Concursos Públicos

ISS NITERÓI – Análise do Edital de Fiscal de Tributos

Vamos lá pessoal, conforme prometido no post anterior, chegou a hora da análise preliminar do edital do ISS Niterói. Provavelmente seu coração deve estar acelerado com essa linda noticia! Beba uma água com açucar, acalme-se e vamos iniciar o planejamento!

Para começar, algumas informações mais básicas para reduzir o batimento cardíaco :)

  • Não há discursivas
  • São 120 questões com 6 horas de prova (é apenas uma(!) e não é comum provas na área fiscal com essa duração). Mantiveram o padrão FGV de 20 questões por hora adotado no ICMS RIO).
  • Provas em Niterói, com possibilidade de utilização de cidades próximas (atenção, há poucos hotéis nessa cidade).
  • 30 vagas imediatas (27 em Ampla Concorrência 3 para candidatos portadores de deficiência) e 65  vagas em cadastro de reserva. Logo, são 95 possibilidades!
  • Inscrições de 09 de outubro a 3 de novembro
  • Todas as questões tem o mesmo peso
  • Desempate (1°) Nota nas Específicas; 2° Língua Portuguesa; 3° Matemática Financeira;4° Informática

–ANÁLISE PRELIMINAR–

Como cada questão vale um ponto, o gráfico abaixo pode não ser plenamente representativo, pois na Prova das “Básicas” teremos Língua Portuguesa com 17% de toda a pontuação da prova (20/120) e nas “Específicas (80/120) certamente teremos disciplinas com menor peso do que Português, por questões puramente matemáticas :)

E o que vai ficar claro é que nessa prova não dá para deixar nada para trás! É partir pra cima de todo o conteúdo.

 Vou agora detalhar um pouco do estilo da FGV em algumas disciplinas:

–Prova de Conhecimentos Básicos–

Vale 1/3 dos pontos. Das 40 questões, você precisa garantir no mínimo 12 para não ser sumariamente eliminado.

Nesse bloco temos:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática Financeira
  • “Noções” de Informática.

Moleza, não é? Não, não é!

Os 30% exigidos podem não ser tão difíceis e fogem ao padrão da FGV (deve ter sido exigência da Prefeitura), mas essas 3 matérias já foram muito aprofundadas em provas anteriores dessa banca. Normalmente a FGV pede de 50 a 60% de mínimo por bloco de disciplinas. Agradeçam à Niterói por essa mudança ;)

Língua Portuguesa

Já deixo um alerta. Se você estudava para ESAF e conseguia ótimas notas apenas fazendo provas anteriores de Português, essa estratégia pode não funcionar na FGV. Em vários certames eles foram muito a fundo na gramática. E a ESAF não se preocupa tanto com isso. Depois que você aprende o estilo dela, basta ficar fazendo provas, pois mantém a mesma estrutura há anos .

Eu costumo dizer que a ESAF quer saber se você sabe aplicar a regra. Se você sabe que a palavra “analiSar” é grafada com “s”, é o que basta. Já a FCC quer que você aplique a regra e pede um pouco mais de conhecimento de sua aplicação, além de textos e interpretações mais rebuscadas.  A FGV quer que você saiba a regra e saiba “EXPLICÁ-LA”. E pede assuntos como formação de palavras, que normalmente estão não aparecem nas provas de outras bancas. Não sou professor de Português, mas sei que se você não leva essa matéria muito a sério, é hora de dar uma boa olhadas nas regras gramaticais. E certamente teremos esse enfoque nos materiais do Estratégia. Estamos falando de 17% dos pontos, lembra?

Você vai ver provas fáceis e outras difíceis da FGV nessa disciplina. Prepare-se pensando nas difíceis.

Matemática Financeira

Não costuma ser muito complicada na banca, pois ela tendia a pesar mais a mão em Estatística (que não deu as caras em Niterói). Mas todo cuidado é pouco, já que é a única disciplina de Exatas do concurso. Outro ponto de preocupação: no ISS Cuiabá, realizado pela FGV, a prova veio em um nível acima da média dela. Muito cuidado.

Noções de Informática

Mais uma disciplina perigosa para quem está acostumado com outras bancas.  A  FGV valoriza muito as questões de Access e Excel, com foco em aplicação prática de fórmulas e funções básicas.  A parte de infra (redes, protocolos) também é bem aprofundada por eles.  Princípios de banco de dados (que normalmente aparece como TI em outras bancas) é sempre esperado na prova deles. Mais uma disciplina que é “básica”, mas na FGV essa palavra não existe.

Nos seus PDFs do Estratégia ficará muito claro qual a importância dos assuntos de cada matéria, pois haverá pencas de questões da FGV para você treinar! 

–Prova de Conhecimentos Específicos–

Bom, são 7 disciplinas (incluindo Legislação), valendo 2/3 de todos os pontos (80). O problema é que não sabemos como será a distribuição desses pontos . Isso dificulta um  pouco a preparação, mas como são poucas matérias e a briga vai ser de cachorro grande, o ideal, se possível, é não abandonar nada.

Dessas disciplinas,  gostaria de destacar alguns pontos:

Comparei o último edital que a FGV fez para o ICMS Rio (as prefeituras de lá gostam do modelo do ICMS RIO) e vi que a prova de Conhecimentos Específicos é quase idêntica à P2 do ICMS RJ. Só entram Direito Constitucional e Direito Administrativo que no ICMS estavam na P1 (equivalente aos conhecimentos básicos).

Aí fui analisar os percentuais (do ICMS RIO, ok?)

  • Direito Tributário: 20%
  • Legislação: 40%
  • Direito Civil e Direito Empresarial : 20% no total
  • Contabilidade: 20% (e englobava Auditoria que não cai nessa prova).

E depois fui ver os percentuais no ISS Cuiabá (FGV)

  • Direito Tributário + Legislação: 43%
  • Direito Civil e Direito Empresarial : 25% no total (com mais peso em D.Empresarial)
  • Contabilidade: 14%

Com isso dá para se tentar uma estimativa, um chute (que fique claro, é o meu chute) para a distribuição dos pontos

  • Direito Tributário e Legislação (estão no mesmo conteúdo): 40% (32 questões)
  • Direito Civil e Empresarial: 20% (16 questões, provavelmente será 50%-50% ou um pouco mais para D. Empresarial)
  • Contabilidade: 20% (16 questões)
  • Direitos Constitucional e Administrativo 20% (16 questões)

Penso que deverá haver variações nos números acima, mas se for mantida a lógica da FGV, e não da Prefeitura (que não sei qual é), as matérias que demandarão mais atenção nas Específicas serão:

  • Direito Tributário (o que é óbvio para quem estuda para Fiscal….Tributário.
  • Legislação: não está explícito, mas o Código Tributário Municipal está lá.
  • Empresarial (ATENÇÃO!). Eis outra queridinha da FGV. A maior parte de suas provas pediu conhecimento bem avançado na disciplina. Não estude superficialmente.
  • Contabilidade – A FGV foi uma das primeiras, se não a primeira a cobrar temas mais avançados de Contabilidade. Muitas bancas listavam os assuntos no edital, mas não tinham a coragem de cobrar. A FGV já chegou dando tapa na cara e pedindo várias questões de testes de recuperabilidade (impairment) bem antes das outras. Para vocês terem ideia, muitos professores de contabilidade ainda não dominavam o tema. Nos últimos anos a prova deles se tornou mais previsível, o que não a torna fácil. No ISS Cuiabá houve muitas questões sobre CPC, como era de se esperar da FGV.

Estamos encerrando…..

De novo, é prova com 120 questões, “pouca” matéria e tempo razoável para estudar. A tendência é que haja elevação da nota de corte, mas com o histórico da FGV de eliminar muitos candidatos pelos mínimos, todo o cuidado é pouco. A diferença é que dessa vez não há mínimo por matéria e sim para cada um dos dois blocos:

  • Conhecimentos Básicos– 40 questões – mínimo de 30% (12 questões)
  • Conhecimentos Específicos – 80 questões – mínimo de 50% (40 questões).
  • E, no mínimo 50% de todos os pontos, ou seja, 60.

E lembrando que você fará todas as 120 questões num único momento e precisará organizar bem sua prova para não deixar de garantir os mínimos. Para quem já vinha se preparando bem para a área Fiscal, esse edital é um presente. Hora de tratar dele com carinho, embalar e levar essa vaga para casa!

Não tenha medo de correr riscos! Vai pra cima!!

Pessoal, sou Fiscal de Rendas do ICMS e SP e faço parte da equipe de Coaching do Estratégia. Deixo um forte abraço e desejo a todos uma ótima preparação com muito foco, dedicação e serenidade!

A Equipe do Estratégia estará sempre perto para auxiliar nossos alunos da melhor forma possível.

P.s.1 Se você gostou desse artigo, não deixe de escrever um breve comentário. Se não gostou, faça o mesmo…rs. Esse é o meu combustível, ok? :)

P.s.2. Aos que forem fazer a prova em Niterói e tiverem tranquilidade para descansar de manhã, antes da prova, recomendo uma visita ao Parque da Cidade. Lá há uma linda vista para o Rio de Janeiro e se o tempo estiver bom, vôos de parapente que deixam o céu ainda mais bonito. Mas nada de se arriscarem! Depois da posse vocês podem voar quantas vezes quiserem!

P.s. 3. Se você não vai prestar o ISS Niterói está com tempo livre, dê uma lida nos meus artigos anteriores!

Coordenação

Ver comentários

Posts recentes

Concurso Caixa: inscritos não poderão fazer anotações no caderno

Em retificação publicada na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial da União, é notificada…

6 minutos atrás

Concurso DER DF: LDO prevê 185 vagas para novo edital

Foi publicada uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024, que prevê 185 vagas para “Autorização…

25 minutos atrás

Concurso Ipojuca PE: fim das inscrições; iniciais até R$ 13,4 mil!

Chegaram ao fim as inscrições da Prefeitura de Ipojuca, em Pernambuco. O edital oferece 495…

32 minutos atrás

Concurso Prefeitura de Dracena: veja os gabaritos!

Licitação - Prefeitura de Dracena

34 minutos atrás

Linhas de Defesa nas Contratações Públicas

Linhas de Defesa nas Contratações Públicas

45 minutos atrás

Concurso Sefaz DF: LDO prevê 202 vagas em novo edital

Foi publicado no Diário da Câmara Legislativa do DF uma alteração na Lei de Diretrizes…

45 minutos atrás