Noções de Scrum para o concurso da CEF (TI)
Neste artigo, apresentamos noções básicas de Scrum, abordando seus principais aspectos, desde seus papéis e eventos até seus artefatos e práticas de transparência.
O Scrum é uma metodologia ágil amplamente adotada para o desenvolvimento de software. Surgindo como uma alternativa aos métodos tradicionais de gerenciamento de projetos, o Scrum promove uma abordagem iterativa e incremental para a entrega de produtos de alta qualidade.
Estruturamos o conteúdo da seguinte forma:
- Time Scrum
- Eventos Scrum
- Sprint
- Reunião de Planejamento da Sprint
- Reunião Diária
- Revisão da Sprint
- Retrospectiva da sprint
- Artefatos Scrum
- Conclusão
O objetivo é apresentar os aspectos mais importantes do Scrum referente ao concurso da Caixa Econômica Federal, sendo que o conhecimento apenas de noções básicas é suficiente para você acertar a maioria das questões da banca Cesgranrio.
Time Scrum
O Time Scrum é composto por três papéis distintos, cada um desempenhando um papel crucial no sucesso do projeto:
- Product Owner (PO): O Product Owner (PO), ou dono do produto, é responsável por representar os interesses dos stakeholders e garantir que o produto atenda às necessidades do cliente. É o PO que gerencia o Backlog do Produto, priorizando os itens e definindo o que deve ser feito em cada Sprint, em busca de maximizar o valor do produto e do trabalho do Time de Desenvolvimento.
- Time de Desenvolvimento: O Time de Desenvolvimento é composto por profissionais multifuncionais que trabalham juntos para transformar os itens do Backlog do Produto em incrementos de software entregáveis. Eles são auto-organizados e multifuncionais, e têm a responsabilidade de entregar o máximo valor possível a cada Sprint.
- Scrum Master: O Scrum Master é o guardião do processo Scrum, responsável por garantir que a equipe entenda e siga os princípios e práticas do Scrum. Ele é encarregado de assegurar que a equipe tenha noções claras do que é o Scrum, facilitando os eventos do Scrum, removendo impedimentos e ajudando a equipe a melhorar continuamente.
Eventos Scrum
O Scrum define uma série de eventos prescritos que ocorrem ao longo do ciclo de vida do projeto. Os eventos são usados para criar uma rotina e minimizar a necessidade de reuniões não definidas no Scrum.
Todo evento Scrum tem uma duração máxima, ou seja, são eventos time-boxed.
Sprint
A Sprint é um período de tempo fixo, de um mês ou menos, durante o qual o Time de Desenvolvimento trabalha para entregar um incremento de software potencialmente entregável. Uma nova Sprint inicial imediatamente após a conclusão da anterior.
As Sprints são consideradas o coração do Scrum, sendo compostas por:
- Uma reunião de planejamento;
- Reuniões diárias;
- O trabalho de desenvolvimento;
- Uma revisão da Sprint;
- Retrospectiva da Sprint.
Vejamos agora cada um dos eventos que compõem uma Sprint.
Reunião de Planejamento da Sprint
A Reunião de Planejamento da Sprint ocorre no início da Sprint e envolve o Product Owner e o Time de Desenvolvimento. Durante esta reunião, o Product Owner apresenta os itens do Backlog do Produto que podem ser entregues durante a Sprint, e o Time de Desenvolvimento seleciona os itens que eles podem concluir. A Reunião de Planejamento da Sprint possui um time-box com no máximo oito horas para uma Sprint de um mês de duração. Este tempo diminui para Sprints menores.
Reunião Diária
Realizada diariamente, com duração máxima de 15 minutos, esta breve reunião de sincronização permite que o Time de Desenvolvimento compartilhe seu progresso, sincronize o trabalho e identifique quaisquer impedimentos. Esta reunião tem o propósito de examinar o progresso desde a última Reunião Diária e prever o trabalho que precisa ser realizado antes da próxima Reunião Diária.
Revisão da Sprint
No final de cada Sprint, o Time Scrum realiza uma demonstração do incremento concluído para o Product Owner e outros stakeholders. Esta é uma oportunidade para obter feedback e revisar o Backlog do Produto.
Retrospectiva da Sprint
Após a Revisão da Sprint, a equipe realiza uma retrospectiva para refletir sobre o que correu bem, o que pode ser melhorado e definir ações para a próxima Sprint. A Retrospectiva da Sprint é uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar e adaptar seu processo.
Artefatos Scrum
O Scrum define três artefatos principais para garantir transparência e visibilidade do trabalho:
- Backlog do Produto: O Backlog do Produto é uma lista priorizada de todos os requisitos, funcionalidades e melhorias desejadas para o produto. É gerenciado e mantido pelo Product Owner.
- Backlog da Sprint: O Backlog da Sprint é uma lista de itens do Backlog do Produto selecionados para a Sprint atual, juntamente com um plano para entregar esses itens. É de responsabilidade do Time de Desenvolvimento gerenciar e manter o Backlog da Sprint.
- Incremento: O Incremento é o resultado do trabalho realizado durante a Sprint, representando todas as funcionalidades e melhorias implementadas até o momento. Deve ser potencialmente entregável e atender à Definição de Pronto.
Transparência do Artefato: Definição de Pronto
A Definição de Pronto é uma lista de critérios que o Incremento deve atender para ser considerado concluído. Inclui requisitos de qualidade, testes e integração. Essa definição garante transparência sobre o que é esperado de cada trabalho realizado pela equipe.
Conclusão
Em suma, o Scrum oferece uma estrutura flexível e adaptável para o desenvolvimento de software, promovendo a colaboração, a transparência e a entrega contínua de valor ao cliente. Ao adotar os princípios e práticas do Scrum, as equipes podem melhorar sua eficiência, qualidade e satisfação do cliente.
O objetivo foi apresentar noções básicas de Scrum, abordando seus principais conceitos.
Espero que o conteúdo aqui apresentado seja útil para sua aprovação. Bons estudos!
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