Artigo

Gabarito Informática CBM e PM PB: comentários às questões IBFC

Olá amigos!

Venho aqui para corrigir as questões de Informática da Polícia Militar da Paraíba, aplicada também para o Corpo de Bombeiros Militar.

Vejamos:

31) Com base em uma planilha eletrônica abaixo, do pacote da Microsoft Office, assinale a alternativa que apresenta o resultado da fórmula: =A2+C2/B1+A1*C1-B2 

a) 255 b) 50 c) 312 d) -138

Comentários: A questão traz uma fórmula sem o acréscimo de funções. Logo, basta respeitarmos a hierarquia dos operadores matemáticos para acharmos a resposta certa. Vejamos:

=60+40/20+10*30-50 -> fazemos primeiro a multiplicação e a divisão

=60+2+300-50 -> agora podemos somar e subtrair

=62+250

=312.

Resposta certa, alternativa c).

 

32) Quanto aos conceitos básicos de Internet e Intranet, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo):

( ) na Internet é possível a transferência de arquivos entre computadores.

( ) a Intranet é caracterizada por ser uma rede exclusiva e fechada.

a) V – V b) V – F c) F – V d) F – F

Comentários: Ambas as sentenças estão corretas.

Resposta certa, alternativa a).

 

33) São considerados ferramentas e aplicativos de navegação na Internet os programas de computador que recebem o nome em inglês de:

a) site b) cookie c) path d) browser

Comentários: Browser, ou navegador, é o nome das ferramentas voltadas para navegação na web.

Resposta certa, alternativa d).

 

34) Quanto ao aplicativo para edição de textos do pacote da Microsoft Office temos um botão com o símbolo equivalente ao símbolo de pi: “¶”. Esse botão tem a funcionalidade de:

a) desenvolver cálculos relativos a operações trigonométricas

b) apresentar no meio do texto o valor numérico de pi, ou seja: 3,14

c) mostrar ou ocultar marcas de formatação

d) realizar cálculos matemáticos relativos a uma tabela

Comentários: O “pi” é o botão Mostrar\Ocultar marcas de formatação, localizado no Grupo de Comandos Parágrafo, Guia Página Inicial. Este botão mostra/oculta os caracteres não-imprimíveis, como espaços e tabulações.

Resposta certa, alternativa c).

 

35) No pacote da Microsoft Office, o software que permite criar e desenvolver audiovisuais/apresentações, é denominado PowerPoint. Quando se quer que todos os slides contenham as mesmas fontes e imagens (como logotipos), pode-se fazer essas alterações em um só lugar, e elas serão aplicadas a todos os slides. Esse recurso denomina-se tecnicamente como:

a) Slide Padrão c) Transparência Mestre b) Transparência Padrão d) Slide Mestre

Comentários: O Slide Mestre é elemento de formatação do PowerPoint que, quando editado, influencia todos os demais slides da apresentação.

Resposta certa, alternativa d).

 

36) Dos programas de computador abaixo, assinale a alternativa que apresenta efetivamente um aplicativo de correio eletrônico:

a) Paradox b) Mozilla Thunderbird c) Microsoft Access  d) PostScript

Comentários: O Thunderbird, programa da Mozilla, é, provavelmente, o aplicativo de correio eletrônico mais famoso do universo dos concursos, rs.

Resposta certa, alternativa b).

 

37) Se estivermos em uma planilha do MS-Excel, do pacote da Microsoft Office, na célula C3 e, (no teclado) teclarmos duas vezes a seta para a direita e em seguida três vezes com a seta para baixo estaremos na célula:

a) F5 b) 6E c) E6 d) 7D

Comentários: Quando deslocamos duas colunas para a direita e três linhas para baixo, devemos fazer o respectivo ajuste. Da coluna C vamos para a coluna E, e da linha três para a linha 6.

Resposta certa, alternativa c).

 

38) Quanto aos conceitos básicos sobre o editor de textos do pacote da Microsoft Office, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo):

( ) no MS-Word existe a possibilidade de criarmos e editarmos tabelas.

( ) existe o recurso de incluir equações matemáticas no aplicativo MS-Word.

a) V – V b) V – F c) F – V d) F – F

Comentários: Ambas as afirmações estão corretas sobre o Word. Seria estranho se uma ferramenta tão famosa não possuísse tais recursos. Ambos estão na Guia Inserir.

Resposta certa, alternativa a).

 

39) Assinale a alternativa que identifica corretamente os conceitos técnicos básicos e características sobre a Internet e Intranet:

a) a exploração comercial pela Intranet, por meio da indústria, veio anteriormente do que a Internet

b) os protocolos utilizados na Intranet são totalmente distintos quanto aqueles utilizados na Internet

c) para utilizar a intranet é necessário que o usuário seja autorizado, geralmente através de um login e senha

d) a extensão geográfica de uma Intranet é muito maior do que aquela abrangida pela Internet

Comentários: Analisando os itens:

a) a exploração comercial pela Intranet, por meio da indústria, veio anteriormente do que a Internet – a internet nasceu no meio militar (ARPANET), passou a ser comercializada (Internet) e posteriormente passou a ser explorada por organizações de forma fechada, surgindo assim a Intranet. Logo, o item está errado.

b) os protocolos utilizados na Intranet são totalmente distintos quanto aqueles utilizados na Internet – errado, Internet e Intranet são ANÁLOGAS. Item errado.

c) para utilizar a intranet é necessário que o usuário seja autorizado, geralmente através de um login e senha – Correto! A Intranet é utilizada somente por usuários AUTORIZADOS, seja por VPN, ou usuário e senha.

d) a extensão geográfica de uma Intranet é muito maior do que aquela abrangida pela Internet – é o contrário, rs. A Internet é mundial, e a intranet é fechada.

Resposta certa, alternativa c).

 

40) Quanto aos conceitos básicos sobre grupos de discussão, assinale a alternativa que esteja tecnicamente correta:

a) são ferramentas de comunicação exclusivas da Internet, e não de uma Intranet, para serem usadas, tanto para o recebimento como para o envio de mensagens

b) são ferramentas de comunicação assíncronas, ou seja, para o recebimento e envio de mensagens, não é necessário que os participantes estejam conectados ao mesmo tempo

c) são ferramentas de comunicação síncronas, ou seja, para o recebimento e envio de mensagens, é necessário que os participantes estejam conectados ao mesmo tempo

d) são ferramentas de comunicação tanto síncronas como assíncronas, pois para o recebimento e envio de mensagens, os participantes precisam estar conectados em uma Intranet

Comentários: Analisando os itens:

a) são ferramentas de comunicação exclusivas da Internet, e não de uma Intranet, para serem usadas, tanto para o recebimento como para o envio de mensagens – Existem ferramentas de comunicação que são utilizadas somente na intranet. Item errado.

b) são ferramentas de comunicação assíncronas, ou seja, para o recebimento e envio de mensagens, não é necessário que os participantes estejam conectados ao mesmo tempo – Perfeito. Comunicação assíncrona (cuja definição nós estudamos) é aquela na qual as pessoas não precisam estar sincronizadas em uma comunicação (como, por exemplo, em uma ligação telefônica, que é síncrona porque as duas partes estão ao mesmo tempo na linha). Em aplicativos de conversação, como o Whatsapp, você pode enviar a mensagem a qualquer momento e a pessoa lê e responde quando quiser. Isso é ser assíncrono.

c) são ferramentas de comunicação síncronas, ou seja, para o recebimento e envio de mensagens, é necessário que os participantes estejam conectados ao mesmo tempo – Errado, acabamos de explicar no item anterior.

d) são ferramentas de comunicação tanto síncronas como assíncronas, pois para o recebimento e envio de mensagens, os participantes precisam estar conectados em uma Intranet – Intranet? Somente se for comunicação exclusiva da empresa. A regra comum é utilizar a Internet para a comunicação em grupos de discussão.

Resposta certa, alternativa b).

 

Considerações finais: Foi uma prova muito boa, bem balanceada, passando por todos os assunto do edital, que valorizou pra caramba quem estudou para a prova. Não visualizei, até o momento, possibilidade de recursos.

Fico muito feliz, pois muitos alunos me mandaram mensagens dizendo que gabaritaram a prova. E você, como foi? Comente abaixo…

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Acho pouco provável. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 06/05/18 às 18:48
  • Como diria o Terror, provinha de informática foi mamão com mel, rs.
    Gisele em 05/05/18 às 18:13
  • Oi Boa Noite: Será q a banca pode anular alguma ?
    Jairo em 03/05/18 às 21:11
  • Mas justamente por ser qualquer tipo de grupo de discussão que fica mais fácil encontrar as alternativas erradas. São as alternativas restritivas.
    Victor Dalton em 30/04/18 às 23:03
  • Fico feliz em ter ajudado Leonardo! Sigamos em frente!
    Victor Dalton em 30/04/18 às 23:02
  • Acho que a questão 40 cabe recurso, pois não especifica quais grupos de discussão são. A pergunta deveria ser mais clara, e ela está enrolada. Deveria está Clara e coesa.
    Concurseira em 30/04/18 às 16:49
  • Cara material show! Não sabia de nada sobre informatica. Estudei sua matéria nos últimos quinze dias e acertei 7. Muito obrigado! Vcs são f.....
    Leonardo em 30/04/18 às 16:12
  • Cara material show! Não sabia de nada sobre informatica. Estudei sua matéria nos últimos quinze dias e acertei 7. Muito obrigado! Vcs são f.....
    Leonardo em 30/04/18 às 16:11