Artigo

MPU – Controle Interno – Prova Comentada

Olá, pessoal!

 

Seguem os comentários das questões referentes à nossa matéria.

 

Embora entenda que os gabaritos estão adequados, há questões que não estão embasadas em normas e não estão referenciadas, razão pela qual, caso entendam, há margem para tentarem algum recurso.

Sucesso no resultado final!

Abs,

 

Rodrigo Fontenell

No que se refere a definição, objetivos e componentes do controle interno, julgue os itens a seguir.

 

106 A salvaguarda dos ativos da entidade para evitar perdas ou uso prejudicial dos recursos é um objetivo da atuação do controle interno, sendo o componente relacionado ao ambiente de controle primordial na definição dos riscos para evitar ocorrências indesejáveis.

 

Comentários:

        A salvaguarda de ativos é um dos objetivos do controle interno.

A segunda parte da questão também está correta, já que o ambiente de controle compreende o tom de uma organização e fornece a base pela qual os riscos são identificados e abordados pelo seu pessoal, inclusive a filosofia de gerenciamento de riscos, o apetite a risco, a integridade e os valores éticos, além do ambiente em que estes estão.

Gabarito Preliminar: C – Concordo com o gabarito.

 

107 O sistema de controle interno de uma organização empresarial é uma combinação de políticas e procedimentos operacionais mantidos para a proteção dos ativos da entidade, devendo esse sistema ser estabelecido pelos proprietários, controladores ou administradores.

 

Comentários:

        Controle interno é um processo levado a cabo pelo Conselho de Administração, Direção e outros membros da organização com o objetivo de proporcionar um grau de confiança razoável na concretização dos objetivos, dentre eles a proteção dos ativos da entidade.

Gabarito Preliminar: C – Concordo com o gabarito.

 

108 De acordo com as diretrizes de controle interno definidas pelo COSO (Committee of Sponsoring Organization), constituem componentes inter-relacionados não somente o ambiente de controle, a avaliação de riscos, informação e comunicação, mas também o monitoramento.

 

Comentários:

        Exatamente. Além desses quatro, temos também o componente Atividades de Controle.

Gabarito Preliminar: C – Concordo com o gabarito.

 

109 O objetivo do aperfeiçoamento do sistema de controles internos das entidades é eliminar de vez os riscos operacionais.

 

Comentários:

        Nem o melhor controle interno conseguiria eliminar de vez os riscos operacionais.

Há limitações ao controle interno, como eventos externos, conluio de funcionários, dentre outros, o que impossibilita que esse controle dê uma garantia absoluta ou total para a empresa.

Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

 

Em relação ao ambiente de controle e à avaliação de riscos na organização, julgue os próximos itens.

 

110 Um efetivo ambiente de controle é influenciado por fatores intangíveis, entre os quais se destacam os valores éticos das pessoas nele inseridas.

 

Comentários:

        Segundo o COSO, o ambiente de controle “abrange a integridade e os valores éticos da organização […]”.

Gabarito Preliminar: C – Concordo com o gabarito.

 

111 A alta administração, que exerce a função de governança da entidade, é responsável pela definição de um adequado ambiente de controle, que independe da atuação da auditoria interna ou externa.

 

Comentários:

        Errado, pois a auditoria interna tem a responsabilidade de avaliar a adequação do ambiente de controle.

Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

 

112 Independentemente da existência de uma área específica de gestão de riscos, a auditoria interna é organizada com a função de assegurar o cumprimento dos objetivos do negócio e o gerenciamento de riscos.

 

Comentários:

        Os auditores internos desempenham uma função essencial ao avaliar a eficácia do gerenciamento de riscos corporativos e ao recomendar melhorias.

As normas estabelecidas pelo IIA estipulam que o alcance da auditoria interna deve incluir o gerenciamento de riscos e os sistemas de controle. Essa tarefa compreende a avaliação da confiabilidade das informações, a eficácia e a eficiência das operações e o cumprimento de leis e normas aplicáveis.

Ao incumbir-se de suas responsabilidades, os auditores internos assistem a administração e o conselho de administração ou o comitê de auditoria no exame, na avaliação, na comunicação e na recomendação de melhorias para uma maior adequação e eficácia do gerenciamento de riscos corporativos da organização.

Gabarito Preliminar: C – Concordo com o gabarito.

 

113 Embora o ambiente de controle da organização seja formado por pessoas cujas experiências e habilidades técnicas recebem influência do próprio ambiente de trabalho, a cultura organizacional não pode influenciar os padrões de controles internos definidos.

 

Comentários:

        Segundo o COSO, o ambiente de controle abrange a cultura de uma organização, a influência sobre a consciência de risco de seu pessoal, sendo a base para todos os outros componentes do gerenciamento de riscos corporativos, possibilita disciplina e a estrutura.

Os fatores do ambiente interno compreendem a filosofia administrativa de uma organização no que diz respeito aos riscos; o seu apetite a risco; a supervisão do conselho de administração; a integridade, os valores éticos e a competência do pessoal da organização; e a forma pela qual a administração atribui alçadas e responsabilidades, bem como organiza e desenvolve o seu pessoal.

Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

 

Acerca de atividades de controle e avaliação de riscos, julgue os seguintes itens.

 

114 Uma adequada avaliação de riscos pressupõe estudo dos acontecimentos já vivenciados pela organização para a correta definição de seus objetivos, uma vez que a ocorrência de eventos futuros incertos não é administrável.

 

Comentários:

        As técnicas para identificação de eventos, base para a avaliação de riscos, examinam tanto o passado quanto o futuro.

Além disso, primeiro define-se os objetivos da organização para depois identificar os eventos que podem influenciar no atingimento desses objetivos.

Por fim, embora o futuro seja incerto, a avaliação de riscos é justamente para que se possa dar uma resposta aos riscos avaliados, podendo-se atuar tanto no impacto quanto na probabilidade de ocorrência desses eventos.

Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

 

115 Na atividade de controle, lidar com o risco é tratar de algo intangível, porém passível de ser quantificado.

 

Comentários:

        Embora o risco seja intangível, sua avaliação pode se dar de forma quantitativa ou qualitativa. Como a questão não restringe a possibilidade de se utilizar também a avaliação qualitativa, está correta.

Gabarito Preliminar: C – Concordo com o gabarito.

 

116 Verificação, análise técnica, segregação e rodízio de funções são princípios primários que regem o sistema de controle interno.

 

Comentários:

        Não há dúvidas de que segregação e rodízio de funções são princípios de controle interno. Entretanto, Verificação e Análise Técnica são atividades de controle e não princípios.

Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

 

117 Resultante da atividade corretiva de agentes sobre um processo de licitação pública, uma atividade de controle pode ser realizada por meio de análise técnica que produza um relatório, um parecer ou um laudo.

 

Comentários:

        Como a questão não citou em que norma se baseou, podemos considerar as três nomenclaturas de documentos como corretas.

Se se baseasse nas normas da CGU, por exemplo, laudo estaria incorreto.

Gabarito Preliminar: C – Concordo com o gabarito.

 

No que concerne a informação e comunicação e a monitoramento nos sistemas de controle interno, julgue os itens subsecutivos.

 

118 A atuação de gerentes e auditores internos e externos, bem como a realização de seminários fazem parte das atividades de monitoramento contínuo das operações objeto dos sistemas de controle interno.

 

Comentários:

        Muitas atividades prestam-se ao monitoramento da eficácia dos sistemas de controle interno no decurso normal da administração dos negócios.

Dentre elas temos os seminários de treinamento, sessões de planejamento e outras reuniões que fornecem à administração importante feedback que lhe permite determinar se o sistema de controle interno permanece eficaz.

Gabarito Preliminar: C – Concordo com o gabarito.

 

119 Os sistemas de informação e comunicação internos de uma organização precisam ser pré-estabelecidos e formais, sendo inadmissíveis as informalidades na identificação de riscos.

 

Comentários:

        Segundo o COSO, os sistemas de informações podem ser formais ou informais. Conversas com clientes, fornecedores, órgãos reguladores e empregados da organização frequentemente provêm informações críticas necessárias à identificação de riscos e de oportunidades. Da mesma forma, a participação em seminários de profissionais ou da indústria, bem como o ingresso em associações comerciais e outras podem ser fontes valiosas de informações.

Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

 

120 Se os elementos do gerenciamento de riscos corporativos não estiverem inteiramente documentados, eles não poderão ser testados, nem executados de forma eficaz, o que impossibilitará a avaliação dos riscos envolvidos.

 

Comentários:

        Muitos aspectos do gerenciamento de riscos corporativos são informais e não estão documentados, apesar disso são executados com regularidade e altamente eficazes. Essas atividades podem ser testadas da mesma forma que as atividades documentadas.

O fato dos elementos do gerenciamento de riscos corporativos não estarem documentados não significa que não sejam eficazes ou não possam ser avaliados. Contudo, um nível apropriado de documentação geralmente implica maior eficácia e eficiência às avaliações.

Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Comentário questão 116 - . objetivos não são estratégicos, operacionais, comunicação e conformidade? A salvaguarda de ativos não faz parte da atividade de controle? grato
    Elizandro em 02/10/15 às 10:59