Artigo

Gabarito Informática STM: comentários às questões CESPE

Olá pessoal!

Venho aqui comentar as questões de Informática do STM, aplicada para os cargos de Analista e de Técnico. Vejamos:

ANALISTA

46 No ambiente Windows 7, um arquivo, ao ser deletado, é enviado para a Lixeira, de onde poderá ser recuperado por meio da opção Restaurar.

Comentários: nas configurações padrão do Windows, é exatamente para isto que serve a Lixeira. Item correto.

47 No processador de textos Word do ambiente Microsoft Office 2010, é possível incluir um índice no documento que estiver sendo editado; para tanto, é necessário selecionar o título ou parte do texto que se deseje incluir como palavra do índice, por meio da opção Marcar Entrada.

Comentários: No Word 2010, no grupo de comandos Índice, é possível criar um índice remissivo para uma palavra, símbolo ou expressão. Para colocar palavras neste índice, é necessário utilizar o procedimento descrito pela questão. Item correto.

48 No Google Chrome, o Menu de Configurações oferece a opção de importar os arquivos de favoritos e configurações, no caso de se aproveitar a lista de sítios favoritos e a lista de senhas de acesso salvas, para uso em outros browsers ou outros dispositivos e computadores.

Comentários: O gabarito oficial da banca trouxe esta questão como CORRETA, mas me permitam discorrer o porquê que entendo que esta questão deve ser anulada. Baseiem-se no que está escrito a seguir e, COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, redijam o recurso. Recursos idênticos não são acatados pela banca.

A questão, entendo, foi mal redigida. Quando a assertiva termina com a expressão “para uso em outros browsers ou outros dispositivos e computadores”, prejudica-se o entendimento objetivo da questão. Quando um usuário IMPORTA arquivos de favoritos e configurações, o objetivo é trazer tais dados de outro navegador para o seu navegador, o seu dispositivo sendo utilizado. Os navegadores web, em especial o Firefox, possuem a funcionalidade EXPORTAR favoritos. Quando se exporta favoritos, aí sim o objetivo é pegar as configurações presentes no navegador atual para utilização em outros navegadores, ou mesmo em outros dispositivos.

“Professor, mas o Google Chrome possui a sincronização. Ao sincronizar, o que você coloca no Chrome do seu computador vai ficar disponível em outros dispositivos”. CONCORDO, mas ficará disponível em outros Browsers CHROME nos quais o usuário estiver também logado (ou seja, temos duas restrições). A questão não é suficientemente clara neste ponto. Ao dizer “para uso em outros browsers ou dispositivos”, o candidato pode interpretar que “outros browsers” referem-se a outros browsers que também estejam instalados na mesma máquina, de outros fabricantes, o que também seria incorreto.

Logo, diante do exposto, pede-se a anulação do item.

 

49 No Painel de Controle do Windows 7, pode-se ter acesso à categoria Rede e Internet, na qual se podem executar atividades como, por exemplo, becape e configurações do firewall do Windows para se restringir acesso a sítios indesejados.

Comentários: As configurações de becape e firewall estão na categoria Sistema e Segurança. Item errado.

 

50 No Windows 7, a opção de segurança Proteção para a Família disponibiliza um pacote de ferramentas contra spyware e virus gratuito chamado Windows Defender.

Comentários: temos vários erros neste item: Um deles é saber que o Windows Defender só protege contra vírus a partir do Windows 8, e a questão trata de Windows 7; a Proteção para a Família diz respeito a controle parental sobre os filhos, e não a proteção contra spyware e outras coisas do gênero. Item errado.

TÉCNICO

Em um documento em edição no processador de textos Word do ambiente Microsoft Office 2010, um duplo clique sobre uma palavra irá selecioná-la, e um clique triplo irá selecionar o parágrafo inteiro.

Comentários: Perfeito. Com um clique simples, o cursor é posicionado sobre a palavra; com dois cliques, a palavra é selecionada; com três, o parágrafo é selecionado. Item correto.

No ambiente Windows 7, os ícones de atalho facilitam o acesso a determinados locais de rede, arquivos ou endereços, os quais são salvos na área de transferência.

Comentários: Atalhos são arquivos especiais que contêm links para outros arquivos, pastas ou endereços. É absurdo falar que eles ficam na área de transferência, que é um espaço temporário em memória para copiar, recortar e colar conteúdo. Item errado.

Os arquivos gerados ou utilizados no Windows 7 possuem um nome (livremente criado pelo usuário ou sugerido automaticamente pelo software em uso), seguido de uma extensão que identifica esse software, por exemplo, .doc para arquivo do Microsoft Word e .xls para Microsoft Excel.

Comentários: Item bem completo e correto. Os nomes de arquivos são apenas para identificação, enquanto a extensão indica o tipo de programa que o manipula. Item correto. P.S. : Alguns alunos marcaram errado porque acham que a palavra LIVREMENTE compromete a questão (afinal, existem limites para a quantidade de caracteres, bem como os caracteres proibidos, o “tridente beijado dos dois lados?”. Enfim, acho que esse não era o objetivo da questão, mas aguardemos o gabarito preliminar da banca.)

O Google Chrome e o Internet Explorer – programas para navegação na Web – possuem opção para se apagar o histórico de navegações, a qual faz com que os sítios visitados sejam bloqueados e não sejam mais visitados pelo usuário.

Comentários: Bloquear páginas só por terem sido apagadas do histórico de navegações? Que absurdo. Item errado.

Considerações finais: Para Analista e Técnico, as provas vieram fáceis (tirando talvez a questão do índice remissivo); creio que os nossos alunos tenham se dado bem na prova. Concorda? Discorda? Sinta-se livre para comentar no artigo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, na questão: Em um documento em edição no processador de textos Word do ambiente Microsoft Office 2010, um duplo clique sobre uma palavra irá selecioná-la, e um clique triplo irá selecionar o parágrafo inteiro - eu marquei errado, pois entendi queo clique triplo seleciona o período e não necessariamente um parágrafo. Testei no LibreOffice (que não é o foco da questão e deu certo). Confirma também para o MS Office?
    RAFAEL Sampaio em 09/08/18 às 23:37
  • Só penso o seguinte, se a analise da questão que se refere ao Windows 7 porque colocaram como certo extensões antigas (xls e doc) sendo que os novos formatos desde 2003 são xlsx e docx?
    Paulo em 13/03/18 às 23:09
  • Os arquivos criados automaticamente para word e excel, na versão em questão não são .doc e .xls (essas extenções precisam ser selecionadas pelo usuário) o padrão atual é .docx e .xlsx pra mim isso torna a questão errada. Só eu tive esse pensamento?
    Daniel em 10/03/18 às 16:02
  • Professor, o seu gabarito extraoficial está diferente da banca na questão 48 sobre o Google Chrome, irá nos auxiliar no recurso?
    Julia em 07/03/18 às 06:52
  • Errei apenas a 1ª questão. Pensei que clique duplo selecionaria a frase.
    Lud Freitas em 06/03/18 às 10:20
  • A questão trata da REGRA, e não de exceções. A REGRA, no Windows, é apagar o arquivo e enviá-lo à Lixeira. Isto é uma questão CESPE. Se ela dissesse que a ÚNICA alternativa era o envio a Lixeira, estaria errada. Mas é apenas a regra comum. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 06/03/18 às 00:57
  • Os arquivos gerados ou utilizados no Windows 7 possuem um nome (livremente criado pelo usuário ou sugerido automaticamente pelo software em uso), seguido de uma extensão que identifica esse software, por exemplo, .doc para arquivo do Microsoft Word e .xls para Microsoft Excel. Professor, eu entendo que essa questão está errada, pois a extensão do arquivo não identifica necessariamente o software em uso, mas somente o tipo de arquivo. Por exemplo, posso abrir um arquivo .doc no Writer.
    Igor Barbosa em 05/03/18 às 21:12
  • Professor, no ambiente Windows 7, se eu deletar um arquivo de um Pendrive, o arquivo irá pra Lixeira?! Logo, questão errada, pois eu já tenho uma exceção ao comando dessa questão. Concorda?!
    Piraneto Luiz em 05/03/18 às 20:02
  • OLÁ, PROFESSOR! MARQUEI ERRADO EM VIRTUDE DA EXTENSÃO DO WORD, QUANTO DO EXCEL, A PARTIR DO ANO DE 2007, TER SIDO ACRESCENTADO O "X", OU SEJA, DOX E XLSX, POSTO QUE O ENUNCIADO DA QUESTÃO MENCIONA O ANO DO OFFICE. Os arquivos gerados ou utilizados no Windows 7 possuem um nome (livremente criado pelo usuário ou sugerido automaticamente pelo software em uso), seguido de uma extensão que identifica esse software, por exemplo, .doc para arquivo do Microsoft Word e .xls para Microsoft Excel.
    leonardo saboia nunes em 05/03/18 às 18:02
  • Os arquivos gerados ou utilizados no Windows 7 possuem um nome (livremente criado pelo usuário ou sugerido automaticamente pelo software em uso), seguido de uma extensão que identifica esse software, por exemplo, .doc para arquivo do Microsoft Word e .xls para Microsoft Excel. Essa questão eu entendi como errada, pois eu vi uma pegadinha no momento em que a banca deu o exemplo do Word e do Excel. No edital, pedia o MSOffice 2010. Por padrão, os arquivos salvos no Word e Excel são .docx e .xlsx. Eu iria marcar certo, mas aí vi esse detalhe e resolvi marcar errado. Abraço.
    Diogo em 05/03/18 às 15:43
  • Realmente no Word 2010 é possível criar um índice para um documento. Esta criação, porém, pode ser realizada com o uso dos estilos ou com a marcação de palavras. Como a questão restringe a criação de um índice a segunda opção, está errada. Segunda este comentário, parece estar errado.
    Fernando Antonio em 05/03/18 às 15:25
  • Muito bom professor!!!! Vi sua revisão de véspera, que foi muito boa!!! Achei que cairiam questões sobre ameaças como Worm, Spyware. Foi muito tranquila a prova de técnico.
    Roniery em 05/03/18 às 14:08
  • Na questão de ANALISTA: 46 No ambiente Windows 7, um arquivo, ao ser deletado, é enviado para a Lixeira, de onde poderá ser recuperado por meio da opção Restaurar. Eu coloquei errado e discordo do Prof. a questão fala em DELETAR um arquivo e não em EXCLUIR, se eu clicar com o botão direito do mouse e excluir,o arquivo vai p/ a lixeira, mas se eu usar SHIFT+DEL eu vou DELETAR o arquivo e ele NÃO VAI P/ A LIXEIRA. Como na questão diz DELETAR, considero errado.
    Daniela kaiser em 05/03/18 às 13:41
  • Olá, bom dia. Excelente correção. Gostaria de saber se vocês não irão comentar a prova de técnico judiciário apoio especializado programação de sistemas? Seria ótimo!
    Julopes em 05/03/18 às 11:04
  • Errei a 47 de Técnico. Fiquei com uma dúvida quanto estar ou não na área de transferência. Que drogaaa!!!!
    Denize em 05/03/18 às 08:50
  • IZI PIZI a de técnico
    Kurosawa 93 em 05/03/18 às 08:46
  • mende a prova pro meu email [email protected]. Será um prazer comentar a prova!
    Victor Dalton em 05/03/18 às 08:44
  • Pois é... o problema dessa questão é o PORTUGUÊS... isso tem cheiro de anulação...
    Victor Dalton em 05/03/18 às 08:42
  • Obrigada, professor! Achei a questão 48 de ajaj muito mal redigida... A parte final "para uso em outros browsers ou outro dispositivos e computadores" se refere ao começo mesmo? Ou é continuação de "de se aproveitar a lista de sítios favoritos"? Se a parte "no caso de se aproveitar a lista de sítios favoritos e a lista de senhas de acesso salvas" fosse retirada, concordo que o gabarito é errado mesmo. Vou perguntar p Décio Terror! rsrs 48 No Google Chrome, o Menu de Configurações oferece a opção de importar os arquivos de favoritos e configurações, no caso de se aproveitar a lista de sítios favoritos e a lista de senhas de acesso salvas, para uso em outros browsers ou outros dispositivos e computadores.
    andressa em 05/03/18 às 08:35
  • Faltaram muitas questões de analista
    Felipe em 05/03/18 às 01:58
  • Gostaria de saber os números das questões da prova de Técnico, pois, não constam os números e não estou com o caderno de questões. Agradeço desde já a atenção.
    Tabata em 04/03/18 às 23:20
  • A questão 46 não fala em "configurações padrão do Windows". Nem sempre os ícones excluídos vão para a Lixeira.
    Fabrício Piva em 04/03/18 às 22:10
  • Acertei todas, exceto a questão sobre o Windows De, pois a mesma não tinha na minha prova de analista administrativo. Engraçado, eram somente 4 questões ( 47 a 50 ).
    Victor em 04/03/18 às 19:37
  • Olá Professor Vitor, você também irá corrigir a prova de Analista de sistema da SANEAGO que aconteceu hoje(04/03)?
    Rogério Figueira em 04/03/18 às 19:26
  • Acertei 4 e deixei uma que tinha dúvida em branco.
    Luiz Mello em 04/03/18 às 17:31
  • Grande, obrigado ! Espero que os outros professores também o façam.
    Fernando. em 04/03/18 às 15:24