Artigo

Gabarito TCE SP Informática: comentários às questões VUNESP

Olá pessoal!

Venho aqui para comentar as questões de informática da banca VUNESP.

No geral, a prova foi bem o estilo da banca, e quem assistiu nossa revisão de véspera deve ter percebido que realmente sabíamos o que esperar da prova. Vejamos:

AGENTE DA FISCALIZAÇÃO

31. No MS-Windows 7, em sua configuração padrão, pode-se alternar entre a janela ou os programas que estejam abertos, por meio do pressionamento da combinação de teclas:

(A) CTRL+ESC

(B) ALT+TAB

(C) WINKEY+ESC

(D) CTRL+TAB

(E) WINKEY+ CTRL

Comentários: Às vezes a questão é tão fácil que a gente fica com medo de marcar na prova. Para alternar entre as janelas e programas abertos, ALT + TAB é o comando de atalho. Resposta certa, alternativa b).

32. Em um computador, instalou-se o MS-Windows 7, em sua configuração padrão. Avalie o quadro a seguir, que apresenta a pasta Arquivo e três possíveis situações nas quais se deseja colocar determinados arquivos nessa pasta: 

Assinale a alternativa que contém a(s) situação(ções) que é(são) válida(s) no MS-Windows 7.

(A) Apenas 2.

(B) Apenas 3.

(C) 1, 2 e 3.

(D) Apenas 1 e 2.

(E) Apenas 1.

Comentários: Na estrutura de arquivos do windows, não se pode ter um mesmo arquivo com o mesmo nome e a mesma extensão na mesma pasta, de modo que apenas 3 não irá funcionar, pois haverá conflito de arquivos. A propósito, não há conflito para diretórios e pastas com o mesmo nome. Resposta certa, alternativa d).

33. Suponha um computador com o MS-Windows 7, um HD interno e um mouse, todos em suas configurações padrão. Uma das formas de colocar diretamente uma cópia de um arquivo na pasta B, sendo que esse arquivo encontra-se originalmente na pasta A desse HD, sem apagá-lo da pasta A, é arrastando-o. Para tanto, deve-se selecionar o arquivo, manter pressionada uma tecla e manter pressionado um dos botões do mouse. Essa tecla e o botão são, respectivamente:

(A) ALT e direito.

(B) ALT e esquerdo.

(C) SHIFT e direito.

(D) CTRL e direito.

(E) CTRL e esquerdo.

Comentários: Para arrastarmos um arquivo dentro de um mesmo HD com o objetivo de COPIAR, devemos manter pressionado CTRL enquanto arrastamos e soltamos o arquivo com o botão ESQUERDO do mouse. Resposta certa, alternativa e)

34. Um documento, composto por diversos parágrafos de texto, foi editado no MS-Word 2010, versão em português, na sua configuração padrão. Posteriormente, foi necessário que todo o texto de um desses parágrafos fosse exibido com o formato Tachado. Após a seleção do referido parágrafo, o recurso que permite atribuir essa formatação ao texto selecionado é:

Comentários: O efeito tachado é aquele no qual um traço atravessa o texto. É fácil reconhecer o ícone, não é mesmo? Os demais são, respectivamente: subscrito, itálico, sublinhado e sobrescrito. Resposta certa, alternativa a).

35. A tabela a seguir foi editada no MS-Word 2010 (versão em português, na sua configuração padrão), sendo que, na primeira coluna, estão alguns itens (canetas, lápis e borrachas) a serem contabilizados e, na segunda coluna, suas respectivas quantidades.

Deseja contabilizar, automaticamente, na célula em branco, a quantidade total de itens dessa tabela. Para isso, deve-se clicar dentro da célula em branco da tabela, à direita de TOTAL, e, por meio da guia Ferramentas de Tabela – Layout que aparece, selecionar o recurso Fórmula. Por fim, na tabela que se abre, confirmar a fórmula:

(A) =SOMATÓRIA(B)

(B) =SOMA(B2; B3; B4)

(C) =SOMATÓRIA

(D) =SUM(ABOVE)

(E) =SOMA(B2:B4)

Comentários: Questão muito difícil! Quando inserirmos uma fórmula em tabelas do WORD, não podemos utilizar todas as funções do Excel. Na verdade, é disponibilizado apenas um conjunto de funções, em inglês, dentre as quais SUM fará o que se pede. ABOVE significa “o que está acima”. Resposta certa, alternativa d).

36. Considere a seguinte tabela, presente em uma planilha editada no MS-Excel 2010, na sua configuração padrão, em português.

Suponha que a seguinte fórmula tenha sido digitada na célula C6.

=CONT.SE(A1:C4;”<4″)

O resultado esperado nessa célula é:

(A) 10

(B) 5

(C) 12

(D) 2

(E) 4

Comentários: CONT.SE é uma função que conta a quantidade de células que atende ao critério que foi passado como parâmetro. No exercício, deve-se contar quantas células possuem valores menores do que 4, no intervalo entre A1 a C4. Contem comigo: 2,-1,3,0 e 0. Células vazias não entram na conta, afinal, não posso comparar um número com um valor INEXISTENTE. Logo, 5 células atendem ao critério. Resposta certa, alternativa b).

 

37. Considere a tabela a seguir, digitada em uma planilha no MS-Excel 2010, na sua configuração padrão, em português.

Na célula C5, digitou-se a seguinte fórmula:

=SE(MÉDIA(A1:B3)>MÉDIA(A1:A3);1;2)

Por consequência, o resultado que será mostrado nessa célula é:

(A) 4

(B) 5

(C) 1

(D) 2

(E) 3

Comentários: Função SE! Função mais que CLÁSSICA. Devemos, inicialmente, avaliar a condição que foi apresentada no primeiro parâmetro, e saber se ela é verdadeira ou falsa.

MÉDIA(A1:B3)>MÉDIA(A1:A3)

Média A1 a B3 = (1+2+4+5+7+11)/6 = 5

Média A1 a A3 = (1+4+7)/3 = 4

Logo, 5>4 é VERDADEIRO, e retornaremos como resultado o segundo parâmetro, que vale 1.

Perceba, ainda, que q função SE pode retornar apenas o segundo ou o terceiro parâmetro, logo, é IMPOSSÍVEL marcar as alternativas a), b) e e).

Resposta certa, alternativa c).

38. Uma mensagem de correio eletrônico (e-mail) pode ser enviada formatada em html, rich text ou sem formato. Em uma mensagem de e-mail sem formatação ou com formato simples,

(A) uma imagem inserida no corpo do texto não será visível.

(B) não é possível anexar arquivos de imagens no formato JPG.

(C) um hyperlink inserido no corpo do texto pode ser acessado por meio do click sobre ele.

(D) é possível utilizar os tamanhos de fonte normal, médio e grande para o texto.

(E) não será possível anexar arquivos em formato documento como DOC e PDF.

Comentários: Questão mais difícil sobre email! Como eu já disse, as bancas, para um assunto que é fácil, estão tentando inovar! E eu gostei dessa questão. Quando o email possui formatação HTML, praticamente todos os recursos disponíveis em uma página web estarão no email. Porém, quando uma mensagem está sem formatação,

a) uma imagem inserida no corpo do texto não será visível. – Correto! Inserção IN-LINE de mensagens não funciona sem a utilização de HTML.

b) não é possível anexar arquivos de imagens no formato JPG – emails sem formatação permitem a inserção de arquivos anexos normalmente.

c) um hyperlink inserido no corpo do texto pode ser acessado por meio do click sobre ele – sem HTML não temos hiperlinks em email.

d) é possível utilizar os tamanhos de fonte normal, médio e grande para o texto – sem efeitos de formatação, não podemos formatar fonte.

e) não será possível anexar arquivos em formato documento como DOC e PDF- emails sem formatação permitem a inserção de arquivos anexos normalmente.

Resposta certa, alternativa a).

 

39. Nos acessos à Internet, é normalmente possível identificar o tipo de serviço e a área de atuação do provedor do serviço por meio do URL. Por exemplo, considerando o seguinte URL: https://mail.google.com, é correto afirmar que o serviço é de acesso

(A) à página web, e que o provedor é uma entidade sem fins lucrativos.

(B) ao serviço de e-mail, e que o provedor é uma entidade sem fins lucrativos.

(C) ao serviço de e-mail, e que o provedor é estabelecido nos Estados Unidos.

(D) à página web, e que o provedor é uma entidade comercial.

(E) ao serviço de e-mail, e que o provedor é uma entidade comercial.

Comentários: Prezados alunos, estou refletindo ainda no calor dos acontecimentos, mas acho que caí na pegadinha da banca, pois não imaginei que ela fosse fazer uma pegadinha em nível tão avançado. Sendo bem rigoroso, o que temos na URL https://mail.google.com? Sabemos que o protocolo é HTTPS (transferência de HIPERTEXTO SEGURA), temos um .com  (que, pela ICANN, deve ser utilizado por websites com finalidade COMERCIAL), não sabemos o país do serviço (pois não temos o .xx do país), e temos um nome de domínio mail.google. A RIGOR, não existe nenhuma convenção que obrigue que serviços de email a iniciarem o nome do domínio com MAIL, embora seja uma boa prática adotada por yahoo, uol, gmail e outras aplicações de email. Sendo bem racional, realmente a alternativa d) é a correta.  Só acho que a banca foi muito maldosa porque fez questão de perguntar no enunciado o TIPO DE SERVIÇO, e eu realmente fui tentado a responder “serviço de e-mail” (e imagino que muitos de vocês também pensaram da mesma forma). Continuo pesquisando sobre o tema, mas não acho que vá caber recurso.

40. Os programas de navegação pela Internet disponibilizam atualmente o recurso de navegação denominada anônima, ou privada, ou InPrivate, dependendo do navegador. Quando se utiliza esse modo de navegação,

(A) os web sites visitados não registram a visita realizada.

(B) arquivos baixados durante a navegação são apagados.

(C) não é possível rastrear a identidade de quem acessou os web sites.

(D) não é possível rastrear quais sites foram visitados.

(E) o histórico de navegação não é mantido no navegador.

Comentários: Navegação anônima! Mas que surpresa esse assunto na prova…. só que não, né pessoal? :) Quando utilizamos a navegação anônima, apagamos os rastros da navegação SOMENTE NO NAVEGADOR. Provedores e sites sabem da sua visita, assim como arquivos baixados e favoritos permanecem. Resposta certa, alternativa e).

 

AGENTE DA FISCALIZAÇÃO – ADMINISTRAÇÃO

31. A Lixeira do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, possui propriedades, sendo que algumas delas podem ser alteradas pelo usuário. Analise a tabela a seguir, com algumas possíveis propriedades associadas à Lixeira.

Caso o usuário selecione a Lixeira e clique com o botão direito do mouse sobre ela, selecionando Propriedades na lista de opções que surge na tela, ele poderá alterar, na janela de configurações que surge em seguida, as propriedades

(A) 1, 3 e 5, apenas.

(B) 2 e 3, apenas.

(C) 2, 4 e 5, apenas.

(D) 1 e 4, apenas.

(E) 1, 2, 3, 4 e 5.

Comentários: Quando acessamos as propriedades da Lixeira, podemos visualizar (e modificar) o seu tamanho máximo, podemos desabilitar a lixeira e podemos desabilitar a caixa de diálogo de confirmação de exclusão. As demais funcionalidades não existem.

Resposta certa, alternativa a).

32. No MS-Windows 7, em sua configuração padrão, três usuários selecionaram, em instantes diferentes, o arquivo Teste.txt armazenado em uma pasta, e cada um executou a seguinte sequência de comandos:

Usuário 1: CTRL + C, CTRL + V

Usuário 2: CTRL + X, CTRL + V

Usuário 3: CTRL + C, CTRL + V, CTRL + Z

Sobre essas ações, é correto afirmar que para o Usuário

(A) 3 surgiu uma caixa de diálogo com a mensagem contendo “Os nomes de arquivos de origem e de destino são iguais.” e o botão “Cancelar”.

(B) 2 foi gerado o arquivo Teste-Copia.txt no mesmo diretório.

(C) 1 surgiu uma caixa de diálogo com a mensagem contendo “Os nomes de arquivos de origem e de destino são iguais.” e os botões “Ignorar” e “Cancelar”.

(D) 3 foi gerado o arquivo Teste-Copia.txt no mesmo diretório, e, em seguida, essa cópia foi desfeita.

(E) 1 foi gerado o arquivo Teste (1).txt no mesmo diretório.

Comentários: O usuário 1 copiou e colou um arquivo e tentou colar o arquivo na mesma pasta: neste caso, o Windows automaticamente cria o arquivo Teste – copia.txt na pasta. O usuário 2 tentou recortar e colar o arquivo na mesma pasta: isto posto, o Windows acusa um erro, informando que os nomes de arquivos de origem e destino são iguais, sugerindo ao usuário IGNORAR ou CANCELAR a transação. Já o usuário 3 fez a mesma coisa do usuário 1, mas, ao pressionar CTRL + Z, a operação é desfeita, e Teste – copia.txt é excluído.

Analisando as alternativas, a alternativa d) é a correta. A questão não é fácil, mas o CTRL + Z do usuário 3 era a melhor dica para encontrar a alternativa correta.

33. No MS-Word 2010, em sua configuração padrão em português, o recurso Pincel de Formatação permite, por exemplo, aplicar a aparência de um parágrafo selecionado a outro parágrafo. Para isso, devem-se seguir os passos abaixo:

(1) Selecionar o parágrafo que possui a formatação desejada;

(2) Clicar em Pincel de Formatação;

(3) Selecionar o novo parágrafo. Feito isso, o novo parágrafo irá receber automaticamente a formatação do parágrafo selecionado no passo (1).

Para que a formatação do parágrafo do passo (1), que possui a formatação desejada, possa ser aplicada a diversos outros parágrafos, clicando-se sucessivamente nesses outros parágrafos, sem a necessidade de se repetir a cada vez os passos (1) e (2), deve-se, no passo (2), clicar em Pincel de Formatação

(A) com a tecla Alt pressionada.

(B) duas vezes (duplo clique).

(C) e, a seguir, na tecla 2 numérica do teclado.

(D) com a tecla Shift pressionada.

(E) com a tecla Ctrl pressionada.

Comentários: Quando desejamos aplicar uma mesma formatação em vários parágrafos utilizando o pincel de formatação, o “macete” é clicar duas vezes sobre o pincel de formatação, e será possível aplicar os efeitos tantas vezes o usuário queira, até que a tecla Esc seja pressionada. Resposta certa, alternativa b).

34. No MS-Word 2010, em sua configuração padrão em português, é possível inserir diversos tipos de quebras no texto. Por meio do botão Quebras, da guia Layout da Página, dois tipos de Quebras de Seção existentes são:

(A) Próxima Coluna e Página Par.

(B) Próxima Coluna e Próxima Tabela.

(C) Próxima Página e Contínuo.

(D) Próxima Tabela e Página Par.

(E) Próxima Página e Próxima Tabela.

Comentários: Temos 4 Quebras de Seção: Próxima Página, a mais comum, Contínuo, Página Par e Página Ímpar.

Que louco seria se o professor tivesse escolhido justamente este item, dentre tantos, pra colocar no aulão de revisão! :)

Brincadeiras à parte, mesmo assim não estava fácil, pois a banca caprichou nas alternativas, de modo que realmente era fácil ficar confuso.

Resposta certa, alternativa c).

35. No MS-Excel 2010 em português, na sua configuração padrão, foi digitada a seguinte tabela em uma planilha.

Caso seja inserida a fórmula

=CONT.NÚM(A1:C4)

na célula C6 dessa planilha, o resultado que aparecerá nessa mesma célula é:

(A) 7

(B) 6

(C) 4

(D) 11

(E) 8

Comentários: CONT.NÚM é função que conta quantos números existem em um determinado intervalo. Logo, entre A1 e C4, temos apenas 7 células com números. Resposta certa, alternativa a).

36. Analise a tabela a seguir, digitada em uma planilha do MS-Excel 2010, em português, na sua configuração padrão.

Caso a fórmula

=SE(E(A1>B1;A2=B2;A3<b3;a4<>B4); MÁXIMO(A2:B3);MÍNIMO(A2:B4))

seja digitada na célula C6 dessa planilha, o resultado nela apresentado será:

(A) 7

(B) 8

(C) 9

(D) 2

(E) 1

Comentários: Função SE! Devemos, inicialmente, avaliar a condição que foi apresentada no primeiro parâmetro, e saber se ela é verdadeira ou falsa.

E(A1>B1;A2=B2;A3<b3;a4<>B4)

Perceba que, no primeiro parâmetro, temos a função E, que, como a própria lógica indica, retorna VERDADEIRO caso todos os argumentos sejam verdadeiros, e retorna FALSO caso algum dos parâmetros seja falso. Então devemos avaliar TODOS os argumentos:

A1>B1 -> 9>8 -> VERDADEIRO

A2=B2 -> 7=7 -> VERDADEIRO

A3<b3 -> 4<2 -> FALSO

a4<>B4 -> 1<>1 (1 diferente de 1) -> FALSO

Logo, a condição é FALSA, e devemos avaliar o terceiro parâmetro:

MÍNIMO(A2:B4)

Mínimo é uma função simples que retorna o MENOR de um conjunto de números. De A2 a B4, o menor dos números é 1.

Resposta certa, alternativa e).

37. Um usuário da Internet deseja enviar várias fotos em formato JPG, que totalizam 30 MBytes de dados, pelo serviço de correio eletrônico (e-mail). Sabendo-se que a quantidade de dados pode ser uma limitação para o envio e a recepção do e-mail, a alternativa mais adequada para o envio das fotos com a qualidade da imagem original é

(A) juntar as fotos em um arquivo único e anexar à mensagem, pois essa ação reduz o tamanho do arquivo em cerca de 20%.

(B) armazenar as fotos em um repositório na Internet e enviar o hyperlink de acesso aos arquivos de fotos por e-mail.

(C) inserir as fotos juntamente ao texto da mensagem, uma vez que essa ação automaticamente reduz o tamanho das fotos.

(D) converter os arquivos de fotos individualmente em formato PDF e inserir os arquivos juntamente ao texto da mensagem.

(E) converter os arquivos de fotos em formato PDF, em um único arquivo, e anexar à mensagem.

Comentários: Uma imagem JPG normalmente já é compactada, de modo que qualquer aplicação de compactação pouco influenciará no tamanho final. Mas perceba que a alternativa b) apresenta uma solução moderna e muito útil, que é aproveitar a NUVEM para compartilhar conteúdo.

38. Os principais navegadores, como o Google Chrome, o Microsoft Edge e o Mozilla Firefox, apresentam o ícone de uma estrela  próximo à extremidade direita da barra de pesquisa. Este ícone

(A) indica que o site está entre os 10 mais acessados.

(B) indica que o site é seguro.

(C) é utilizado para adicionar o site aos favoritos.

(D) indica que o acesso ao site é realizado de forma segura em https.

(E) é utilizado para mostrar o histórico dos sites visitados.

Comentários: Pessoal, saber que a estrela simboliza os FAVORITOS é obrigação. Nos navegadores, a estrela fica próxima ao endereço para informar que o site visitado é favorito (quando a estrela está “cheia”), ou para facilitar o usuário inserir o site aos favoritos. Resposta certa, alternativa c).

39. Utilizando um navegador de Internet e o site de pesquisa Google, um usuário deseja pesquisar por televisores com tela maior ou igual a 40 polegadas. Uma forma eficiente de realizar a pesquisa é utilizar os comandos de pesquisa avançada do Google, que, nesse caso, é por meio da inserção, na barra de pesquisa, de: televisão

(A) 40> polegadas

(B) 40 + polegadas

(C) >40 polegadas

(D) 40.. polegadas

(E) +40 polegadas

Comentários: Operadores do Google! E eu falei do operador (..) na revisão! O Google permite que realizemos buscas em intervalos numéricos, desde intervalos de datas até mesmo valores de produtos. Ao fazer uma pesquisa  – televisão 40.. polegadas – , o usuário indica um tamanho mínimo para a polegada da televisão, mas não indica um máximo, dando liberdade ao Google para retornar os resultados. Resposta certa, alternativa d).

40. Ao navegar pela Internet, o usuário deve ter atualmente muito cuidado para não acessar sites falsos que têm o objetivo de prejudicá-lo de diversas formas. Uma forma de verificar se um site é falso é por meio do URL. Considerando os sites brasileiros, dentre os URL a seguir, identifique o que indica que o site pode ser falso.

(A) https://banco.com.br

(B) http://www.banco.br

(C) https://www.banco.gq

(D) (http://banco.br)

(E) (http://banco.com)

Comentários: A dica está no enunciado: CONSIDERANDO OS SITES BRASILEIROS. Sites brasileiros ou terminam com .BR ou com as extensões mundiais padrão (.COM, .NET, dentre outros). Logo, dentre as alternativas chama a atenção para um site que termine com GQ, sigla do país Guiné-Equatorial. Você não precisa saber o país de cor, mas sigla de país desconhecido para site BRASILEIRO certamente é furada. Resposta certa, alternativa c).

P.S: ainda não entendi a lógica da banca de colocar alguns links entre parênteses, mas eles certamente não influenciam na avaliação do quão nível este site pode ser seguro.

Considerações finais: A banca fez uma prova muito boa, sendo que a segunda foi um pouco mais difícil. O mais impressionante é que muitas (QUASE TODAS) questões tiveram seu conteúdo abordado no aulão de revisão. Logo, estou na torcida que vocês tenham realmente ido bem em nossa matéria, assim como em todas as demais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Espero que a voz esteja ajudando e não atrapalhando. rsrsrsrs
    Victor Dalton em 05/02/18 às 16:18
  • Interessante que dá para "ouvir você falar" quando comenta ?
    Luis em 05/02/18 às 15:00
  • Olá Guilherme! Se a condição é FALSA, você não precisa olhar o segundo parâmetro. Caso você tenha dúvidas na função SE, convido-lhe a assistir esse vídeo! https://www.youtube.com/watch?v=TZW0jeo_CCM Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 02/01/18 às 16:46
  • Na questão 36, por que não foi analisado o 2º parâmetro?
    Guilherme em 28/12/17 às 10:24
  • Pois é, mas eu acho que enviar o link é o procedimento correto. Estava bem óbvio que o examinador queria essa resposta, pois ela é a solução mais moderna nos dias atuais para envio de arquivos muito grandes.
    Victor Dalton em 26/12/17 às 12:07
  • Olá Edson! Para algumas categorias de domínio a ICANN e os serviços de hospedagem são mais existentes. Se você tentar abrir um site .EDU ou .GOV, vão te exigir documentação e certificação digital para que você comprove a finalidade de sua instituição. Agora, para .com, .org, .net, .blog e outros realmente está bagunçado, qualquer um pode levantar um site nestes termos.
    Victor Dalton em 26/12/17 às 12:06
  • Olá César! Eu vejo que as pessoas estão confundindo o conceito de um arquivo sem extensão não funcionar com o conceito de um arquivo sem extensão não poder existir. Podem existir arquivos sem extensão no Windows. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 26/12/17 às 12:04
  • A banca está tentando inovar, acho isso bem bacana.
    Victor Dalton em 26/12/17 às 11:54
  • Analisando essas provas, deu pra perceber que a Vunesp decoreba não aconteceu..questões que fazem a gente realmente interpretar cada alternativa.
    Jessica em 24/12/17 às 10:04
  • Boa tarde professor! Na questão de número 32, (Agente de fiscalização) "Arquivo e três possíveis situações nas quais se deseja colocar determinados arquivos nessa pasta" Posso considerar ter dentro de uma pasta um arquivo que não tenha nenhuma extensão? Como estava se referindo a arquivos, havia concluído que só seria possível considerar arquivos com extensão, como .doc, .xls, etc...
    César Rodnei de Oliveira em 23/12/17 às 16:54
  • Porfessor, na questão 39, vc informa que há uma entidade (ICANN) , a qual estabelece que o " .com", deverá ser utilizada para instituições de caráter comercial, por outro lado NÃO há NADA que obrigue a ser assim , ou seja , se eu tiver uma empresa de venda de roupas, por ex. (comercial), e quiser criar um site ".edu", ninguém vai me impedir....apesar de não ser muito coerente. Posso até dar o exemplo de um caso concreto: aqui em São Paulo, há o Instituto Federal de Tecnologia, Escola Técnica Federal de São Paulo, instituição de ensino do governo Federal, cuja finalidade é promover o ensino técnico e tecnológico ( ressalto, do governo Federal, ou seja não vende cursos, ensino público), e durante muito tempo o seu site era ".com", só alterando há algum tempo atrás por uma questão de adequação á convenção, mas se quisesse, estaria até hoje como ".com". Abraços No aguardo de uma resposta,
    Edson em 20/12/17 às 13:40
  • Professor, você acha que caberia recurso na questão 37? "Sabendo-se que a quantidade de dados pode ser uma limitação para o envio e a recepção do e-mail, a alternativa mais adequada para o envio das fotos com a qualidade da imagem original é". Eu não marquei a alternativa do link para disco virtual porque isso não é enviar as fotos ao destinatário e sim enviar um link. Não haveria anexo nenhum, nesse caso. Eu fiquei em dúvida entre a compactação/zip e essa, mas achei que essa alternativa não respondia adequadamente à pergunta.
    Mateus em 20/12/17 às 11:40
  • Olá Sérgio! Acho que a escolha de um serviço amplamente conhecido pelos alunos induziu os alunos ao erro. Entendo que cabe recurso e que você pode usar essa linha de raciocínio para argumentar. A questão deveria ser anulada.
    Victor Dalton em 20/12/17 às 09:11
  • Professor, boa tarde. Na prova de AFF, questão 39, pensei igual o José Divino que deixou o comentário dele em, 19/12/2017 às 11:10. Colei a URL descrita no navegador e ela vai para a conta de email do Google. Ora, se a URL apresentada pela banca existe, pertence a um serviço de e-mail, e é de amplo conhecimento de todos, por se tratar do serviço de e-mail mais utilizado mundialmente, acredito ser correto afirmar que a URL se refere ” ao serviço de email, e que o provedor é uma entidade comercial". Se fosse um site hipotético e que não existe na pratica, até poderia concordar com a banca, mas não é o caso... O que o senhor acha? Obrigado.
    Sergio em 20/12/17 às 08:50
  • Acho que você pode recorrer SIM! Mas acho que as chances são pequenas... RECORRA.
    Victor Dalton em 19/12/17 às 14:52
  • Professor, na questão 35 (AFF), o edital inclui apenas "edição e formatação de tabelas" no MS-Word. Só no Excel que ele inclui uso de fórmulas e funções. Caberia recurso? Obrigada!!
    Monique em 19/12/17 às 14:49
  • Muita gente está esboçando entrar com recurso nesta questão. Acho que a linha de raciocínio é dizer que o enunciado não é suficientemente claro, e que dá margem a dupla interpretação. O examinador tentou fazer uma pegadinha, mas acho que ele realmente induz o candidato ao erro.
    Victor Dalton em 19/12/17 às 14:47
  • Muita gente está esboçando entrar com recurso nesta questão. Acho que a linha de raciocínio é dizer que o enunciado não é suficientemente claro, e que dá margem a dupla interpretação. O examinador tentou fazer uma pegadinha, mas acho que ele realmente induz o candidato ao erro.
    Victor Dalton em 19/12/17 às 14:47
  • Muita gente está esboçando entrar com recurso nesta questão. Acho que a linha de raciocínio é dizer que o enunciado não é suficientemente claro, e que dá margem a dupla interpretação. O examinador tentou fazer uma pegadinha, mas acho que ele realmente induz o candidato ao erro.
    Victor Dalton em 19/12/17 às 14:47
  • Muita gente está esboçando entrar com recurso nesta questão. Acho que a linha de raciocínio é dizer que o enunciado não é suficientemente claro, e que dá margem a dupla interpretação. O examinador tentou fazer uma pegadinha, mas acho que ele realmente induz o candidato ao erro.
    Victor Dalton em 19/12/17 às 14:46
  • Também estou em dúvida quanto às questão 39 e 37.
    Claudinéa em 19/12/17 às 14:29
  • Boa tarde professor, Fiz o curso do TCE estratégia e agradeço pelas aulas. Muito didáticas . Em relação à questão 39 de Agente de Fiscalização, você acha que poderíamos considerar duas alternativas corretas (D e E)? Caí na pegadinha do serviço de email rsrsrs Estou pensando em entrar com recurso, porque acredito que as duas questões estariam corretas. O que você acha?
    Lucia Diesner em 19/12/17 às 13:38
  • Professor, gostaria de saber onde ficará disponibilizado o teor do recurso da questão 39, se houver possibilidade. Muito obrigada!
    Marcia em 19/12/17 às 13:23
  • Victor bom dia, na prova agente fiscalização na 39 se você clicar na url descrita ou colar a url no google ela vai para a conta de email , no meu caso tenho varias e aparece para escolher qual eu quero. entendo ser passível de recurso pois direciona para conta de email sim . desta forma a correta seria " ao serviço de email, e que o provedor é uma entidade comercial!!!
    José Divino em 19/12/17 às 11:10
  • Professor, acabou de sair o gabarito oficial. A questão 39 da prova de Agente de fiscalização, cuja a resposta proposta por você é a alternativa "(E) ao serviço de e-mail, e que o provedor é uma entidade comercial.", foi apresentada pela banca como sendo a alternativa "D" como correta. Cabe recurso? Qual a linha para argumentação. Obrigado.
    Daniel em 19/12/17 às 10:09
  • Estou analisando!
    Victor Dalton em 19/12/17 às 10:06
  • Professor, A banca considerou a alternativa D da questão 39 como certa (na sua correção foi a E). Cabe recurso? obrigado
    Rafael em 19/12/17 às 08:37
  • É possível sim! Sugiro que você entre criar este arquivo em seu computador. Habilite a visualização das extensões de arquivo, e você vai conseguir retirar a extensão dele.
    Victor Dalton em 19/12/17 às 08:34
  • Entendi o que você disse. Mas não concordo. Bons recursos!
    Victor Dalton em 19/12/17 às 08:33
  • Professor, essa 40 da de Agente de Fiscalização - Administração, não entendo o porquê de ser letra C. Ao meu ver a banca pede "Considerando os sites BRASILEIROS, dentre os URL a seguir" Ou seja, dentre os URLs das alternativas, so deveríamos considerar os brasileiros. Logo, ainda que https://www.banco.gq possa ser falso, ele não é brasileiro, deveria ser desconsiderado! Não poderia ser essa a alternativa. Foi dessa forma que interpretei, e considero ser um argumento válido.
    MR em 18/12/17 às 22:50
  • Obrigado professor! Errei somente a questão 32 por falta de atenção mesmo!
    Oscar em 18/12/17 às 19:27
  • Professor, na questão 32 de Agente, acredito que a resposta certa seja a alternativa A, pois não é possível ter um arquivo sem extensão. Obrigado
    Claudio em 18/12/17 às 19:14
  • Obrigado pela dica Paulo! Errei na hora de passar o gabarito, rs
    Victor Dalton em 18/12/17 às 19:03
  • Obrigado pela dica Thamara! Errei na hora de passar o gabarito, rs
    Victor Dalton em 18/12/17 às 19:03
  • Olá Bruno! Discordo de você e mantenho minha linha de raciocício. Acho que a "sacada" é perceber que um site brasileiro não poderia terminar em .gq
    Victor Dalton em 18/12/17 às 19:02
  • Olá Alex! A pergunta quer saber qual o resultado esperado na célula C6, e é uma função de CONTAGEM (CONT.SE). Temos 5 células menores que 4, e o resultado da contagem é 5.
    Victor Dalton em 18/12/17 às 19:01
  • Também tenho minhas dúvidas! Vamos ver o gabarito e o entendimento da banca a respeito do assunto.
    Victor Dalton em 18/12/17 às 18:58
  • Professor acho que você se confundiu ali, a questão 36 para o cargo de agente de administração solicita o resultado esperado com aquela fórmula e não a quantidade de células que entram na fórmula, assim, o resultado esperado nessa célula seria 4... gabarito letra E.
    ALEX MELO DE OLIVEIRA em 18/12/17 às 18:55
  • 34. No MS-Word 2010, em sua configuração padrão em português, é possível inserir diversos tipos de quebras no texto. Por meio do botão Quebras, da guia Layout da Página, dois tipos de Quebras de Seção existentes são: (A) Próxima Coluna e Página Par. (B) Próxima Coluna e Próxima Tabela. (C) Próxima Página e Contínuo. (D) Próxima Tabela e Página Par. (E) Próxima Página e Próxima Tabela. Comentários: Temos 4 Quebras de Seção: Próxima Página, a mais comum, Contínuo, Página Par e Página Ímpar. Que louco seria se o professor tivesse escolhido justamente este item, dentre tantos, pra colocar no aulão de revisão! :) Brincadeiras à parte, mesmo assim não estava fácil, pois a banca caprichou nas alternativas, de modo que realmente era fácil ficar confuso. Resposta certa, alternativa d). NÃO SERIA RESPOSTA C PROFESSOR?
    Thamara em 18/12/17 às 18:48
  • Professor, na questão 34 (Administração), você dá como gabarito a alternativa D: (D) Próxima Tabela e Página Par. No entanto, como seu próprio texto demonstra, o correto não seria a alternativa C? (C) Próxima Página e Contínuo. Obrigado!
    Paulo Magalhaes em 18/12/17 às 18:41
  • Professor, Na questão 40 eu interpretei que a questão pede para considerar apenas os sites brasileiros. Ou seja, entre os que terminam em .com ou .br qual seria o que poderia ser falso. O gabarito se refere a um site da Guiné Equatorial, logo não está entre os brasileiros. Está errado meu raciocínio? Eu marquei alternativa E por ser brasileiro e pelo fato de ter os parenteses que não são usuais e poderiam sei lá por qual motivo na cabeça do avaliador representar uma falsidade. Abraço! Bruno Silva
    Bruno Silva em 18/12/17 às 18:18
  • Professor, na questão 39 do cargo de Agente de Fiscalização Financeira o acesso não seria à página web? Aquele endereço quando digitado no navegador redireciona para uma página de criação de conta ou login, só entrando no serviço de e-mail quando tem os dados de acesso já gravados.
    Lhcosta em 18/12/17 às 17:00