cerca de 1.100 empregados neste ano de 2026.
Esses servidores são aqueles que já possuem um tempo considerável de casa e estão próximos da aposentadoria definitiva.
A saída desses profissionais gerará uma vacância que, necessariamente, precisará ser preenchida com a entrada de novos concursados.
Mesmo que a própria Petrobras afirme não estudar, no momento, a abertura de novas seleções, a dinâmica do PDV deve acabar forçando a empresa a adotar essa medida.
Confira os principais pontos que sinalizam a necessidade de novos concursos na Petrobras
- Cadastro de reserva zerado: o PSP de 2021 para nível superior já não conta mais com um banco de candidatos aprovados para futuras convocações.
- Política econômica do governo: a atual gestão prevê uma Petrobras mais robusta, com investimentos superiores a US$ 73 bilhões no setor.
- Redução do quadro de funcionários: atualmente, a força de trabalho da estatal é 50% menor em comparação a anos anteriores, o que pode demandar novas contratações.
- Transição energética: a necessidade de inovação e adaptação às novas demandas do setor pode impulsionar a busca por novos profissionais.
- Expansão para novas fronteiras: o avanço da exploração na Margem Equatorial abre espaço para a ampliação das operações, aumentando a necessidade de mão de obra qualificada.
Para acompanhar esses e outros detalhes do novo edital Petrobras, último concurso, dentre outros assuntos, além de um certame em 2026, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você!
Saiba mais: Concurso Petrobras