Artigo

Judicialização da Saúde: Mínimo Existencial vs Reserva do Possível

Nesta terça-feira (18), acontece o segundo episódio da Série Jurídica – Seja Magistrado Federal, que versará sobre a Judicialização da Saúde. Este episódio está sob o comando do professor Mateus Pontalti.

Série Jurídica – Cronograma

Data: 22 de Setembro de 2020
Horário: 19:00
Onde: Canal do Estratégia Carreiras Jurídicas no Youtube
Episódio 2: Judicialização da Saúde

Série Jurídica – Evento ao vivo

ASSISTA AO VIVO AQUI

Série Jurídica – Curiosidades

Não é novidade que faltam recursos financeiros e até de equipamentos para o sistema de saúde brasileiro. Por causa disso, surgiu um fenômeno conhecido por Judicialização da Saúde.

Este ocorre quando o cidadão ingressa com uma demanda no Poder Judiciário como última alternativa para obter tratamento ou medicamento negado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), seja por falta da medicação ou por questões orçamentárias.

Essa prática começou a partir da década de 1980, quando iniciou a implementação de políticas públicas na área da saúde e, consequentemente, emergiu as dificuldades do governo em atender o que era prometido.

A intensificação deste processo após a promulgação da Constituição Federal de 1988 tem gerado grande debates na doutrina jurídica e na jurisprudência, muito cobrados nas provas de concursos públicos das carreiras da Magistratura, Ministério Público, Defensoria e Advocacia Pública.

Quer estudar para concursos de Magistratura Federal?

CURSO MAGISTRATURA

Sistema de QuestõesJudicialização da Saúde

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro de todos os concursos dos concursos com editais publicados e também dos concursos que ainda vão publicar:

Concursos abertos

Concursos 2020

Concursos 2021

Concursos de Direito

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.