Categorias: Concursos Públicos

Mais duas questões da CESGRANRIO

Olá amigos(as)!

O BNDES está ai, então vamos continuar resolvendo questões de Macroeconomia da CESGRANRIO.

Seguem duas questões de prova realizada esse ano!!

1.(CESGRANRIO – Economista Júnior/TRANSPETRO 2011) O Produto Interno Bruto (PIB) de um país, em um certo período de tempo,

A) é sempre maior que o seu Produto Nacional Bruto (PNB).

B) é sempre maior que as importações do país no período.

C) aumenta se o valor das ações das empresas nacionais diminuir.

D) diminui se o superávit do balanço comercial aumentar.

E) contabiliza a produção interna de bens e serviços finais no período.

Dissecaremos o conceito de Produto Interno Bruto (PIB):

Produto: Valor monetário associado ao total da produção de bens e serviços finais durante determinado período de tempo, tipicamente um ano.

Interno: Considera para o cálculo do produto os valores de bens e serviços finais produzidos em solo brasileiro por empresas de qualquer origem (qualquer nacionalidade). Deste modo, inclui as rendas que empresas de origem estrangeira auferem na produção de bens e serviços finais no país e que são enviadas para o suas matrizes no exterior (Rendas Enviadas ao Exterior = REE). Por outro lado, não inclui as rendas que o Brasil recebe das empresas de origem brasileira pela produção de bens e serviços finais no exterior (Rendas Recebidos do Exterior = RRE).

Bruto: Não considera para o cálculo do produto a depreciação sofrida pelos bens de capital fixo produzidos.

Analisemos as alternativas.

A) O Produto Interno Bruto ( PIB ) de um país, em um certo período de tempo, é sempre maior que o seu Produto Nacional Bruto ( PNB ).

Observem que no Produto Nacional Bruto (PNB) temos:

Nacional: Considera para o cálculo do produto os valores de bens e serviços finais produzidos por empresas de origem nacional estabelecidas no país e no exterior. Deste modo, inclui as rendas que o país recebe das empresas de origem nacional pela produção de bens e serviços finais no exterior (Rendas Recebidas do Exterior = RRE). Por outro lado, não inclui as rendas que empresas de origem estrangeira auferem na produção de bens e serviços finais no país e que são enviadas para o suas matrizes no exterior (Rendas Enviadas ao Exterior = REE).

Dos conceitos de PIB e PNB podemos escrever a seguinte relação:

PIB = PNB + RLEE

RLEE: Rendas Líquidas Enviadas ao Exterior = REE – RRE.

Observem que dependendo do valor assumido por RLEE, o PIB pode ser maior ou menor que PNB. Se RLEE for positivo (REE maior que RRE) o PIB será maior que o PNB, mas se RLEE for negativo (RRE maior que REE) o PIB será menor que o PNB.

Assim, concluímos que a alternativa A está incorreta.

A título de curiosidade, analisemos o comportamento do PIB e do PNB em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

É comum que em países desenvolvidos como Estados Unidos, Japão e Alemanha o produto nacional seja maior do que o produto interno. Pensem na quantidade e no tamanho das empresas americanas espalhadas pelo mundo! Embora existam empresas estrangeiras instaladas nos Estados Unidos auferindo renda e enviando para seus países de origem (REE), a quantidade e o tamanho das empresas americanas instaladas em outros países é bem maior e, consequentemente, são maiores as rendas que elas auferem fora do país e enviam de volta para o território americano (RRE).

Em países em desenvolvimento acontece o oposto. Pensemos no Brasil. A quantidade de renda auferida por empresas estrangeiras (Microsoft, Nike, Volkswagen, Fiat, Google, etc) no Brasil e enviada para seus países de origem (REE) é maior do que o volume de renda recebida pelo nosso país das empresas brasileiras (Gerdau, Petrobras, etc) que operam no exterior (RRE). Neste caso o produto interno é maior do que o produto nacional.

B) O Produto Interno Bruto ( PIB ) de um país, em um certo período de tempo, é sempre maior que as importações do país no período.

Observem que o PIB não tem qualquer relação com as importações, uma vez que trata dos bens e serviços finais produzidos finais produzidos em solo brasileiro.

Alguém pode me perguntar a cerca do cálculo do PIB sob a ótica da despesa que é dado por:

PIBpm = C + I + G+ X – M
(Expressão 1)

Sendo,
C: Consumo das famílias;
G: Consumo do Governo;
I: Investimentos públicos e privados;
X: Exportação de bens e serviços; e
M: Importação de bens e serviços.

Observem que neste caso, o sinal negativo na importação (M) significa que estamos removendo esse item do cálculo do PIB.

Embora normalmente o PIB seja maior que as importações, não existe impedimento conceitual para que o PIB seja menor que as importações.

Portanto, a alternativa B está incorreta.

C) O Produto Interno Bruto ( PIB ) de um país, em um certo período de tempo, aumenta se o valor das ações das empresas nacionais diminuir.

Observem que o conceito de PIB está relacionado com a produção de bens e serviços finais produzidos em solo brasileiro por empresas de qualquer origem (empresas nacionais ou estrangeiras).

Basicamente, as ações são títulos, negociáveis na bolsa de valores, que representam uma fração do capital social de uma empresa. Aqueles que possuem ações de uma empresa tornam-se seu sócio podendo participar das decisões em assembléias administrativas e receber parte dos seus lucros.

De maneira geral, o valor das ações varia de acordo a sua oferta e a procura dos investidores pelos papéis (ações) da empresa, quanto maior a demanda maior o valor das ações no mercado.

Geralmente os investidores procuram ações de empresas com maiores chances de geração de lucros. Para encontrar as empresas mais promissoras, eles analisam uma série de informações como saúde financeira da empresa, crescimento da produção, cenários macroeconômicos, entre outros.

O aumento do PIB significa um crescimento da produção das empresas nacionais e estrangeiras que operam no país, esse crescimento da produção, por sua vez, pode acarretar numa maior procura de investidores pelas ações dessas empresas (o aumento da produção pode significar maior lucro aos acionistas), ocasionando uma valorização dessas ações (percebam que se trata de uma possibilidade e não de uma certeza, já que os investidores geralmente analisam vários fatores e não apenas a produção).

Então notem, faz mais sentido afirmar: o PIB pode aumentar, se o valor das ações das empresas nacionais e/ou estrangeiras (instaladas no país) crescer (supondo que este crescimento decorreu do aumento da produção de bens e serviços finais dessas empresas).

Assim, a alternativa C está incorreta.

D) O Produto Interno Bruto ( PIB ) de um país, em um certo período de tempo, diminui se o superávit do balanço comercial aumentar.

Lembremos que o saldo da Balança Comercial (BC) é dado pelas exportações (X) menos as importações (M) de bens e serviços:

BC = X – M
(Expressão 2)

Vimos que o PIB sob a ótica da despesa é dado pela Expressão 1.

Observem que podemos utilizar as expressões 1 e 2 para obter uma nova expressão para o PIB em função do saldo da Balança Comercial:

PIBpm = C + I + G+ BC
(Expressão 3)

Se analisarmos a Expressão 3, podemos perceber que um superávit do Balanço Comercial (BC positivo) acarretará um aumento do PIB.

Assim, concluímos que a alternativa está incorreta.

E) O Produto Interno Bruto ( PIB ) de um país, em um certo período de tempo, contabiliza a produção interna de bens e serviços finais no período.

Observem, a afirmativa está correta, o PIB contabiliza a produção interna (realizada em solo brasileiro por empresas de qualquer origem) de bens e serviços finais.

Percebam que o fato de não mencionar que não considera para o cálculo do produto a depreciação sofrida pelos bens de capital fixo produzidos, ou seja, valor bruto, não torna a alternativa incorreta.

Resposta: E

2.(CESGRANRIO – Economista Júnior/TRANSPETRO 2011) Uma característica importante do modelo macroeconômico clássico é a(o)

A) ilusão monetária dos agentes econômicos.

B) rigidez dos preços e dos salários nos mercados da economia.

C) produção ser determinada apenas pelo lado da oferta.

D) desequilíbrio permanente no mercado de trabalho.

E) desconhecimento dos preços por parte dos agentes econômicos.

O modelo macroeconômico clássico possui como principais características:

1. Preços e Salários: no modelo clássico as variáveis econômicas como preços e salários são flexíveis e os seus valores são determinados livremente pela própria dinâmica (oferta/demanda) do mercado;

2. Equilíbrio Econômico: O equilíbrio da economia, também conhecido como nível de pleno emprego, é alcançado espontaneamente a partir da livre interação entre os agentes econômicos.

3. Relação Oferta/Demanda: O modelo Clássico baseia-se na Lei de Say que tem como enunciado: “Toda oferta cria sua própria demanda”. Assim, nesse modelo, a oferta é o fator determinante da demanda (observem que é o contrário do Modelo Keynesiano: a demanda determina a oferta), então, a produção é definida a partir da quantidade que se quer ofertar.

4. Papel do Governo na Economia: Não há intervenção do Governo na economia.

De posse das características do Modelo Clássico, encontremos a alternativa que apresenta uma das principais características do Modelo:

A) ilusão monetária dos agentes econômicos.

A ilusão monetária nada mais é do que a não percepção por parte dos indivíduos do efeito das variações nos níveis de preços em suas rendas. Imaginem, por exemplo, que ao tomar posse num concurso vocês passem a ganhar R$ 10.000,00 por mês a título de remuneração. Um ano após a posse, a remuneração continuou R$ 10.000,00 e o país registrou nesse período uma inflação de 7%. Diante deste cenário, embora sua remuneração tenha permanecido a mesma (remuneração nominal), o seu poder de compras diminuiu em virtude do aumento generalizado nos preços (inflação), ocorrendo uma redução da sua remuneração real (remuneração descontada a inflação do período).

Notem que no curto prazo as variações nos níveis de preços são pouco sentidas pelos indivíduos, mas no longo prazo geram grandes insatisfações e pressões por aumentos salariais.

Observem que essa não é uma das principais características do modelo e por isso a alternativa A está incorreta.

B) rigidez dos preços e dos salários nos mercados da economia.

Observamos que o Modelo Clássico considera preços e salários flexíveis. Portanto, a alternativa B está incorreta.

C) produção ser determinada apenas pelo lado da oferta.

Como vimos, a Lei de Say, adotada pelo Modelo Clássico, considera a oferta como fator determinante da produção. Assim, a alternativa C está correta.

D) desequilíbrio permanente no mercado de trabalho.

Vimos que, segundo o modelo clássico, o pleno emprego (equilíbrio econômico) é alcançado naturalmente a partir da livre dinâmica entre os agentes do mercado. Assim, se, a princípio, uma economia (que inclui os mercados de trabalho e bens e serviços) encontra-se em desequilíbrio, os preços e salários serão modificados livremente pelos agentes econômicos, segundo as relações de oferta e procura, de modo a atingir o pleno emprego.

Portanto, segundo o Modelo Clássico, não há desequilíbrio permanente no mercado de trabalho, pois a livre relação entre seus agentes conduzirá o mercado ao equilíbrio.

A alternativa D está incorreta.

E) desconhecimento dos preços por parte dos agentes econômicos.

No Modelo Clássico os preços são livremente estabelecidos por meio das relações entre os agentes econômicos. Assim, os preços dos bens e serviços são de conhecimento de todos.

Portanto, a alternativa E está incorreta.

Resposta: C

Por hoje é só, ficamos por aqui pessoal!

Forte abraço!

"Fracassar não é cair; é recusar-se a levantar."
Provérbio Chinês

Prof. Eduardo Moura
eduardomoura@estrategiaconcursos.com.br
Eduardo Moura

Posts recentes

Simulado Final CAIXA – Técnico Bancário Novo e TI

O concurso público da Caixa Econômica Federal oferece 4.000 vagas de nível médio e 50 vagas…

2 horas atrás

Contrato com o Cebraspe traz detalhes do concurso TCE PR

Salário inicial de R$ 22,4 mil! Obtivemos acesso ao contrato com o Cebraspe, banca organizadora…

15 horas atrás

Concurso TCE PR: EDITAL iminente! Iniciais de R$ 22,4 mil

O tão aguardado edital do concurso Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE PR)…

16 horas atrás

Porque é crime fabricar açúcar em casa?

            Olá caro (a) amigo (a) leitor (a), vai bem? É sempre ótimo ver você…

20 horas atrás

Concurso Câmara de Candeias: edital tem 59 vagas; confira!

Atenção, corujas! Mais uma oportunidade na área legislativa: saiu o edital do concurso Câmara de…

23 horas atrás

Requisitos Funcionais e Não Funcionais para CEF (TI)

Olá pessoal, tudo bem? Este artigo apresenta um resumo de Engenharia de Requisitos, focando em…

23 horas atrás