Artigo

Inglês: planejamento e organização na preparação

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.
Estou de volta e, hoje, falarei sobre Planejamento e Organização…tudo isso para se preparar adequadamente (properly) em inglês. Aliás (by the way), as dicas a seguir, são úteis (useful) para qualquer disciplina…vale a pena conferir.
Para início de conversa precisamos nos lembrar de uma coisa: quando (when) éramos estudantes, nossos professores e pais mandavam a gente estudar, mas nunca, ou quase nunca nos ensinaram como estudar. Então, vamos lá. Antes de sabermos como estudar de forma eficiente e eficaz, precisamos nos planejar e organizar. Observe:
PLANEJAR e ORGANIZAR
Passo 1: analisar o que será pedido na prova. Veja o que será cobrado na prova. Em nossos pdf e videoaulas, vamos abordar (approach) o que o edital solicita. Inclusive, se você já “domina” o idioma, tenha muito cuidado para não se “descuidar” em sua preparação. Se você já sabe inglês, assista às videoaulas com as traduções dos textos e resoluções das questões, pois nessas videoaulas, eu mostro macetes e dicas de como economizar tempo na hora da prova. Ensino, também, como funciona a “mente maquiavélica” de um professor de inglês que elabora provas de concursos. A melhor maneira de enfrentar um inimigo é pensando como ele e prevendo seus passos para tomarmos medidas para não cair em suas armadilhas. Ah, e separe as 7-8 provas anteriores. Ao fazer isso, você terá uma visão geral de como a prova de inglês é solicitada. Com essas provas, você consegue sentir a ALMA DA PROVA. Já sabe o que você deve encontrar no futuro.
Passo 2: Faça um cronograma semanal (weekly schedule). Cronogramas muito longos são difíceis de serem seguido, pois contratempos aparecem e não temos como evitá-los. E também porque você tem outras disciplinas para estudar. MINHA SUGESTÃO para se preparar para a prova de inglês é: escolha um texto e “grude” nesse texto por uns 3-4 dias… quem assistir às minhas aulas ao vivo (são semanais), verá que eu sugiro isso. Vamos lá: estude um texto (leia, traduza, leia de novo e responda às questões). Depois, assista à videoaula correspondente àquele texto (de preferência, no dia seguinte). Você verá que estudar o texto antes de (before / prior to) ver a videoaula ajuda muito. Feito isso, faça o seguinte: antes de dormir, leia o texto e as questões (sem a necessidade de entender tudo), essa leitura é para “alimentar” seu cérebro com a matéria (no caso, inglês). Isso vai levar entre 5-7 minutos. Aí, você dorme. Na manhã seguinte, aposto que você vai acordar pensando no que você leu antes de dormir. Aí, recomendo que, antes de sair da cama, você leia o texto e questões novamente. Depois, você levanta e começa seu dia. Faça isso 3-4 dias seguido com esse mesmo texto. Tenho certeza que você vai aprender muito. Depois, repita esse procedimento com outro texto e assim até (until / till / up to) o dia da prova. Tenho certeza que você vai ficar impressionado com a evolução.

Conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.