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Matemática PM SP (Soldado) – prova resolvida e gabarito

Fala pessoal! Deixo abaixo os enunciados de todas as questões de Matemática da PM/SP, para você que pretende treinar resolvendo essas questões. Na sequência você verá todas as questões resolvidas, ok? A prova foi bem tranquila, padrão VUNESP, sem grandes surpresas para os candidatos bem preparados.

Acredito que meus alunos devem ter obtido um excelente desempenho, pois trabalhamos exaustivamente todos os tópicos do edital ao longo das aulas!

VUNESP – PM/SP – 2017) A tabela mostra a movimentação da conta corrente de uma pessoa em determinado dia.

Sabendo-se que o saldo, no final do dia, era positivo e correspondia a 20% do valor do saldo do início do dia, então o valor de X, em reais, é

(A) – 410,00.

(B) – 530,00.

(C) – 590,00.

(D) – 620,00.

(E) – 480,00.

VUNESP – PM/SP – 2017) Um carro parte da cidade A em direção à cidade B e, após percorrer 1/8 da distância entre as duas cidades, passa pelo 1º pedágio. Percorre mais 1/5 da distância entre as duas cidades e passa pelo 2o pedágio. Se a distância entre o 2º pedágio e a cidade B é de 459 km, então a distância percorrida entre a cidade A e o 1º pedágio, em km, é

(A) 85.

(B) 125.

(C) 115.

(D) 95.

(E) 105.

VUNESP – PM/SP – 2017) Um escritório comprou uma caixa de envelopes e irá dividi-los em pequenos pacotes, cada um deles com o mesmo número de envelopes. Se em cada pacote forem colocados ou 8 envelopes, ou 9 envelopes, ou 12 envelopes, não restará envelope algum na caixa. Sabendo-se que, nessa caixa, há menos de 400 envelopes, então o número máximo de envelopes dessa caixa é

(A) 256.

(B) 288.

(C) 342.

(D) 360.

(E) 385.

VUNESP – PM/SP – 2017) Em um armário, a razão entre o número de gavetas vazias e o número de gavetas ocupadas é 1/9. Após se esvaziarem duas gavetas que estavam ocupadas, a razão entre o número de gavetas vazias e o número de gavetas ocupadas passou a ser 1/5. Sendo assim, o número de gavetas ocupadas nesse armário passou a ser

(A) 19.

(B) 25.

(C) 16.

(D) 21.

(E) 28.

VUNESP – PM/SP – 2017) Em uma caixa, havia 150 peças, das quais 30% estavam enferrujadas e, portanto, não podiam ser utilizadas. Das demais peças, 20% apresentavam defeitos e também não podiam ser utilizadas. Considerando-se o número total de peças da caixa, é correto dizer que o número de peças que podiam ser utilizadas representava

(A) 52%.

(B) 44%.

(C) 40%.

(D) 48%.

(E) 56%.

VUNESP – PM/SP – 2017) Para percorrer um determinado trecho de estrada, um carro com velocidade constante de 80 km/h gasta 45 minutos. Se esse carro percorresse esse mesmo trecho com velocidade constante de 100 km/h, gastaria

Dado: quilômetros por hora (km/h) expressa o número de quilômetros percorridos em uma hora

(A) 36 minutos.

(B) 32 minutos.

(C) 42 minutos.

(D) 30 minutos.

(E) 39 minutos.

VUNESP – PM/SP – 2017) A média aritmética das idades dos cinco jogadores titulares de um time de basquete é 22 anos. Um dos jogadores titulares desse time, que tem 20 anos de idade, sofreu uma lesão e foi substituído por outro jogador, o que fez com que a nova média das idades dos cinco jogadores do time titular passasse a ser de 23 anos. Então, a idade do jogador que substituiu o jogador lesionado é

(A) 23 anos.

(B) 21 anos.

(C) 25 anos.

(D) 24 anos.

(E) 22 anos.

Observação: sobre essa última questão, veja como é importante treinar com questões anteriores. As duas questões abaixo (que estavam em nosso curso) são praticamente iguais: 

VUNESP – PROCON/SP – 2013) A média das idades dos 5 funcionários de uma loja era 35 anos. Sabendo que o funcionário que tinha 68 anos de idade se aposentou e que foi contratado em seu lugar uma pessoa com 25 anos de idade, pode-se afirmar que a nova média das idades desses funcionários, em anos, passou a ser de… 

VUNESP – PREF. SJC – 2012) A média aritmética de alturas de 10 alunos de um time de futebol é 175 cm. Dois novos alunos entram para o time, e a nova média de alturas passa a ser 178 cm. Se a diferença entre as alturas desses dois novos jogadores é 6 cm, o maior dos dois mede, em cm…

VUNESP – PM/SP – 2017) Uma loja tem uma caixa cheia de tapetes e irá formar com eles pilhas, cada uma delas com o mesmo número de tapetes. Se forem colocados 12 tapetes em cada pilha, não restará tapete algum na caixa; e, se forem colocados 15 tapetes em cada pilha, serão feitas 2 pilhas a menos, e também não restará tapete algum na caixa. Assim, o número de tapetes que há na caixa é

(A) 210.

(B) 120.

(C) 150.

(D) 90.

(E) 180.

VUNESP – PM/SP – 2017) Uma pessoa comprou empadas e coxinhas, num total de 30 unidades, e pagou R$ 114,00. Sabendo-se que o preço de uma empada é R$ 3,50 e o preço de uma coxinha é R$ 4,00, então o número de coxinhas compradas foi

(A) 12.

(B) 18.

(C) 20.

(D) 14.

(E) 16.

VUNESP – PM/SP – 2017) A tabela mostra o tempo de cada uma das 4 viagens feitas por um ônibus em certo dia.

Se o tempo total gasto nas 4 viagens juntas foi de 5 horas e 25 minutos, então o tempo gasto na 4a viagem foi de

(A) 1 hora e 25 minutos.

(B) 1 hora e 20 minutos.

(C) 1 hora e 15 minutos.

(D) 1 hora e 30 minutos.

(E) 1 hora e 10 minutos.

VUNESP – PM/SP – 2017) Para uma reunião, foram preparados 5 litros de café.

Após o consumo de 75% desse café, o restante foi dividido igualmente em 2 garrafas térmicas. Assim, a quantidade de café, em mL, contida em uma garrafa térmica era de

(A) 625.

(B) 675.

(C) 600.

(D) 650.

(E) 575.

VUNESP – PM/SP – 2017) A figura mostra duas salas, A e B, ambas retangulares, com medidas em metros.

Sabendo-se que as duas salas têm o mesmo perímetro, pode-se afirmar que a área da sala A, em m2, é

(A) 54.

(B) 48.

(C) 52.

(D) 50.

(E) 56.

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Veja os comentários
  • Professor, na questão 21 os números são 8,9 e 12. Por que o senhor fez o MMC de 8,9 e 10? Não entendi. Obrigada.
    Suellen em 05/04/17 às 06:13
  • Coloca o link para baixarmos a resolução da prova!! Obg
    Vinícius em 15/02/17 às 20:33
  • Professor, não consegui baixar a prova em .pdf. Como procedo?
    Douglas em 13/02/17 às 15:39
  • Oi Ana, infelizmente eu entendo que não. 

    Abraço

    Coordenação em 07/02/17 às 12:17
  • Agora está certinho :) eu havia trocado as coxinhas com as empadas rs

    Abraço

    Coordenação em 07/02/17 às 12:16
  • Olá, professor no exercício da coxinha e da empada o senhor inverteu os valores e colocou a coxinha como 3,50 sendo que a coxinha é 4,00, sendo assim o resultado seria que a quantidade de coxinhas são de 18 coxinhas e 12 empadas. Eu acho que é isso
    Jéssica em 07/02/17 às 10:22
  • Prof. Arthur, ótima essa forma de colocar primeiros as questões e depois as resoluções, assim quem não fez a prova pode tentar responder e depois conferir sua resposta, evitando desta forma o risco de ver a resposta antes de resolve-la. Seria muito bom o senhor manter essa didática. Muito obrigado por mais uma ótima postagem/resolução. Forte Abraço!
    Gleriston em 07/02/17 às 09:48
  • Professor, creio que tenha ocorrido um equivoco na resolução da questão sobre coxinhas e empadas. A coxinha custa R$ 4,00, enquanto a empada R$ 3,50. O gabarito correto seria a letra B, não? De todo modo, parabéns e obrigado por corrigir a prova!
    Paulo Henrique em 07/02/17 às 08:37
  • Sobre a questão 21. Nem passou pela minha cabeça pelo nervoso fazer o MMC kkk então fui no método mais chulo...peguei 8,9,12 e fui dividindo. Tirando a B e a D todas davam número quebrado. Como fui por eliminação, ou seja, peguei a A e dividi...não deu, pulei pra B...na B já tinha dado número divisível 288 no caso, e é menor que 400, coloquei essa. Claro q 360 é mais próximo de 400. No entanto ambos zerariam os envelopes das caixas e ambos são menores que 400. Seria uma questão passível de recurso? Não entraria com um de vergonha pelo erro kkkk Só pra saber mesmo. Obrigada por compartilhar a correção.Deus abençõe!
    ANA em 07/02/17 às 08:11