Artigo

INGLÊS – Por que cobram inglês em concursos públicos?

PROF. ROBERTO WITTE!
Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.

Uma pergunta que muita gente se faz e me faz…e agora você tem a resposta.

POR QUE O INGLÊS É SOLICITADO EM CONCURSOS PÚBLICOS? COMO SÃO AS PROVAS?

O que eu vou falar aqui não foi extraído de nenhum outro material que eu conheça, ou me foi dito por alguma fonte secreta…mas, sim, são percepções que eu tenho há muitos anos (lembrando que estou na área de concursos públicos desde 1994).
Precisamos notar que muitas pessoas que prestam concursos são pessoas que querem sair da iniciativa privada e ter um pouco de “sossego” na vida já que terão estabilidade, certeza do salário depositado no final do mês…ou seja, uma certa tranquilidade e qualidade de vida. Até aqui, tudo bem (so far, so good). Pois bem, sendo assim, o aprendizado de uma língua estrangeira exige disciplina e organização (bem como desenvoltura verbal). Então, penso que a exigência de línguas estrangeiras seja uma forma de escolher pessoas disciplinadas, já que aprender um idioma estrangeiro requer organização, disciplina e dedicação. Os textos são escolhidos por meio de sites da Internet e retratam uma vasta gama de assuntos que costumeiramente abordam tópicos relativos à instituição responsavel pelo concurso. Em outras palavras, se a prova é voltada para um cargo da Petrobras, o texto exigido no concurso tratará de exploração de petróleo ou outro assunto pertinente. Caso a prova seja direcionada para uma posição na Receita Federal, os textos, certamente, tratarão de tributação e atualidades. Se sua prova for para AFT (Auditor Fiscal do Trabalho), os textos abordarão temas afins e assim por diante.
Mas, lembre-se: são provas que abordam textos dificilmente estudados em escolas de inglês convencionais, isto é, mesmo que você já tenha um bom conhecimento da língua inglesa, preste atenção ao vocabulário solicitado nos concursos públicos. Não ´eporque você conhece inglês que você não pode se deparar com vocabulário meio “alienígena”, certo? Aliás, a palavra “alien” significa “estrangeiro”. Isso mesmo, além de “alienígena”, “alien” significa “pessoa que vem de outro país”. Meu pai era alemão, ou seja, meu pai era um “alien”…estranho, mas é assim que a “banda toca”.
Moral da história: caso você já tenha um excelente nível de inglês, nossa recomendação é de que você assista às videoaulas para se acostumar com o formato da prova. Não bobeie. Fique atento…keep your eyes wide open.

…conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.

Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.