Artigo

Gabarito Informática PC PI – comentários às questões NUCEPE (Perito)

Olá amigos!

Venho aqui para comentar as questões de informática que caíram para Perito da Polícia Civil do Piauí (exceto Informática).

Vejamos:

11. Sobre noções de hardware, considere as afirmações a seguir.
I. A unidade de medida do processador ou CPU é o Hertz (Hz), atualmente esta unidade de medida pode atingir uma frequência na ordem de bilhões de ciclos por segundo. Por exemplo: Um processador de 2 GHz equivale a 2 bilhões de ciclos por segundo;
II. O teclado é considerado um dispositivo de entrada e possui diversos formatos e layouts. O layout QWERTY é muito popular e o nome faz referência às seis primeiras letras da primeira fileira de letras do teclado alfanumérico;
III. O monitor caracteriza-se por ser o principal dispositivo de saída de um microcomputador. São diversas as tecnologias de monitores como por exemplo: CRT, LCD, OLED. Contudo, um monitor pode ser também um disposto de entrada caso esse seja dotado da tecnologia Touchscreen;
IV. Uma impressora é um periférico de saída, entretanto a impressora conhecida como multifuncional é um dispositivo de entrada e de saída. Isso só é possível em virtude da junção dos periféricos de saída impressora e de entrada scanner, que resulta na chamada impressora multifuncional.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
a) I, II, III e IV.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, III e IV, apenas.

Comentários:  Todas as sentenças estão corretas, chegando a serem didáticas nas explicações dos componentes.

Resposta certa, alternativa a).

 

12. Acerca da manipulação de pastas e arquivos no MS Windows 7, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Tanto o nome de arquivos quanto nomes de pastas só podem conter até 255 caracteres.
b) O nome de um arquivo não pode conter os caracteres: | * / \ : “ < > ?
c) O MS Windows é Case-Sentitive, ou seja, ele faz diferença entre minúsculas e maiúsculas, ao definir o nome de pastas e arquivos.
d) A extensão, geralmente associada a um arquivo, auxilia a identificar o tipo de arquivo e o programa que consegue executá-lo.
e) Não é possível haver dois ou mais arquivos com o mesmo nome, dentro da mesma pasta.

Comentários: A alternativa incorreta é a c), pois o Windows não é Case-Sensitive (coisa que o Linux é). Como consequência, em uma mesma pasta não podem existir Arquivo.docx e arquivo.docx, pois o Windows interpreta que os caminhos para os arquivos são idênticos.

Resposta certa, alternativa c).

P.S. – cheguei a indicar um possível recurso na alternativa a), por entender que o item também estaria errado. Porém realmente existe tal informação na bibliografia da Microsoft (encontrada por um aluno nosso). https://docs.microsoft.com/en-us/windows/desktop/fileio/filesystem-functionality-comparison

 

13. Ainda sobre Windows 7, analise as afirmativas a seguir e depois marque (F) para Falso ou (V) para verdadeiro.
I. ( ) O Windows Defender é um programa antispyware nativo do Windows;
II. ( ) A barra de tarefas do Windows possui uma área de notificação com itens que são ativados automaticamente quando inicializado o sistema operacional;
III. ( ) No Windows, ao clicar com o botão direito sobre a Barra de Tarefas surge um pop-up com série de opções, entre essas opções, há a opção “Gadgets”;
IV. ( ) Os arquivos em Windows recebem um identificador chamado extensão para auxiliar na identificação do tipo de arquivo. Por exemplo, um arquivo do tipo imagem possui extensões do tipo WAV ou MP3.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
a) V – F – F – V;
b) V – V – V – F;
c) F – V – F – V;
d) V – V – F – F;
e) F – F – V – V.

Comentários:  As duas últimas sentenças estão incorretas. A primeira por afirmar que existe a opção Gadgets na barra de tarefas (não existe); a segunda por afirmar que WAV e MP3 são arquivos de imagem, quando na verdade são de áudio.

Resposra certa, alternativa d).

 

14. Os compactadores de arquivos são softwares capazes de efetuar a compressão de arquivos de forma que esses arquivos ocupem menos espaço. As alternativas a seguir são exemplos de softwares compactadores de arquivos, EXCETO:
a) WinRAR;
b) WinZIP;
c) 7-ZIP;
d) Foxit;
e) GZip.

Comentários:  Foxit é leitor de PDFs. Os demais são compactadores de arquivos.

Resposta certa, alternativa d).

 

15. Em relação à ferramenta MS Word 2013, analise as alternativas a seguir e assinale a única alternativa INCORRETA.
a) A guia “Layout da Página” possui um grupo de ferramentas chamado “Configurar Página”, no qual está inserida a ferramenta “Margens”.
b) A faixa de opções é uma barra de comandos que organiza os recursos da ferramenta em uma série de guias na parte superior da janela do aplicativo.
c) A guia “Revisão” agrupa ferramentas como “Novo Comentário” e “Proteger”.
d) A faixa de opções também é conhecida como Ribbon.
e) São guias do MS Word 2013: “Página Inicial”, “Inserir”, “Exibição” e “Painel de Seleção”.

Comentários:  Painel de Seleção é o único elemento que não é guia do Word. Todo o restante da sentença, e as demais assertivas estão corretas.

Resposta certa, alternativa e).

 

16. Ainda sobre o MS Word 2013, analise a imagem a seguir.

O grupo de ferramentas apresentado pertence à guia:
a) Página Inicial;
b) Exibição;
c) Inserir;
d) Design;
e) Layout de página.

Comentários:  Este é um pedaço da famosa Guia Exibição, que permite ajustar o zoom do documento, e exibir itens como a régua, linhas de grade e painel de navegação.

Resposta certa, alternativa b).

 

17. Sobre o MS Excel 2013, analise a imagem a seguir.

Para posicionar a célula ativa C5 para a célula A1 utilizando teclas de atalho deve-se pressionar as teclas:
a) CTRL + Home.
b) ALT + Home
c) ALT + Page Up
d) CTRL + Shift + Home
e) CTRL + Seta para esquerda

Comentários:  Para ir para a primeira célula da planilha, a célula inicial, devemos pressionar CTRL + Home.

Resposta certa, alternativa a).

 

18. Ainda sobre o MS Excel 2013, são quatro os modos de exibição de pastas de trabalho existentes na guia “Exibição”, EXCETO:
a) Layout de impressão..
b) Normal.
c) Visualização da quebra de página.
d) Layout de página.
e) Modos de exibição personalizados.

Comentários:  Layout de impressão é modo de exibição do Word. Os demais realmente são do Excel.

Resposta certa, alternativa a).

 

19. Malwares constituem uma das principais ameaças à segurança da informação. Há diversos tipos de Malwares e entre as categorias existentes o Spyware caracteriza-se por ser um Malware do tipo espião capaz de capturar dados e roubar informações. As alternativas a seguir são tipos de Spywares, EXCETO:
a) Ransowares.
b) Wabbit.
c) Adware.
d) Keylogger.
e) Screenlogger.

Comentários:  Wabbit é um tipo de ataque de negação, e não está relacionado à espionagem. Os demais estão.

Resposta certa, alternativa b).

 

20. O TCP/IP é a junção do protocolo TCP e do protocolo IP, ambos constituem a base do funcionamento da Internet. Considere as afirmativas a seguir sobre os dois protocolos.
I. O protocolo TCP é orientado à conexão e confiável.
II. O protocolo IP oferece um serviço confiável para entrega dos pacotes IP.
III. O protocolo TCP é responsável pelo transporte das mensagens.
IV. O endereço utilizado para entrega dos pacotes IP chama-se endereço IP.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
a) I, II, III e IV.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) III e IV, apenas.

Comentários:  Apenas o item II está errado. Afinal, o conceito de confiável (que está relacionado à confirmação da entrega do pacote ou não) não está na camada de REDE, mas sim na camada de TRANSPORTE. Será o protocolo TCP responsável pela confirmação da entrega do pacote, na camada de transporte. Existe um outro protocolo na camada de transporte, chamado UDP, que não é confiável, ou seja, que não confirma entrega dos dados. Exemplo de aplicativos que usam UDP são aplicativos de voz e vídeo pela internet, como o Skype. Nestas aplicações, você pode ter pacotes IP perdidos, o que você pode observar quando ocorrem cortes no áudio ou na videoconferência.

Resposta certa, alternativa c).

Considerações finais: Foi uma prova bem dosada, que maltratou o candidato despreparado em informática e valorizou aquele que se preparou. A banca foi fiel ao seu estilo, com questões de decoreba em Microsoft Office e questões de múltiplas sentenças em outros assuntos. Quem se preparou adequadamente se deu muito bem, e certamente nossos alunos obtiveram resultados expressivos na matéria.

E você, como foi? Comente abaixo…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Caro Professor, Vitor, e) Não é possível haver dois ou mais arquivos com o mesmo nome, dentro da mesma pasta. Contudo, podemos renomear arquivos de formatos diferentes com o mesmo nome e a questão menciona apenas "arquivos", o que se pode depreender como arquivos de musicas, de texto, etc.
    Ricardo Blud em 10/07/18 às 00:11
  • Fico feliz em ajudar!
    Victor Dalton em 07/07/18 às 12:43
  • Pois é, esta abordagem da banca é inédita em concursos. Mas a partir do momento que um bandido tem o controle do HD do usuário, tendo acesso a todo o seu conteúdo, podemos dizer que ele também espiona esses dados.
    Victor Dalton em 07/07/18 às 12:42
  • Parabéns por vir aqui ajudar os candidatos nos possíveis recursos, coisa que a maioria dos professores não fez. Ótimo exemplo!
    Carlos em 05/07/18 às 12:38
  • Sempre tive dúvidas se Ransowares podem ser considerados Spywares. É correto afirmar isso mesmo?
    Marcos em 04/07/18 às 18:04